A Honda Biz completa 20 anos em 2018 e pode ser considerada um fenômeno no mercado brasileiro. Logo no primeiro ano após sua apresentação ocupou uma das três primeiras posições no ranking de venda de motocicletas para não sair mais dali. Seu desempenho de mercado é tão forte que em várias cidades no Brasil ela é o veículo automotor mais vendido, com mais de 50% dos emplacamentos.
Outros dados que impressionam são os números de venda por região, que mostram que ela é a moto mais “democrática” do Brasil, pois está presente de maneira uniforme em todos os estados e regiões, além de agradar a todos os tipos de consumidores – homens e mulheres, jovens e adultos, ricos e pobres. “A Biz tem mais de 40% de seus compradores do sexo feminino”, conta Hayato Ikejiri, supervisor de planejamento de produto da Honda, para ilustrar a força e a presença da Honda Biz.
Você até pode pensar que estes expressivos resultados acontecem apenas porque ela custa pouco. Em parte você tem razão, mas a moto possui atributos que são apenas dela e que a tornam a preferida de muitos motociclistas, como o exclusivo espaço sob o assento e o escudo frontal, duas características de scooter, e as rodas grandes igual motocicleta. “A Biz é a moto da Honda que tem a maior taxa de fidelização”, informa Marcos Monteiro, gerente de vendas da Honda. “Muitos clientes em todo o Brasil trocam sua Biz usada por outra Biz nova, sem sequer pensar noutra motocicleta”, complementa.
Apesar dos excelentes indicadores da moto, a Honda quer que a Biz voe mais alto e conquiste novos clientes, traga uma parte desse público novo que está comprando scooter para ela. Com o slogan “Nova Honda Biz – Tamo junto”, a campanha mostra os atributos que fazem da moto uma ótima companheira para todos os dias e todas as situações urbanas. “Colocaremos dentro da campanha os próprios consumidores, onde eles poderão fazer uma selfie e se tornar o personagem”, conta o entusiasmado Marcos Monteiro, que fala de metas ousadas para as novas Biz 2018, mas sem citar números. “Queremos ganhar mais espaço no mercado”, simplifica.
Vendas |
C100 Dream |
Biz 100, 110i e 125i |
Total |
1.992 | 1.913 | 1.913 | |
1.993 | 3.039 | 3.039 | |
1.994 | 3.923 | 3.923 | |
1.995 | 8.556 | 8.556 | |
1.996 | 18.951 | 18.951 | |
1.997 | 35.524 | 35.524 | |
1.998 | 5.603 | 50.165 | 55.768 |
1.999 | 72.488 | 72.488 | |
2.000 | 101.082 | 101.082 | |
2.001 | 114.302 | 114.302 | |
2.002 | 126.545 | 126.545 | |
2.003 | 146.305 | 146.305 | |
2.004 | 142.431 | 142.431 | |
2.005 | 147.841 | 147.841 | |
2.006 | 160.007 | 160.007 | |
2.007 | 202.273 | 202.273 | |
2.008 | 196.171 | 196.171 | |
2.009 | 169.755 | 169.755 | |
2.010 | 189.142 | 189.142 | |
2.011 | 222.679 | 222.679 | |
2.012 | 222.557 | 222.557 | |
2.013 | 240.195 | 240.195 | |
2.014 | 224.407 | 224.407 | |
2.015 | 184.154 | 184.154 | |
2.016 | 118.798 | 118.798 | |
2.017 | 101.314 | 101.314 | |
Totais |
77.509 |
3.132.611 |
3.210.120 |
Honda Biz: desenvolvida para o Brasil
Econômica, prática, resistente e de manutenção muito simples, quem usa a Honda Biz ainda tem a facilidade da embreagem semi-automática (centrífuga), que dispensa o acionamento pela manete no guidão que, combinada com o câmbio rotativo de 4 velocidades, permite passar as marchas apenas pisando no pedal e retornar para o neutro sem precisar usar o pé por baixo da alavanca para voltar marchas nem apertar a embreagem com a mão esquerda.
A primeira versão brasileira dessa Cub – C100 Dream – foi produzida e vendida por aqui entre 1992 e 1998. Só que a Honda queria algo mais próximo do scooter, com a praticidade do bom espaço sob o banco, mas sem o “problema” das rodas pequenas. Assim surgiu a ideia de reduzir o tamanho da roda traseira para ganhar espaço sob o banco. Isto feito, nasceu a Biz em 1998, com porta-objeto, jeitão de scooter e estabilidade de moto. “Essa ideia ganhou o nome de Brazil’s Cub, que procurou colocar na C100 Dream coisas que o público queria e que só estavam presentes em scooter, como a proteção para as pernas e o espaço sob o assento”, explicou Ikejiri.
Assim nasceu a Biz, a Cub que o mercado brasileiro queria comprar e que tem esse nome porque era assim que as pessoas da fábrica envolvidas no desenvolvimento dela chamavam o projeto – Biz.As características únicas da Biz foram criadas com base na Honda Super Cub (CUB – Category Uper Basic – categoria básica superior), que é na verdade o veículo automotor mais vendido no mundo e foi criado pela Honda em 1958. Daquela moto a Honda decidiu trazer ao Brasil a C100 Dream, em 1992, mas que não teve grande aceitação pelo público brasileiro, mas mesmo assim, aparecia entre as motos mais vendidas. Até a Yamaha resolveu imitar a Honda com sua C100 Dream e trouxe a Crypton, em 1995, também uma Cub com motor de 105 cc, que fazia muito sucesso na Indonésia, mas que por aqui teve apenas um relativo sucesso para a marca e não chegou a competir com a Dream.
Naquele momento, abril de 1998, ela nasceu com o mesmo conjunto mecânico da Dream, motor de 100 cc, câmbio rotativo de 4 velocidades e embreagem centrífuga semi-automática. Nos 20 anos seguintes a moto evoluiu bastante, ganhou a versão com motor de 125 cc em 2005, a injeção eletrônica em 2007 e a versão bicombustível em 2011. No meio do caminho (2007) surgiu a Honda Pop, um versão despojada da Biz para atender clientes que usam a moto na zona rural e não querem as carenagens plásticas. Em 2012 o motor que era de 100 cc passou a ter 110 cc e vários outros pequenos ajustes foram sendo introduzidos na Honda Biz.
Para as versões 2018 da Honda Biz 110i e 125i, algumas renovações foram introduzidas nos dois modelos. Tanto a Biz 110i como a Biz 125i compartilham mudanças no design da carenagem frontal, com um novo grupo óptico, laterais e rabeta com novo desenho, além, claro, das novas opções de cores de assento e partes internas. O espaço sob o assento recebeu uma pequena ampliação de 10 centímetros na largura e uma reconfiguração interna para poder transportar documentos de tamanho A4 em suas laterais. Outra novidade fica pela alteração no sistema de abertura do banco, agora centralizado na chave de ignição: basta pressionar a chave e girá-la no sentido horário para ter acesso ao compartimento.
A Biz ganhou também um novo gancho retrátil para transporte de bolsas, sacolas ou mochilas na face posterior do escudo frontal, cujo desenho permite travamento que impede que sacolas, mochilas ou bolsas transportadas se soltem em um eventual movimento ocasionado por irregularidade do terreno. Aliado deste aperfeiçoamento está a tomada de força 12 V, cujo posicionamento foi estudado para não interferir na operação de carga e descarga do espaço sob o assento.
Outro item de importância prática é o novo painel. Totalmente em LCD e usando a tecnologia blackout, com fundo escurecido que melhora a visualização das informações, é dotado de uma ECO-LAMP, luz alerta que avisa o condutor quando o estilo de pilotagem é o que melhor contribui para a economia de combustível.
A segurança do CBS – Freio combinado
Os motores das duas versões da Biz foram mantidos. Tratam-se de dois motores de um cilindro arrefecidos a ar e dotados de injeção eletrônica PGM-FI (bicombustível na Biz 125i e gasolina na Biz 110i) empurrados por câmbio semiautomático de 4 velocidades. Na Biz 110i a potência é de 8,3 cv com torque de 0,89 kgf.m enquanto que na Biz 125i a potência é de 9,1 cv com torque de 1,01 kgf.m. Pouca diferença para motos cujo apelo não está na velocidade.
À partir das versões 2018 tanto a Biz 110i quanto a 125i perdem o pedal de partida e ficam apenas com a partida elétrica. Ambas ganharam também o sistema de frenagem CBS – Combined Brake System – no qual o pedal do freio atua em proporções diferentes tanto na roda traseira como também na dianteira, permanecendo a alavanca no punho da direita exclusiva do freio dianteiro. A Biz 110i está equipada com o sistema CBS atuando com sistema de freio tambor-tambor enquanto a mais potente Biz 125i se vale do CBS em configuração de freio disco dianteiro/tambor traseiro.
Disponíveis na rede de concessionárias Honda de todo o Brasil, as novas Honda Biz 2018 são apresentadas nas cores vermelho e branco para a Biz 110i e em versões branco perolizado, preto perolizado, vermelho perolizado e a inédita laranja perolizado para a Biz 125i. Os preços públicos sugeridos são R$ 7.590,00 para a Biz 110i e R$ 9.390,00 para a Biz 125i. Estes valores tomam por base o Estado de São Paulo e não incluem as despesas com frete e seguro. A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem mais sete trocas de óleo gratuitas.
Ficha Técnica |
Honda Biz 110i |
Honda Biz 125i |
Motor | OHC, um cilindro, 4 tempos, arrefecido a ar | |
Capacidade cúbica | 109,1 cc | 124,9 cc |
Sistema de partida | Elétrica | |
Tipo de combustível | Gasolina | Etanol ou gasolina |
Capacidade do tanque de combustível | 5,1 litros (1,4 litro reserva) | 5,1 litros (1,5 litro reserva) |
Alimentação | Injeção eletrônica PGM-FI | |
Torque máximo | 0,89 kgf.m a 5.500 rpm | 1,04 kgf.m a 3.500 rpm |
Potência máxima | 8,3 cv a 7.250 rpm | 9,2 cv a 7.500 rpm |
Transmissão | 4 velocidades | |
Embreagem | Centrífuga, semi-automática | |
Tipo de chassi | Underbone | |
Pneu dianteiro | 60/100-17 | |
Pneu traseiro | 80/100-14 | |
Freio dianteiro | Tambor / 130 mm com CBS | Disco / 220 mm com CBS |
Freio traseiro | Tambor / 110 mm com CBS | |
Comprimento total | 1.894 mm | |
Altura total (com retrovisores) | 1.085 mm | |
Altura do assento | 753 mm | |
Largura | 707 mm | 714 mm |
Distancia mínima do solo | 131 mm | |
Distância entre eixos | 1.264 mm | |
Peso seco | 97 kg | 100 kg |
Suspensão dianteira | Gafo telescópico / 100 mm de curso | |
Suspensão traseira | Braço oscilante com dois amortecedores / 86 mm de curso |