“No passado, nossos pilotos tinham de depender exclusivamente dos espelhos laterais para saber o que vinha atrás,” explica o Dr. Ulrich. “Pior ainda, as vibrações a altas velocidades limitavam muito o campo de visão daqueles espelhos.”
A Audi desenvolveu uma solução, um espelho digital que envia a visão do que está acontecendo lá atrás a uma tela chamada AMOLED, de qualidade infinitamente melhor do que qualquer espelho convencional. Uma câmera levíssima com apenas alguns milímetros de tamanho fica atrás de cada uma das antenas no teto do R18, capturando a ação traseira em filme e transmitindo esta informação a uma tela no cockpit como dados digitalizados. A tela é colocada na parte superior do parabrisa como se fosse um espelho interno.
Dr. Ulrich: “É uma série imensa de benefícios: a operação do espelho é neutra em condições climáticas, há vários modos de operação de dia ou de noite, mesmo quando alguém atrás vem com seus faróis em facho alto. A tela é totalmente programável, mostrando dados como a marcha momentaneamente engrenada, o deslizamento nos pneus, luzes de aviso integradas aos instrumentos etc.”