Lançamentos Por Mário Sérgio Figueredo 12/05/2015 12:16 (há 10 anos).

A Honda tornou público que vai seguir o exemplo da rival Yamaha e também relançar um dos seus ícones do passado, a Honda CRF 1000L África Twin. Nesta terça-feira foram divulgadas as primeiras imagens oficiais e informações técnicas sobre a sua nova moto de aventura, confirmando a ressuscitação o emblemático nome África Twin.

A empresa havia mostrado o conceito da moto no Salão de Milão em novembro do ano passado, mas ofereceu poucos detalhes sobre o novo modelo, ou quando seria lançado. Estas imagens do teaser publicado hoje revelam em detalhes do que será a CRF 1000L África Twin com estilo fortemente inspirado na CRF450 Rally. A previsão é de que deve chegar às concessionárias da europa ainda no final de 2015.

Para ocupar seu lugar no mercado das big trail de aventura, a Honda está ressuscitando a África Twin, só que com 1000cc

A nova moto da Honda vem com rodas raiadas para maior robustez, os pneus convencionais têm desenho agressivo, suficiente para encarar qualquer tipo de piso e os discos de freio tipo ‘pétala’ garantem manter-se limpos de lama.

O conceito da moto apresentado no Salão de Milão, em novembro do ano passado

Acredita-se que muitos fãs irão lamentar a decisão da Honda em substituir o clássico V-Twin por um motor bicilídrico paralalelo mas a Honda alega que o motor paralelo trará mais vantagens para os futuros proprietários, principalmente por ser mais barato de se produzir, barateando o preço da moto ao consumidor final. Outra vantagem apontada pela Honda é que o motor paralelo oferece um vazio útil atrás dos cilindros para se aninhar todos os sistemas eletrônicos e de controle, bem protegidos e que contribuem para a centralização de massa da moto. Em terceiro lugar, de que fica mais fácil para trabalhar no motor quando algo dá errado nas profundezas remotas das aventuras mundiais, em sintonia com a proposta da motocicleta.

Novo motor de cilindros paralelos substitui o tradicional V-Twin – O câmbio é automático de dupla embreagem

A África Twin será a primeira motocicleta off-road equipada com embreagem dupla. Esta nova evolução da Transmissão de Dupla Embreagem (DCT) foi especificamente desenvolvida e programada para fornecer capacidade off-road, permitindo que o piloto se concentre na pilotagem enquanto a caixa de câmbio é acionada eletronicamente para proporcionar a melhor condição de tração à roda traseira. O sistema será selecionável, permitindo ao piloto escolher modos de pilotagem através de botões na manopla ou uma alavanca de câmbio no pé.

Quando será que chega no Brasil?

A Honda XRV 750 África Twin do passado

Lançada em 1989 para concorrer com a Yamaha Superténéré 750, grande sucesso na época. Com uma versão de inferior cilindrada o francês Cyril Neveu venceu o Rally Dakar por dois anos consecutivos (1986 e 1987). Devido ao sucesso da moto na competição off-road, a Honda se motivou a lançá-la em versão civil, o que aconteceu em 1989, sendo produzida até 2003.

África Twin, máquina que encantou uma legião de fãs no passado

Tratava-se de uma grande motocicleta, dotada de um propulsor de dois cilindros (V-Twin) de 742cc, quatro velas, refrigeração líquida, faróis duplos, pára-brisa frontal e alguns dispositivos de segurança próprios para o uso em off-road, que era a sua proposta. Em 1996, a evolução do modelo utilizado no Dakar ganhou uma melhor assento e embreagem, abafador do escapamento maior, algumas modificações na carenagem superior e um amplo bagageiro. A suspensão de longo curso isolava o piloto de superfícies irregulares. Os eficientes freios eram à disco duplo na dianteira e único na traseira.

O painel de instrumentos era constituído de mostradores em LCD de grandes dimensões, computador de bordo montado acima do velocímetro e tacômetro convencional, Para auxílio à navegação, havia uma série de marcadores eletrônicos de tempos e distâncias. Nos dias de hoje ainda há grande a procura pelos poucos exemplares em bom estado no mercado de usados e há boa disponibilidade de peças e acessórios no mercado externo.

Glossário:
Teaser
= recurso de propaganda utilizado para novos produtos, onde se omite a identificação do produto com o objetivo de provocar a curiosidade do público em torno de seu lançamento iminente.

O sonho de uma Verdadeira aventura – Episódio 1 – Anos 80


Episódio 2 – Viva diferente


Episódio 3 – De volta ao Dakar


Episódio 4 – Genteki – Formado por duas palavras japonesas, gen-chi que significa no local, no foco e Teki-Yo, no sentido de adaptar, usar. Esse é o nome dado ao grupo de pilotos de testes da Honda. Genteki provê as respostas do mundo real para os engenheiros da Honda, de fora dos laboratórios de R&D.

Em março desse ano os pilotos e engenheiros se sentam para falar das suas experiências a respeito da nova moto que eles estiveram testando o dia todo.


Mário Sérgio Figueredo
Motociclista apaixonado por motos há 42 anos, começou a escrever sobre motos como hobby em um blog para tentar transmitir à nova geração a experiência acumulada durante esses tantos anos. Sua primeira moto foi a primeira fabricada no Brasil, a Yamaha RD 50.
Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos