A Virago 250 foi uma uma moto custom de baixa cilindrada produzida pela Yamaha. À venda no Brasil de 1995 a 2002, recebeu o apelido de Viraguinho por ser o menor modelo da família que contava ainda com as Virago 535, 750 e 1100. Relembre sua história no nosso review, assim como seu preço e números de potência e consumo.
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XV 250, a ‘nossa’ Virago 250
A XV 250 Virago foi criada no final de 1989 e logo se tornou um sucesso entre as custom, ou cruiser, de até 250 cilindradas. Desta forma, rivalizou com vários modelos e marcas, em especial com a também japonesa Suzuki Intruder 250.
No Brasil as primeiras Virago 250 vieram mediante importação pela própria Yamaha, em 1995. Diante da boa aceitação do públuci já em 1997 a marca decidiu nacionalizar o produto.
Como uma boa custom ela apostava sobretudo no estilo esguio e adotando vários cromados, carregando consigo a fama da família Virago. E fazia jus ao rol, já que, assim como as ‘irmãs’, era movida por um motor V2. O propulsor arrefecido a ar desenvolvia 21,49 cv a 8.000 rpm e 2,1 kgfm de torque a 6.500 rpm.
O conjunto contava com câmbio de 5 marchas e conseguia manter velocidade de cruzeiro na casa dos 110 km/h. Já o consumo girava em torno dos 25 km/litro, número satisfatório para a categoria na época. Assim, a Viraguinho era uma boa companhia para quem queria rodar com estilo na cidade ou em pequenas viagens.
Fim da família Virago
A família Virago deixou o Brasil aos poucos. A 750 saiu em 1997, dois anos antes da 1100. Em 2002 foi a vez das 250 e 535 deixarem a cena. Nesta época a Yamaha já comercializava sua nova geração de motos custom, as XVS, começando pelas 650 e 1100 Drag Star, que chegaram em 1997 e 2000, respectivamente.
A última a chegar por aqui foi a XVS 950 Midnight Star, em 2009. O modelo foi descontinuado no país em 2016, ano em que a Yamaha optou por não oferecer mais produtos no segmento custom, seguindo o mesmo caminho trilhado por outras fabricantes.
Virago 250 à venda – e nova!
Mas atenção, fãs da Virago 250: nem tudo está perdido. Ao menos não para quem pode rodar de moto fora do país. Isto porque a Viraguinho segue em produção até hoje em mercados como os Estados Unidos, onde é vendida com o nome de V-Star.
Na prática, trata-se de uma atualização que manteve praticamente todas as características e componentes da antiga XV. O motor segue o mesmo e, inclusive, ainda é alimentado por carburador. Do mesmo modo, os freios não contam com ABS e o traseiro é a tambor. Nós já falamos da V-Star no Motonline e você pode relembrar o assunto aqui.
Estilo, motor, durabilidade: pontos fortes da Virago
O principal apelo da XV 250 Virago era o seu estilo custom e design bem resolvido. Assim, se diferenciava nas ruas das demais motos de – nem tão – pequena cilindrada. Além disso, era altamente customizável, sendo base para projetos desde os mais simples aos ousados, inspirados nas grandes motos custom importadas.
Também pesava a seu favor o bom custo/benefício. Com fama de valente e durável, o conjunto oferecia confiabilidade aos donos que até hoje não reclamam de quebras consideradas situações não frequentes. Por fim, a boa faixa de consumo da moto satisfazia, podendo alcançar a autonomia de cerca de 25 km/l.
Pontos negativos
Embora belo, o tanque de combustível em formato de gota era pequeno, com apenas 9 litros. No quesito conforto a Virago 250 também perdia pontos, especialmente com o garupa que precisava se acomodar sobre o pequeno banco traseiro. Característica no segmento, a suspensão tinha pouco curso, com 130 mm na dianteira e 105 atrás.
Ok, ela tem fama de durável, mas achar peças de reposição pode não ser tarefa fácil, principalmente as ligadas à estética. Há quem reclame também do desempenho e, convenhamos, o conjunto poderia ter cavalaria um pouco maior e câmbio de seis marchas, o que auxiliaria em viagens.
Afinal, a Virago 250 vale a pena?
Se você procura uma moto custom barata e de bom custo benefício, sim! Entretanto, fique atento ao estado do modelo, afinal uma unidade bem conservada evita dores de cabeça.
Entretanto, os preços de Virago 250 usadas inflacionaram com o tempo, especialmente depois que o mercado parou de fabricar esta e todas as outras custom de 250. Se a moto for customizada ou estiver num estado exemplar, prepare o bolso.
Apesar disto, a FIPE no dá um parâmetro do preço praticado no mercado. Segundo a tabela, o modelo 1995 tem preço médio de R$ 6.723, enquanto uma 2002 sai por aproximadamente R$ 11.021. Lembrando que são preços médios e quem irá definir o valor a ser transferido é apenas o próprio vendedor.
Para saber mais, ver a ficha técnica ou opinar sobre a Yamaha XV 250 Virago, acesse o Guia de Motos!
Ficha técnica Yamaha Virago 250
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Motor | |
Tipo | 4 tempos, 2 cilindro em V |
Cilindrada | 248 cc |
Arrefecimento | Ar |
Combustível | Gasolina |
Potência Máxima: | 21 cv a 8.000 rpm |
Torque Máximo: | 2.1 kgf.m a 6.500 rpm |
Alimentação: | Carburador |
Partida: | Elétrica |
Transmissão: | 5 velocidades |
Suspensão e rodas | |
Suspensão dianteira: | Garfo telescópico / 130 mm |
Suspensão traseira: | Duplo amortecedor / 105 mm |
Chassi: | Aço |
Pneu Dianteiro: | 3,00×18 |
Pneu Traseiro: | 130/90-15 |
Dimensões e capacidades | |
Peso a seco: | 139 kg |
Comprimento: | 2190 mm |
Largura: | 815 mm |
Altura do Banco: | 685 mm |
Distância entre Eixos: | 1490 mm |
Capacidade do tanque: | 9 litros |
Preço (FIPE, janeiro de 2021) | |
1995 | R$ 6.723,00 |
2002 | R$ 11.021,00 |