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A Shadow 600 é uma das mais famosas motos custom ‘brasileiras’. Oferecida por aqui de 1994 a 2005, a VT 600 C fazia parte da família Shadow, composta por motocicletas cruiser fabricadas pela Honda desde 1983. Na gama, não mais disponível no país, há motos com motor V-twin de 45 ou 52 graus, refrigerados a líquido e com cilindradas variando de 125 a 1.100 cm³.

A Shadow 600 é uma das mais famosas motos custom do Brasil

Honda Shadow 600

No exterior a Shadow 600 iniciou sua história em 1988, enquanto veio ao Brasil na primeira metade dos anos 1990, ainda como importação. Mais tarde, em 1997, a VT 600 C foi o primeiro modelo custom da Honda a ser nacionalizado no país, passando a ser montado em Manaus. Apesar disso, o preço final do produto era alto, devido especialmente à cotação do dólar, visto que a motocicleta possuía vários componentes importados.

Vai uma Shadow 600 customizada aí? Aliás, chega a ser difícil encontrar na rua um modelo com todas as características originais

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Motor, potência e consumo

A Shadow era equipada com motor de quatro tempos, dois cilindros em “V” em ângulo de 52º, comando simples no cabeçote e arrefecimento a líquido. O propulsor de 583 cm³ era alimentado por dois carburadores Keihin 34 mm.

Apesar de ter uma ficha técnica modesta, a Shadow 600 pode ser uma boa opção para passeios de final de semana

A receita entregava 39 cv de potência a 6.500 rpm e 5,1 kgfm de torque a 3.500 rpm.  O câmbio era de cinco marchas e a transmissão final por corrente.

Como economia não é uma das principais características do segmento, seu consumo médio era de 18 km/litro. Desta fora, o tanque de apenas 11 litros garantia aproximadamente 200 quilômetros de autonomia.

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Indicadores analógicos, muitos cromados, roda dianteira grande. Shadow 600 mesclava o custom ao chopper

Em 2003 surgiram algumas novidades, como adoção de carburador único e bomba de combustível a vácuo. Dois anos depois ela se despediu do mercado nacional, abrindo espaço para a substituta VT 750 Shadow.

Uma das principais concorrentes da Shadow 600 era a Yamaha Virago 535. Apesar do arrefecimento a ar, a oponente entregava mais potência, 45 cv a 7.500 rpm, mas um pouco menos de torque, 4.56 kgf.m a 5.000 rpm.

Pontos positivos

Como toda boa custom, a Shadow 600 oferecia conforto ao rodar em estradas asfaltadas. O assento largo e macio, assim como as pedaleiras avançadas, contribuíam ao conforto e uma experiência ao melhor ‘estilo custom’ – meio custom, meio chopper, neste caso. Além disso, suas rodas grandes, com 19 polegadas na frente e 15 atrás, ajudavam a superar as pequenas imperfeições do asfalto.

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Assento dianteiro largo, mecânica confiável e estilo estão entre os principais pontos positivos do modelo

A custom também ganhou fama positiva pela robustez do conjunto e pequena necessidade de manutenção. Ainda, é lembrada pela extensa lista de acessórios, muitos oferecidos pela própria Honda, que facilitavam a customização, deixando cada moto com um visual único. Na lista, havia suporte do encosto traseiro, encosto ao garupa, para-brisa, emblemas dourados, protetor de radiador e para-lama cromado, por exemplo.

Pontos negativos 

A Shadow 600 não é um modelo que sofre de problemas crônicos. Seus pontos negativos são pontuais, mas ainda assim desconfortáveis.

Faltava um pouco de fôlego à Shadow 600. Porém, ela pode ser uma boa opção para quem quer customizar uma custom

Por se tratar de uma moto com vocação estradeira o desempenho do motor deixa a desejar, com velocidade final limitada e de cruzeiro na casa dos 120 km/h – mostrando que o seu forte é passear e não viajar. O uso em rodovias também é prejudicado pelo pequeno tanque, que exigirá paradas mais frequentes em postos de gasolina, o consumo relativamente alto e pelo assento do garupa, que poderia ser maior.

Por fim, o modelo merecia mais atualizações ao longo do tempo. Mesmo quando se despediu do mercado nacional, em 2005, ainda era equipado com caburador, freio a tambor na traseira e transmissão final por corrente. A 750 já adotava transmissão por cardã, chave de ignição HISS, freios a disco e, a partir de 2009, injeção eletrônica.

A Shadow 750 (foto) trouxe avanços como o freio traseiro a disco e tanque maior. O motor também ficou bem mais ‘torcudo’, com 6,42 kgfm, a 3.000 rpm – já a potência subiu de 39 cv para 45,8 cv

Honda Shadow 600 vale a pena?

Com o mercado brasileiro das custom minguando, com um número decrescente de marcas e modelos, é natural que os fãs do estilo busquem por motos usadas. E a VT 600 C Shadow pode ser um boa opção, especialmente para quem está iniciando no nicho e tranquilo quanto aos seus pontos negativos.

Preço médio da Shadow 600 varia de R$ 9 mil a R$ 19 mil. Porém, pode variar bastante conforme o estado de conservação e valor dos acessórios

Ela possui mecânica confiável e grande facilidade de customização, o que inclusive dificulta o trabalho de quem está procurando por uma moto original, como se recém tivesse saído da concessionária. Entretanto, para quem quer uma ‘standard’ ou uma totalmente customizada, a procura pode valer a pena.

Portanto, os preços da Shadow 600 podem variar bastante de uma unidade para outra justamente pelo valor agregado aos acessórios e customização, bem como pelo seu estado de conervação. Segundo a FIPE, o modelo 1995 tem preço médio de R$ 9.623. Já o valor médio de um 2005 é de R$ 18.919.

Para saber mais, ver a ficha técnica ou opinar sobre a Honda VT 600 C Shadow, acesse o Guia de Motos!

Ficha Técnica Honda Shadow 600

Motor
Tipo 4 tempos, 2 cilindros
Cilindrada 583 cc
Arrefecimento Líquido
Combustível Gasolina
Potência Máxima: 39 cv a 6.500 rpm
Torque Máximo: 5.1 kgf.m a 3500 rpm
Alimentação: Carburador
Partida: Elétrica
Transmissão: 5 velocidades
Suspensão e rodas
Suspensão dianteira: Garfo telescópico/ curso 146 mm
Suspensão traseira: Monoamortecida/ curso 89 mm
Chassi: Aço
Pneu Dianteiro: 100/90-19
Pneu Traseiro: 170/80-15
Dimensões e capacidades
Peso a seco: 199 kg
Comprimento: 2356 mm
Largura: 850mm
Altura do Banco: 690 mm
Distância entre Eixos: 1605 mm
Capacidade do tanque: 11 litros
Preço (FIPE, fevereiro de 2021)
1995 R$ 9.623,00
2005 R$ 18.919,00

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza