Lançamentos Por Guilherme Augusto 26/04/2022 18:00 (há 2 anos).

O segmento dos scooter está bombando em vários países e regiões do mundo, oferecendo um número cada vez maior de moelos em nichos a cada dia mais específicos. E agora vamos falar dos médios, segmento recheado de boas opções.

Aqui no Brasil ele é liderado pelo Yamaha XMax, um scooter 250 cc com alto nível de acabamento, conforto e muitos itens de série. Se aqui ele encara basicamente os Dafra Citycom e Kymco Downton, no exterior ele tem mais um rival: o Zontes 310M. Conheça este interessante produto, que pode em breve vir ao Brasil.

Scooter da Zontes pode vir ao Brasil em breve. Modelo tem bom pacote eletrônico (com modos de pilotagem, tela TFT e mais) e motor de 32,8 cv de potência… só falta custar pouco

 

Zontes 310M, scooter rival do Yamaha XMax

Vamos começar pelas apresentações. A Zontes é uma marca chinesa que está investindo pesado em sua expansão para outros continentes, como Europa e América do Norte. A empresa também vem apostando na América do Sul e deve vir ao Brasil ainda em 2022 através de uma parceria com a JTZ (que já representa Suzuki, HaoJue e Kymco por aqui), mas que ainda será oficializada em breve.

 

Atualmente a fabricante oferece modelos de 125 a 310 cilindradas, com opções desde scooter até motos de turismo, passando por nakeds e algumas com pegada retrô. O scooter 310M é um de seus principais produtos graças ao generoso pacote eletrônico, desempenho do motor e aposta na relação custo e benefício. Se a Zontes vier de fato, tomara que traga o modelo consigo.

Zontes 310M tem 32,8 cv de potência – 43% acima dos 22,8 cv do XMax vendido no Brasil. Assim, promete diversão e esportividade

 

Scooter potente e tecnológico

Oficialmente, o 310M é sim um 309 cc. É movido por um motor de um cilindro, 4 válvulas e arrefecimento a líquido, que gera 32,8 cv de potência e 3,0 kgf.m de torque máximos. Para comparação, o Xmax entrega ‘apenas’ 22,8 cv – estamos falando de 43% a mais de potência em comparação ao best seller japonês.

Outra vantagem do 310 sobre o XMax está no peso. Afinal, são 12 kg a menos no chinês – 168 kg do 310 contra 180 kg do Yamaha. O câmbio dos dois é automático, claro.

Além de potente, o scooter chinês é bem equipado. Conta com acabamento de alto nível, iluminação em LED, painel TFT, para-brisa com ajustes elétricos, freios ABS nas duas rodas, sensor de pressão de pneus, dois modos de pilotagem, computador de bordo, sistema smartkey, conectividade com smartphone e duas tomadas USB. Um pacote não encontrado em nenhum concorrente direto à venda no Brasil atualmente.

 

XMax ou 310M, qual o melhor scooter?

O novo scooter da Zontes é melhor equipado, com uma série de itens ainda ausentes no XMax – com destaque aos modos de pilotagem e tela colorida TFT. Também é 43% mais potente e alguns quilos mais leve.

O XMax é um best seller no Brasil. Só no ano passado foram mais de 5,3 mil emplacamentos – contra 1 mil do segundo colocado, Dafra Citycom

Mas é verdade que o XMax tem lá seus trunfos, que vão além do fato de ser produzido pela Yamaha – marca tradicional e a primeira fabricante a se instalar no Brasil. Ele tem controle de tração e mais espaço sob o banco, suficiente para dois capacetes e mais alguns objetos. No Zontes, só cabe um capacete.

Novo rival do XMax também promete bom consumo. Segundo a marca, faz cerca de 31 km com um litro de gasolina

E ainda tem o consumo. Neste quesito, os dois estão muito próximos. Enquanto o XMax faz cerca de 29 km com um litro, a Zontes afirma que o 310M consome em média 31 km/litro.

Painel TFT é uma das exclusividades do Zontes no segmento. E é personalizável, inclusive

Veja também:

 

Quanto custa o novo rival do XMax

Se a ideia é oferecer mais por menos, ter um preço competitivo é essencial. E a Zontes parece apostar forte na relação custo e benefício. Por isso, o 310M custa aproximadamente 25% menos que o XMax no exterior.

Na Europa, o Zontes 310M custa cerca de 25% menos que o XMax (que tem 300cc por lá). São cerca de 4.800 eruos (R$ 25,3 mil em conversão direta)

Na Europa, o Zontes sai por 4.800 euros (R$ 25,3 mil em conversão direta), enquanto o Yamaha tem preço sugerido na casa dos 6.300 euros (R$ 33,3 mil). Vale lembrar que lá o Yamaha tem 300cc, enquanto o brasileiro é movido por um motor de 250 cc.

No Brasil, o XMax 2022 tem preço sugerido de R$ 27.990, mas acaba saindo por cerca de R$ 30 mil nas concessionárias de acordo com a Tabela Fipe

Por aqui, o XMax tem preço sugerido de R$ 27.990. Entretanto, segundo a Fipe ele acaba custando R$ 30.400, em média, nas concessionárias do país. O preço do 310M deve vir logo abaixo, mas ainda é cedo para fazer projeções.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza
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