Como Fazer Por Sidney Levy 22/02/2017 12:34 (há 8 anos).

Para muitos motociclistas, poder fazer pequenas manutenções em sua própria moto é algo quase religioso. Não pela economia, tampouco pela incapacidade de encontrar alguém confiável para fazer o serviço, mas simplesmente porque isso dá prazer. Para alguns funciona como terapia ocupacional e é tão importante quanto aquele rolê semanal com a motoca junto com os amigos.

A moto é muito mais que um simples meio de transporte, mas funciona como um complemento da sua personalidade, um estilo de vida que mostra claramente quem é a pessoa. E esta profunda relação entre o motociclista e sua moto funciona mais ou menos como um pai que cuida de um filho, numa relação fraternal de querer realmente cuidar e ter certeza de que está tudo bem com sua moto.

Ambiente adequado para um manutenção básica ou para uma customização completa

Nesse sentido, não são poucas hoje as oficinas – concessionárias de marcas ou não – que deixam acessível (aos olhos) a área onde são feitos os serviços nas motos dos clientes. E muitos ficam ali olhando por horas o que está sendo feito com sua moto, como um jovem pai na sala de espera de uma maternidade que aguarda o nascimento de seu primeiro filho.

Mas nem sempre estes motociclistas que adotam este “culto religioso” na relação com suas motos encontram o espaço adequado para a realização do serviço. Fenômeno tipicamente urbano e recente, muitos vivem em edifícios onde rígidas normas condominiais impedem que qualquer coisa seja feita na garagem dos edifícios, muito menos manutenção na sua motocicleta. E quando é permitido, o local é apertado, escuro e exige do próprio motociclista o uso de ferramentas que muitas vezes ele não possui.


Pensando nessa legião de motociclistas que gostam de fazer ou de acompanhar bem de perto a manutenção na própria moto, surge a Rockers Moto Self Garage, um espaço pronto para motociclistas que adotaram o “faça-você-mesmo” como filosofia quando se trata da manutenção da sua moto, um conceito conhecido por aí como DIY (Do It Yourself). O novo espaço foi inaugurado no dia 16 de fevereiro e o sócio-fundador, Alexandre Zanon, destacou: “Agora você já pode ter uma garagem para chamar de sua”!

O projeto todo foi idealizado por motociclistas para motociclistas e possui espaço estruturado, com estações de trabalho completamente equipadas para todos os serviços numa motocicleta. Não se trata de uma oficina convencional pois não há mecânicos à disposição. “Se o cliente quiser trazer sua moto e seu mecânico para fazer um pequeno reparo, uma manutenção mais elaborada ou mesmo uma customização completa, não há restrição”, explica Zanon.

Casa cheia no dia da inauguração: boa comida, bebida gelada e ótima companhia!

A Rockers possui também um mezanino com um bar e restaurante, além de um espaço também para encontros com outros amigos motociclistas. No planejamento da casa já está também a ideia de oferecer acesso ao conhecimento através de cursos e workshops sobre os mais variados assuntos técnicos relacionados a motocicletas, desde a mecânica básica às técnicas avançadas de customização e manutenção. “A ideia aqui é viver a paixão sobre duas rodas”, resume Zanon, que antecipa sua intenção de formar uma rede para levar este conceito para outros estados, possibilitando aos motociclistas uma rede integrada de atendimento e apoio durante viagens.

Como funciona

A Rockers funciona em um espaço de 840 m² no bairro da Saúde, na zona Sul de São Paulo, Nesta área, 300 m² são dedicados às oficinas. Os clientes podem alugar um dos 12 boxes disponíveis para consertar ou customizar suas motos, além de 3 boxes dedicados para lavagem. Há também um amplo estacionamento para motos. O dono da moto pode contratar a lavagem ou lavar ele mesmo sua moto.

Pagamento pode ser por hora ou em pacotes de horas mensais para usar quando precisar

Os boxes de manutenção são alugados por hora e o custo de locação de cada box com ferramentas e equipamentos é de R$20,00 e R$25,00, ou em pacotes de 10 a 100 horas mensais, com descontos progressivos. Se tiver vaga, é só assinar o termo de responsabilidade e encostar a moto. Mas Zanon recomenda reservar o horário com antecedência. Essas horas podem ser usadas também nos boxes dedicados a lavar motos. Todos os insumos necessários para a lavagem estão incluídos.

O horário de funcionamento da oficina é de quarta a sábado, das 9:00 às 21:00. O bar e a cozinha estão abertos a partir das 14:30 até as 23:00 e aos domingos o funcionamento é das 10:00 às 19:00 para todos os espaços.

Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.
Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos