MotoGP Por motonline 08/04/2013 12:40 (há 12 anos).

Texto de Maicon Ribeiro de Santana

Lorenzo dominou a prova no circuito de Losail

A temporada 2013 da MotoGP começou com a corrida noturna do Catar. O espanhol Jorge Lorenzo largou na pole e mostrou que será o piloto a ser batido. Regular como sempre, liderou de ponta a ponta e não teve sua liderança ameaçada durante toda a prova. A briga ficou no segundo pelotão. Para a alegria dos Rossimaníacos o italiano mostrou ainda ter folêgo para brigar pelo título mundial. Largou em sétimo, conseguiu pular para o quinto lugar na segunda curva, mas tomou um “chega pra lá” de Pedrosa na segunda volta e caiu para o oitavo. Após passar a Ducati de Andrea Dovizioso o Doutor ficou engarrafado atrás do alemão Stefan Bradl. Mesmo sendo mais rápido só conseguiu ultrapassá-lo na oitava volta, conquistando a sexta colocação.

A ultrapassagem era questão de tempo, mas Crutchlow facilitou a vida de Rossi passando reto na curva 1. Vale agradeceu e foi em busca de Pedrosa, que estava lento na pista e cedeu o terceiro lugar. Começava a melhor disputa da prova. O estreante na categoria, Marc Marquez de 20 anos, contra Valentino Rossi, 34 anos e 9 títulos mundias. Apesar desta desigualdade, Marc provou que a Honda não estava errada quando apostou nele. Arrojado e corajoso, freava no último segundo nas curvas e segurou Valentino por 3 voltas. Mesmo após ser ultrapassado ficou na cola do doutor e deu troco na volta seguinte, mas o italiano estava determinado a conquistar o segundo lugar e ultrapassou Marc novamente, desta vez de forma definitiva.

Marquez (#93) mostrou personalidade em sua estréia, terminando a frente de seu companheiro, Dani Pedrosa

Marc Marquez mostrou todo seu potencial e mesmo disputando sua primeira prova na MotoGP ultrapassou seu companheiro de equipe – Dani Pedrosa –  e conseguiu o terceiro degrau do pódio, deixando o inconstante espanhol na quarta posição. O britânico Cal Crutchlow assistiu a disputa entre as duas Honda durante toda a prova até ter a companhia de Rossi. Mas na bandeirada final, o britânico Crutchlow ficou com a quinta posição.

Moto2

Pol Espargaro é candidato ao título na Moto2

O japonês Takaaki Nakagami largou bem e tirou a primeira posição de Pol Espargaro e abriu grande vantagem, mas com o desgaste precoce dos pneus foi ultrapassado pelo britânico Scott Redding. Espargaro fez uma corrida de recuperação e também ultrapassou o japonês, ficando na cola de Redding. E com uma bela ultrapassagem garantiu a vitória.

Moto3, Brasil na pista

Havia grande expectativa para a estréia do brasileiro Eric Granado, mas já na volta de apresentação teve problemas para ligar a moto, mas conseguiu resolver antes da largada. Com 32 motos no grid com rendimentos muito parecidos, a disputa é sempre emocionante do inicio ao fim, com aquela fila de várias motos no mesmo pelotão e virando no mesmo segundo a cada volta.

Eric Granado fez estreia discreta, mas mostrou que pode melhorar muito

Os quatro primeiros, Alex Rins, Luis Salom, Alex Marquez e Maverick Vinãles, alternaram-se na liderança durante toda a prova. O espanhol Luis Salom cruzou a linha em primeiro e o surpreendente Vinãles, que perdeu parte do dedo em um acidente nos treinos em Jerez, terminou em segundo. O companheiro de equipe de Granado, Jonas Folger, terminou em quinto lugar, mostrando que há grande potencial para que o brasileiro cresça na equipe. Eric manteve o 25º lugar e, levando em conta os problemas no final de semana, foi um bom resultado para sua estreia na categoria. Fica a expectativa positiva para sua melhora a partir da 3ª etapa, em Jerez (Espanha), pois Eric conhece bem os circuitos europeus.

Para saber os resultados completos das três categorias, clique aqui. A próxima etapa da MotoGP será em Austin, nos EUA, no dia 21 de Abril.

Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos