Publicidade

Tenho a inten‡Æo de comprar uma Yamaha Royal Star XVZ 1300 e gostaria saber se ‚ uma boa motocicleta?.
Julio C. Van Den Breda – Bauru, S.P

J£lio, claro que a Yamaha Royal Star ‚ uma ¢tima moto, mas se ela ‚ boa para VOCÒ, ‚ outra coisa. Vocˆ precisava nos informar seu bi¢tipo, a experiˆncia e qual moto tinha antes. A Royal ‚ uma custom pesada, por‚m extremamente confort vel, tem a suspensÆo bem macia e o garupa goza de amplo espa‡o. O motor V4 ‚ derivado da famos¡ssima Yamaha V-Max, mas devidamente domesticado.

Pela Am‚rica do Sul.
Ol , pretendo fazer o trajeto SÆo Paulo/Santiago no Chile. J  tenho toda a navega‡Æo pronta. Mas a Argentina ‚ motivo de d£vidas. NÆo tenho o seguro “Carta Verde”, somente a carteira de habilita‡Æo internacional. Gostaria de saber se com a multa (pela ausˆncia de seguro) quitada posso prosseguir viagem, ou os “carabineros” vÆo me fazer voltar? Outra questÆo ‚ se no Chile tamb‚m h  essa regra do seguro Carta Verde.
JoÆo Carlos Roxo Sanches – SÆo Paulo/SP

JoÆo, as not¡cias nÆo sÆo boas. O seguro Carta Verde ‚ uma esp‚cie de Seguro Obrigat¢rio para todos os pa¡ses do Mercosul. Em SÆo Paulo nÆo temos conhecimento de algum despachante que fa‡a este seguro. Tente por meio de autom¢veis-clubes no Rio Grande do Sul, nas cidades fronteiri‡as. Uma dica: os policiais argentinos sÆo extremamente rudes e mau-humorados. Eles exigem at‚ extintor de incˆndio em motos e um misterioso pano preto que ningu‚m sabe explicar para que serve. SÆo violentos e cobram propina por qualquer coisa. J  no Chile ‚ bem mais sossegado. Uma sugestÆo: v  com todos os documentos e munido de muita paciˆncia

Publicidade

Honda NX 350 Sahara
Gostei muito do site de vocˆs porque mesmo um novato nas “duas rodas”, achei extremamente compreens¡veis os artigos e as informa‡äes sobre os lan‡amentos. Bom, a minha questÆo ‚ simples, desejo muito adquirir uma Honda Sahara 350, porque tenho 1,90m de altura e me sinto um tanto estranho numa moto menor e gostaria de obter infoma‡äes e dicas sobre seu custo/benef¡cio, pre‡os, manuten‡Æo. Por favor, eu realmente, tenho tentado conseguir essas informa‡äes e tem sido muito dif¡cil, porque quem entende do assunto por aqui, parece nÆo ter muita paciˆncia para me explicar e se vocˆs nÆo puderem me ajudar, podem ao menos me dar uma resposta.
Alexandro Felipe – Belo Horizonte – MG

 dif¡cil fazer este tipo de an lise de uma moto que j  saiu de linha. Tudo depende do estado de conserva‡Æo que a moto usada apresentar. Pode ter uma boa rela‡Æo custo/benef¡cio, como pode ser um desastre econ“mico. A Sahara tem boa altura e vocˆ vai se sentir menos estranho.  um modelo resistente, confort vel e econ“mico. No entanto o cabe‡ote RFVC do motor e a carbura‡Æo sÆo dois pontos fracos que vÆo exigir revisäes peri¢dicas. Nada que leve algu‚m … ru¡na, mas lembre de fazer regulagens constantes. Se quiser saber mais sobre este modelo, pe‡a uma c¢pia do teste na revista Duas Rodas, o e-mail ‚ [email protected]