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Como algumas motos já estão sendo vendidas no mercado com o sistema de freio combinado, também conhecido pela sigla CBS (Combined Brake System ), recurso patenteada pela Honda, o Cesvi Brasil explica em detalhes o funcionamento desse eficiente sistema de segurança para motocicletas. Que tal a gente conhecer melhor esse recurso?

Cesvi Brasil explica o funcionamento do freio combinado em motos

Cesvi Brasil explica o funcionamento do freio combinado em motos

O sistema de freio combinado é uma maneira simples de distribuir a força de frenagem entre as rodas dianteira e traseira por meio da interligação de frenagem entre as rodas. Nos freios de motocicletas convencionais o manete do lado direito aciona o freio dianteiro, já o pedal de freio ou manete do lado esquerdo aciona o freio traseiro. O CBS é destinado para uma aplicação simultânea dos freios dianteiro e traseiro em uma única operação. E tem alguns critérios específicos de funcionamento.

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CRITÉRIOS

1º critério – a força de frenagem da dianteira deve ser maior quando o acionamento é realizado pelo manete da direita. Quando o acionamento é feito pelo pedal de freio ou manete da esquerda, a força de frenagem deve ser maior na traseira do que na dianteira.

2º critério – o mergulho da dianteira da motocicleta tende a ser maior com o acionamento somente do freio dianteiro. Quando acionado o manete da esquerda ou o pedal, o mergulho tende a ser menor.

3º critério – diminuir a interferência mútua do manete da direita com o pedal de freio ou manete da esquerda no momento de uma operação conjunta.

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TIPOS DE SISTEMAS

Existem três tipos de sistemas de freios combinados e a proposta de todos é a mesma: aumentar o poder de frenagem combinando as várias formas de se acionar os freios.

Single CBS – Algumas scooters pequenas equipadas com sistema de freio a tambor possuem o “Combi Brake”. Esse sistema de freio combinado é desenvolvido para esse tipo específico de motocicleta. Com a aplicação do manete esquerdo, os freios irão trabalhar simultaneamente nas rodas dianteira e traseira por meio de uma equalização. Mesmo com com uma força menor de frenagem aplicada na roda dianteira, sua eficiência de frenagem é comprovada com um mergulho menor da dianteira pelo acionamento do manete esquerdo.

Fluid Type Pressure – Este tipo de sistema de freio combinado foi desenvolvido para scooters grandes, motoclicletas touring médias e constons. A pressão hidráulica gerada pelo acionamento do pedal de freio ou manete esquerdo é transmitida simultaneamente para os freios dianteiro e traseiro. Semelhante ao sistema de freio combinado mecânico, está equipado com uma válvula de retardo (delay valve) para cortar a pressão hidráulica e assegurar que o freio dianteiro não será acionado em caso de baixa pressão de acionamento dos freios. Este sistema de freio combinado possibilita, igualmente ao mecânico, um melhor poder de frenagem quando acionado apenas o pedal ou manete esquerdo.

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Dual CBS – No sistema “Dual CBS”, a pressão hidráulica gerada no manete de freio da direita irá agir sobre os pistões de ambas as extremidades das pinças da direita e esquerda do freio dianteiro. A pressão gerada na pinça esquerda irá alimentar o cilindro mestre secundário. Essa pressão hidráulica gerada no freio dianteiro, alimentando o cilindro mestre secundário, é administrada pela válvula de controle proporcional (PCV), que tem a função de reduzir a pressão, e será enviada ao freio traseiro, executando uma força de frenagem na roda traseira. Quando o pedal de freio traseiro é acionado, a pressão hidráulica atua no êmbolo central dos freios dianteiro e traseiro. A pressão gerada na pinça de freio dianteira esquerda age no cilindro mestre secundário e atua nos êmbolos da extremidade da pinça traseira. Com isso, a força de frenagem será elevada com a atuação dos três êmbolos acionados na traseira.

BENEFÍCIOS DO SISTEMA

Como o sistema proporciona uma distribuição de força de frenagem entre dianteira e traseira de acordo com o seu projeto e modelo de motocicleta aplicado, diante de uma situação de frenagem de modo errado onde o motociclista aciona somente o freio traseiro, este tipo de sistema poderá diminuir a distância total de parada, onde dependendo da situação enfrentada poderá evitar um acidente.

RECOMENDAÇÕES

Apesar do sistema corrigir uma falha relacionada à técnica durante a frenagem, isso não exclui cautela e bom senso na condução. Sempre é recomendável manter distância segura dos veículos à frente e acionar simultaneamente os freios dianteiro e traseiro quando necessário.