Como algumas motos já estão sendo vendidas no mercado com o sistema de freio combinado, também conhecido pela sigla CBS (Combined Brake System ), recurso patenteada pela Honda, o Cesvi Brasil explica em detalhes o funcionamento desse eficiente sistema de segurança para motocicletas. Que tal a gente conhecer melhor esse recurso?
O sistema de freio combinado é uma maneira simples de distribuir a força de frenagem entre as rodas dianteira e traseira por meio da interligação de frenagem entre as rodas. Nos freios de motocicletas convencionais o manete do lado direito aciona o freio dianteiro, já o pedal de freio ou manete do lado esquerdo aciona o freio traseiro. O CBS é destinado para uma aplicação simultânea dos freios dianteiro e traseiro em uma única operação. E tem alguns critérios específicos de funcionamento.
CRITÉRIOS
2º critério – o mergulho da dianteira da motocicleta tende a ser maior com o acionamento somente do freio dianteiro. Quando acionado o manete da esquerda ou o pedal, o mergulho tende a ser menor.
3º critério – diminuir a interferência mútua do manete da direita com o pedal de freio ou manete da esquerda no momento de uma operação conjunta.
TIPOS DE SISTEMAS
Existem três tipos de sistemas de freios combinados e a proposta de todos é a mesma: aumentar o poder de frenagem combinando as várias formas de se acionar os freios.
Single CBS – Algumas scooters pequenas equipadas com sistema de freio a tambor possuem o “Combi Brake”. Esse sistema de freio combinado é desenvolvido para esse tipo específico de motocicleta. Com a aplicação do manete esquerdo, os freios irão trabalhar simultaneamente nas rodas dianteira e traseira por meio de uma equalização. Mesmo com com uma força menor de frenagem aplicada na roda dianteira, sua eficiência de frenagem é comprovada com um mergulho menor da dianteira pelo acionamento do manete esquerdo.
Dual CBS – No sistema “Dual CBS”, a pressão hidráulica gerada no manete de freio da direita irá agir sobre os pistões de ambas as extremidades das pinças da direita e esquerda do freio dianteiro. A pressão gerada na pinça esquerda irá alimentar o cilindro mestre secundário. Essa pressão hidráulica gerada no freio dianteiro, alimentando o cilindro mestre secundário, é administrada pela válvula de controle proporcional (PCV), que tem a função de reduzir a pressão, e será enviada ao freio traseiro, executando uma força de frenagem na roda traseira. Quando o pedal de freio traseiro é acionado, a pressão hidráulica atua no êmbolo central dos freios dianteiro e traseiro. A pressão gerada na pinça de freio dianteira esquerda age no cilindro mestre secundário e atua nos êmbolos da extremidade da pinça traseira. Com isso, a força de frenagem será elevada com a atuação dos três êmbolos acionados na traseira.
BENEFÍCIOS DO SISTEMA
RECOMENDAÇÕES
Apesar do sistema corrigir uma falha relacionada à técnica durante a frenagem, isso não exclui cautela e bom senso na condução. Sempre é recomendável manter distância segura dos veículos à frente e acionar simultaneamente os freios dianteiro e traseiro quando necessário.