Rally dos Sertões Por motonline 22/08/2014 07:49 (há 11 anos).

Com a participação dos melhores pilotos do mundo, começou nesta quinta-feira (21/08), em Goiânia (GO), a programação oficial da 22ª edição do Rally dos Sertões, válido pelo Campeonato Mundial de Rally Cross Country nas categorias motos e quadriciclos. A largada para a primeira etapa será no domingo (24/08), entre a capital de Goiás e Caldas Novas (veja detalhes abaixo).

A competição conta com mais três categorias (carros, caminhões e UTVs – uma espécie de buggy) e terminará dia 30 de agosto, em Belo Horizonte, depois de 2.609 quilômetros no total, sendo 1.573 cronometrados – válidos para a soma dos tempos que determinará os vencedores. Sete cidades de Goiás e Minas Gerais vão receber a caravana da prova, que tem cerca de 200 pilotos participantes. A briga pelo Mundial será de arrepiar nas motos e deve monopolizar as atenções da mídia, já que emissoras de TVs de vários países irão exibir as imagens da competição.

Jean Azevedo foi o brasileiro melhor colocado em 2013 - foto de Fábio Davini

O brasileiro Jean Azevedo, da Equipe Honda Mobil, é forte candidato ao título e o piloto com mais participações no Rally dos Sertões (fará em 2014 a 19ª, sendo 15 de moto e quatro de carro). Paulista de São José dos Campos, ele busca mais uma vitória em duas rodas. “Quero conquistar o hexacampeonato nas motos, um título inédito em 22 anos de história da competição”, diz Jean, que pilotará uma Honda CRF 450X. A Honda terá ainda mais dois pilotos que representarão a equipe de fábrica, os portugueses Paulo Gonçalves, campeão do mundo em 2013, e Helder Rodrigues, 5º colocado no Dakar 2014.

A lista de favoritos nas motos é grande, tanto na classificação geral quanto nas categorias. Além do trio Paulo, Helder e Jean, outros pilotos são candidatos à vitória, como o espanhol Marc Coma, tetracampeão do Dakar; David Casteu (França), Sam Sunderland (Grã-Bretanha), Ruben Faria (Portugal), Jordi Viladoms (Espanha) e os brasileiros Nielsen Bueno e Júlio Zavatti, o “Bissinho”, os irmãos Guto e Ike Klaumann, da Klaumann Team, e Ricardo Martins.

“Vamos assistir a um Sertões bem difícil e extremamente disputado, já que os melhores pilotos do mundo estarão no Brasil. Vamos lutar pelo título na geral e também nas categorias. Estamos bem preparados em busca da vitória e com ótima infraestrutura”, garante o mineiro Dário Júlio, chefe de uma das maiores equipes brasileiras nas motos.

Programação:
21 e 22/08 – Vistorias técnicas e administrativas
23/08 – Prólogo às 10 horas (autódromo)
23/08 – Largada promocional às 19h30 (autódromo)
24/08 – Largada para a primeira etapa entre Goiânia e Caldas Novas
30/08 – Chegada em Belo Horizonte

ETAPA a ETAPA

1ª ETAPA – GOIÂNIA (GO)/CALDAS NOVAS (GO)
24/08 – domingo
Deslocamento Inicial: 40,5 km
Trecho Cronometrado: 155,65 km
Deslocamento Final: 20,06 km
Total: 216,21 km

O primeiro dia de prova terá uma especial com boa quilometragem. Serão duas zonas de radar, sendo que na segunda haverá um abastecimento. Esta etapa é muito importante para os ajustes dos equipamentos e dos conjuntos. O começo será sinuoso, com muitos mata-burros, lombas e depressões. Depois, a prova continua em um trecho de estradas de fazendas mais rápido, com travessias de riachos. Na sequência, os competidores entram em um trecho mais travado, com muitas descidas e subidas. Nos últimos quilômetros, a especial fica mais tranquila, com estradas de média e algumas trilhas em fazendas, seguindo assim até o final.

2ª ETAPA – CALDAS NOVAS (GO)/CATALÃO (GO)
25/08 – segunda-feira
Deslocamento Inicial: 39,54 km
Trecho Cronometrado: 202,23 km
Deslocamento Final: 18,59 km
Total: 260,36 km

Agora o rali começa para valer. Após um deslocamento rápido, o início da especial tem estradas mais travadas de fazendas e trechos de velocidade média, variando com algumas trilhas de belo visual. A prova segue em uma região de canaviais e plantações de eucaliptos, onde a velocidade aumenta muito. Após uma zona de radar (travessia de cidade e abastecimento), a etapa permanece travada em estradas menores, com muita navegação até o final.

3ª ETAPA – CATALÃO (GO)/PARACATU (MG)
26/08 – terça-feira
Deslocamento Inicial: 22,20 km
Trecho Cronometrado: 209,86 km
Deslocamento Final: 128,39 km
Total: 360,45 km

Após um pequeno deslocamento inicial, a especial começa com piso bom e com velocidades variadas de média e alta, alternando trechos de piçarra com estradas de cascalhos. É uma especial dura e técnica. Serão três zonas de radar nesta etapa. A especial fica travada e sinuosa com estradas de fazenda e trilhas. O último terço da especial será em uma plantação de eucaliptos com muitas curvas e que exigirá muita navegação. O deslocamento final terá 80 km de terra em estrada boa.

4ª ETAPA – PARACATU (MG)/SÃO FRANCISCO (MG)
27/08 – quarta-feira
Deslocamento Inicial: 135,24 km
Trecho Cronometrado: 363,85 km
Deslocamento Final: 86,21 km
Total: 585,30 km

Depois de um deslocamento inicial com 80 quilômetros de terra, a especial começa com estradas menores com muitas depressões, pedras e fazendas. Os competidores terão pela frente trechos de areia que lembram muito a região do Jalapão. O trajeto passará pela “Vereda da égua”, que inspirou Guimarães Rosa na obra Grandes Sertões Veredas. A prova segue por estradas mais rápidas, alternando piso duro, cascalho e areia. A etapa contará com três travessias de rios e dois pontos de abastecimento. No último trecho, a prova fica mais rápida e sinuosa, seguindo assim até o fim da especial. O deslocamento promete ser tranquilo até a travessia da balsa em São Francisco.

5ª ETAPA – SÃO FRANCISCO (MG)/DIAMANTINA (MG)
28/08 – quinta-feira – MARATONA
Deslocamento Inicial: 223,57 km
Trecho Cronometrado: 335,98 km
Deslocamento Final: 85,89 km
Total: 645,44 km

Esta é a maior etapa de 2014. O deslocamento inicial será longo e por asfalto, com um pequeno desvio de 15 km por terra, bem sinuoso e estreito. A etapa “Maratona” começa no início da especial. Logo após a largada haverá um trial de aproximadamente 5 km em uma serra com muitas erosões e pedras. Em seguida, a prova fica rápida com muito cascalho. Depois, passa por um longo trecho de reflorestamento bem sinuoso e com muita navegação. Logo após o abastecimento, o ritmo diminui com muitas trilhas que lembram a região da Canastra. O trajeto fica travado até a travessia do Rio Jequitinhonha. Deste trecho até o final, muitos mata-burros, lombas e estradas de fazenda. O deslocamento final será em zona de velocidade controlada (radar) até o parque fechado em Diamantina.

6ª ETAPA – DIAMANTINA (MG)/DIAMANTINA (MG)
29/08 – sexta-feira
Deslocamento Inicial: 0 km
Trecho Cronometrado: 178,87 km
Deslocamento Final: 25,42 km
Total: 204,29 km

Como os competidores dentro da “Maratona”, a especial começa na saída do parque fechado. Os participantes passarão por uma zona de radar inicial de 19 km. É sem dúvida uma das mais belas e completas especiais. Terá passagem por trechos estreitos de uma antiga ferrovia com muitas pedras, erosões e muita navegação. A prova fica mais rápida com estradas de média velocidade. A etapa terá duas zonas de radar. Na sequência, o trecho segue bem travado, com subidas de serra, com muitas curvas, erosões, pedras, travessia de rios e um visual fantástico. O último quarto da prova é mais rápido em estradas de piçarra e cascalho predominando estes pisos até o final da especial.

7ª ETAPA – DIAMANTINA (MG)/BELO HORIZONTE (MG)
30/08 – sábado
Deslocamento Inicial: 54,38 km
Trecho Cronometrado: 125,88 km
Deslocamento Final: 151,96 km
Total: 336,96 km

A última etapa começa com um deslocamento inicial de 54 km por estrada de terra. A especial será rápida, com piso de cascalho e travessia de rio. Depois, segue por estradas de piçarra com muitas lombas e mata-burros. A prova segue por um trecho de trial, subindo e descendo uma serra. A última parte é mais rápida, porém muito sinuosa. O deslocamento final será por asfalto até a chegada em Belo Horizonte, na Praça Geralda Damata Pimentel, na Lagoa da Pampulha, próximo à Igreja de São Francisco de Assis.

A quarta e a quinta etapas devem ser decisivas para o Sertões 2014. Na quarta-feira, entre Paracatu e São Francisco, em Minas Gerais, os competidores vão enfrentar o trecho cronometrado mais longo da competição, com 363,85 quilômetros. E para complicar ainda mais a vida dos pilotos e equipes, no dia seguinte, entre São Francisco e Diamantina, o dia será “Maratona”, ou seja, os pilotos não poderão contar com equipes de apoio e assistência mecânica. Quem superar bem esses dois dias terá grandes chances de vitória.

Roteiro do Rally dos Sertões 2014

ENTENDA O RALLY DOS SERTÕES

O que é: competição disputada em estradas de terra, com muita pedra, poeira, travessia de rios, serras, areia fofa, dunas e trilhas onde os competidores não conhecem o roteiro antecipadamente e usam a “planilha”, uma espécie de mapa que indica o caminho. Eles só recebem a planilha na véspera de cada largada. A categoria moto é a mais difícil e atraente de um rali, já que piloto de moto também precisa navegar (seguir a planilha); Já carros, caminhões e UTV’s têm piloto e navegador. Ou seja, um dirige e outro vai “indicando o caminho”.

Como é: a organização bloqueia as estradas e o caminho fica “livre” para os competidores. Mas às vezes aparecem pela frente algumas carroças, animais, caminhões de leite e etc.

A largada: ao contrário de outras corridas, onde todos largam juntos do grid, como no Superbike e Fórmula 1, no rali é diferente. Os pilotos largam um a um, com intervalos que podem variar entre 2 minutos e 30 segundos. Algumas provas, em busca de inovação, como o Dakar, já fizeram largadas com todos juntos em pleno Saara ou de dois em dois e etc.

O que é trecho especial: o trecho chamado de “especial” é aquele onde os competidores realmente podem acelerar à vontade e correm contra o relógio – cronometrado. A soma do tempo de cada dia determinará os campeões.

O que é deslocamento: existe o deslocamento “inicial” e o “final”. O inicial é o trecho entre a cidade dormitório até o ponto da largada em uma estrada de terra. Às vezes esse deslocamento pode chegar a 100, 200 e 300 quilômetros de distância. Às vezes não há deslocamento, já que a largada pode ser na própria cidade. A chegada idem. Exemplo de deslocamento e especial: imagine uma etapa entre São Paulo e Rio de Janeiro. Os competidores saem da Avenida Paulista e vão até São José dos Campos pela Dutra. Devem obedecer as leis de trânsito e etc. Esse é o deslocamento inicial. A etapa especial começa em São José dos Campos, por estradas de terra (trecho cronometrado). Depois há um deslocamento final até a praia de Copacabana.

O que é etapa Maratona: criada para dar mais “emoção” à competição, a etapa Maratona proíbe que mecânicos e equipes de apoio façam a manutenção dos veículos no final do dia – tarefa reservada aos próprios pilotos e navegadores. Essa etapa é a mais emocionante porque os participantes precisam saber poupar os veículos, peças, etc, já que não contarão com a ajuda dos mecânicos e grandes peças de reposição.

O rali é em um circuito fechado, como um autódromo?: o rali, na maioria das vezes, é feito em linha entre uma cidade e outra. Os pilotos param e dormem cada dia em um ponto. Mas algumas provas têm o formato de laço, com largada e chegada na mesma cidade. Essa é uma das alternativas para diminuição de custos para organização e competidores, já que não são feitos deslocamentos de toda a infraestrutura.

Como é definido o campeão: o rali tem a Geral, entre todos os competidores, e várias categorias, dependendo da preparação dos carros, motos, caminhões, quadriciclos e UTVs. O campeão do rali é determinado pela soma dos tempos das etapas especiais. Quem fez todo o rali em menor tempo é o campeão.

RALLY DOS SERTÕES EM NÚMEROS
► A prova terá 2.608,98 quilômetros de percurso total
► 1.572,32 quilômetros de especiais (trechos cronometrados)
► Sete etapas e sete cidades:
– Goiânia, Caldas Novas e Catalão, em Goiás, e
– Paracatu, São Francisco, Diamantina e Belo Horizonte, em Minas Gerais
► 126 equipes (motos, quadris, UTVs, carros e caminhões)
► 198 competidores: 39 nas motos, 17 nos quadris, 42 nos UTVs, 86 nos carros e 14 nos caminhões
► Pilotos de dez países: Brasil, África do Sul, Argentina, Chile, Espanha, França, Polônia, Portugal, Reino Unido e Uruguai

Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos