Os principais eventos do mundo tem lidado de formas diferentes com a pandemia e seus desdobramentos, inclusive no universo das motos. Enquanto uns são cancelados, outros se adaptam e, neste sentido, há novidades em um dos mais tradicionais encontros da América Latina.
Veja também:
- Saiba quais montadoras estarão no Salão Duas Rodas 2021
- BMW decide não participar mais dos grandes salões de motos
- Veja o que rolou na última edição do Salão Duas Rodas, em 2019
Salão de motos virtual
A Feria de Las 2 Ruedas é o grande salão de motos da Colômbia, segundo maior mercado de motos do continente – atrás apenas do Brasil. Desta vez, a ação será virtual, mantendo o mesmo formato de 2020, quando a Covid-19 inviabilizou a execução de um encontro presencial.
O evento ocorre de 12 a 18 de julho, reunindo empresas de diferentes setores. Entre as montadoras confirmadas estão Honda, Yamaha, Suzuki, Harley-Davidson, Royal Enfield e BMW Motorrad. Ao invés de stands e experiências ‘ao vivo’, que vão de pequenos testes a shows, as expositoras mostram ao público apenas apresentações audiovisuais.
Outros eventos, outros formatos
Inseridos em realidades locais distintas e influenciados por uma série de fatores externos, os principais eventos do setor têm tomado caminhos distintos em 2021. Enquanto o encontro colombiano será virtual, o italiano EICMA – maior salão de motos do mundo – segue confirmadíssimo em seu formato tradicional.
A atividade de Milão está prevista para reunir centenas de expositores e milhares de visitantes de 23 a 28 de novembro. Assim, já tem a presença confirmada de grandes marcas, como Honda e Royal Enfield. A japonesa, inclusive, foi a primeira a assegurar sua participação.
O mesmo caminho está sendo trilhado pelo Salão Duas Rodas, principal ação do segmento na América Latina. Apesar de ainda não ter o carimbo das maiores montadoras do país – em volume de vendas, claro -, ele segue confirmado para levar apaixonados pelo motociclismo ao São Paulo Expo entre 16 a 21 de novembro. Até aqui, Kawasaki e Harley-Davidson já disseram que estarão entre as expositoras.
Sobre a Feria e o mercado vizinho
A F2R é realizada anualmente desde 2007, sempre próximo do final do primeiro semestre. Segundo sua organização, reúne mais de 400 expositores e cerca de 70 mil visitantes em sete pavilhões no Plaza Mayor Exposiciones y Convenciones, em Medelín.
Sua próxima edição ‘física’ está prevista para maio de 2022. Além da apresentação de marcas e produtos, a iniciativa oferece atividades interativas, como eventos esportivos, artísticos e test-rides. É organizada pela empresa Prisma Gestión Empresarial.
Os números do ‘nosso’ Salão Duas Rodas, realizado a cada dois anos em São Paulo, são ainda mais expressivos. O público, por exemplo, chega a superar os 300 mil visitantes em uma única edição. O mercado brasileiro é igualmente maior.
Segundo a Abraciclo, em meados de 2015 a Colômbia produzia cerca de 620 mil motocicletas por ano, enquanto o Brasil registrava algo na casa dos 1,3 milhão. No ano passado, 1.107.758 motos tomaram forma no nosso país. Historicamente, os vizinhos também são nosso terceiro maior importador de motos, atrás apenas da Argentina e Estados Unidos.