Publicidade

Os principais eventos do mundo tem lidado de formas diferentes com a pandemia e seus desdobramentos, inclusive no universo das motos. Enquanto uns são cancelados, outros se adaptam e, neste sentido, há novidades em um dos mais tradicionais encontros da América Latina.

Veja também:

Salão de motos virtual

A Feria de Las 2 Ruedas é o grande salão de motos da Colômbia, segundo maior mercado de motos do continente – atrás apenas do Brasil. Desta vez, a ação será virtual, mantendo o mesmo formato de 2020, quando a Covid-19 inviabilizou a execução de um encontro presencial.

Entre os maiores eventos da América Latina, Feria 2 Ruedas será virtual pela segunda vez consecutiva

Publicidade

O evento ocorre de 12 a 18 de julho, reunindo empresas de diferentes setores. Entre as montadoras confirmadas estão Honda, Yamaha, Suzuki, Harley-Davidson, Royal Enfield e BMW Motorrad. Ao invés de stands e experiências ‘ao vivo’, que vão de pequenos testes a shows, as expositoras mostram ao público apenas apresentações audiovisuais.

Outros eventos, outros formatos

Inseridos em realidades locais distintas e influenciados por uma série de fatores externos, os principais eventos do setor têm tomado caminhos distintos em 2021. Enquanto o encontro colombiano será virtual, o italiano EICMA – maior salão de motos do mundo – segue confirmadíssimo em seu formato tradicional.

O EICMA, aqui representado por uma foto de 2019, é o maior salão do mundo. A próxima edição acontece em seis meses, de forma presencial

A atividade de Milão está prevista para reunir centenas de expositores e milhares de visitantes de 23 a 28 de novembro. Assim, já tem a presença confirmada de grandes marcas, como Honda e Royal Enfield. A japonesa, inclusive, foi a primeira a assegurar sua participação.

Publicidade

O mesmo caminho está sendo trilhado pelo Salão Duas Rodas, principal ação do segmento na América Latina. Apesar de ainda não ter o carimbo das maiores montadoras do país – em volume de vendas, claro -, ele segue confirmado para levar apaixonados pelo motociclismo ao São Paulo Expo entre 16 a 21 de novembro. Até aqui, Kawasaki e Harley-Davidson já disseram que estarão entre as expositoras.

O Salão Duas Rodas 2021 também segue confirmado. Até aqui, Kawasaki e Harley-Davidson são as montadoras que já garantiram presença

Sobre a Feria e o mercado vizinho

A F2R é realizada anualmente desde 2007, sempre próximo do final do primeiro semestre. Segundo sua organização, reúne mais de 400 expositores e cerca de 70 mil visitantes em sete pavilhões no Plaza Mayor Exposiciones y Convenciones, em Medelín.

Salão de motos colombiano acontece desde 2007, representando as necessidades e interesses do segundo maior mercado do continente

Publicidade

Sua próxima edição ‘física’ está prevista para maio de 2022. Além da apresentação de marcas e produtos, a iniciativa oferece atividades interativas, como eventos esportivos, artísticos e test-rides. É organizada pela empresa Prisma Gestión Empresarial.

Os números do ‘nosso’ Salão Duas Rodas, realizado a cada dois anos em São Paulo, são ainda mais expressivos. O público, por exemplo, chega a superar os 300 mil visitantes em uma única edição. O mercado brasileiro é igualmente maior.

Assim como o Salão Duas Rodas, o evento do país vizinho também investe em experiências. Corridas, shows e test-rides também compõem a programação

Segundo a Abraciclo, em meados de 2015 a Colômbia produzia cerca de 620 mil motocicletas por ano, enquanto o Brasil registrava algo na casa dos 1,3 milhão. No ano passado, 1.107.758 motos tomaram forma no nosso país. Historicamente, os vizinhos também são nosso terceiro maior importador de motos, atrás apenas da Argentina e Estados Unidos.

Outros mercados, outras realidades. Por lá há modelos que ainda gostaríamos de ter por aqui, como a KTM 790 Adventure

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza