Cartas Por motonline 12/12/2007 12:33 (há 18 anos).

Foto: SalÆo da confusÆo

Mesmo ja tendo acabado o salÆo ha muito tempo, quero deixar registrado o que penso sobre o apagÆo no 1§ dia (ter‡a). e que parece ocorreu tb na ter‡a-feira: e quem nÆo tinha como provar que esteve no salÆo, pois nÆo usou o estac pago e os ingressos nÆo possuiam canhotos? o pessoal da organiza‡Æo sumiu sim, pois eu e minha namorada rodamos meio evento, ninguem tinha informa‡Æo, nem sabiam onde estava o responsavel e nos mandavam para pelo menos 3 locais diferentes, alem da demora pra tomarem alguma solu‡Æo, fora a falta de educa‡Æo e prepara‡Æo dos funcionarios do salÆo. Por que os organizadores nÆo tomaram a decisÆo bem antes de anoitecer, que foi qdo tornou-se impossivel ficar la dentro pois era um breu so Houve tumulto na bilheteria da saida principal, por pouco nÆo quebraram tudo, nÆo queriam devolver a grana, foi necessario a policia intervir pra que os ingressos ou dinheiro fossem devolvidos (isso so porq uma das pessoas que reclavam, tinha contato direto com eles) e de novo a organiza‡Æo nÆo teve organiza‡Æo para colocar as pessoas que ja tinham recebido o ingresso para o lado de fora do evento. E baita sacanagem nÆo informarem para todos na entrada que existia estacionmaneto gratuito de moto la nos fundos, e mesmo assim, se no site informaram que era de gra‡a, por que tiveram a cara de pau de cobrarem em outro local? e por q os geradores nÆo deram conta da queda de energia?
Eduardo – sÆo paulo – sp

R: Realmente ‚ um assunto j  meio caduco!

Gravidade
Caro Tite, Sobre a questÆo do centro de gravidade, vocˆ est  certo. Piloto em p‚ eleva seu centro de gravidade, mas abaixa o centro de gravidade do conjunto moto-piloto, que ‚ o que interessa.
Sergio – Engenheiro Mecƒnico – Itaborai – RJ
Tite, sobre a eterna discussÆo sobre o centro de gravidade, eu como graduado em f¡sica tenho o seguinte a dizer: Vocˆ est  CERTO! A massa (moto + piloto) pode ser distribu¡da de forma diferente, quando o piloto fica em p‚ na moto apoiado no pedal ele abaixa o centro de gravidade da moto, como vocˆ comentou. Agora s¢ nÆo me pergunte sobre o contra-ester‡o, isso ‚ no m¡nimo tema de disserta‡Æo de mestrado.
Walter – Florian¢polis, SC
Esses caras que estÆo discutindo a questÆo do centro de gravidade s¢ pilotam motos em tapetes e mesas de bilhar! Qualquer motociclista inexperiente e que s¢ tenha andando de motoneta, sabe que quando vc passa em uma daquelas valetas, se vc levanta igual um piloto de motocross, a moto passa “tranquila”, pq o peso est  nas pedaleiras! NÆo precisa de nenhum professor de f¡sica pra entender isso, qualquer moleque sabe!
Raphael – Uberlƒndia – MG

R: Depois de uma polˆmica gerada por causa dessa questÆo, com engenheiros, f¡sicos e jornalistas dando diferentes f¢rmulas e explica‡äes, vou encerrar esse assunto da seguinte forma: quem nÆo acreditar na teoria da distribui‡Æo de massa nas pedaleiras pode continuar pilotando sentado no banco e se feliz assim. Quem preferir pilotar de forma correta, sem ligar para explica‡äes t‚cnicas ap¢ie o peso do corpo na pedaleira e ter  garantia de muito maior estabilidade. E assunto encerrado. Quem quiser continuar a discussÆo use o t¢pico criado no f¢rum Motonline.

Economia
Tite, tenho uma experiˆncia para relatar para nosso amigo Cleber de Praia Grande/SP. Aquele que queria colocar inje‡Æo eletr“nica na CB 450 DX. Tenho uma CB 450 TR, ano 87 e s¢ uso para viagens, com garupa e mochila, andando a uma m‚dia de 110 km/h a moto tem feito entre 21 e 22 km/l. Por‚m, procuro manter a manuten‡Æo da mesma sempre em ordem. Carburadores sempre limpos e equalizados, gasolina sempre de boa procedˆncia, pneus calibrados, corrente lubrificada e tudo mais.
Vitor – Araraquara – SP

Rela‡Æo
tite seguinte minha cb 500 esta c/37.000km.e o antigo dono andou uns tempos com o rolamento da roda tras.quebrado e a coroa deu uma empenada/oval e quando se esta andando ela faz um estralo na coroa tipo tec tec tec principalmente na arrancada duvida posso trocar so a coroa sendo que corrente e pinhao estao bons e e verdade que 500 so gasta pinhao o resto dura 50.000km obrigado tudo de bom
evandro – catanduva-sp

R: Pode trocar a rela‡Æo j ! Completa!

Espanado
eu estava regulando as valvulas da minha moto (cg 150 ks) e eu consegui espanar o parafuso que vai ali na tampa das valvulas, o que eu posso fazer para reparar isso
marcelo – tatui sp

R: Xih, precisa levar a um mecƒnico de verdade, fazer um novo prisioneiro e parar de se meter a mexer nessas coisas.

Fazer
Ol  Tite, faz um tempo q nÆo escrevo embora acompanhe o site impreterivelmete. Gostaria de saber sobre os teste que vcs estavam fazendo na Fazer250, com quantos Km ela ja esta e qual a opiniÆo sobre a m quina, afinal tenho uma e j  esta chegando nos 40mil km. NÆo querendo ser inoportuno, estou curioso para ler os testes da Fym 125-20 Sachs e da nova Gs 500.
Luiz – Jarinu, SP

R: Essa moto ‚ da revista DUAS RODAS, nÆo sei como ela est !

Mexƒnico
Tite, Seguinte, fiz a revisÆo de minha hornet e coloquei um escap esportivo da marca x. Com isso, o mecanico da honda deu uma acertada na mistura da carbura‡Æo pra moto ficar com um desempenho um pouco melhor. At‚ a¡, tudo bem. EntÆo, ele me disse: “A partir de agora, voce deve usar 1 ou 2 litros de gasolina de aviÆo (azul) a cada tanque cheio, para obter m ximo desempenho da moto (pois ter  octanagem maior). Depois disso, fiquei pensando, deve ser conversa de mexƒnico, pois ‚ perigoso at‚ furar pistÆo da moto. O que vc diz a respeito disso??
F bio – Ourinhos/SP

R: manda prender esse desgra‡ado, louco varrido, porque gasolina de aviÆo tem chumbo tetraetila e nÆo pode ser usada em ve¡culos de uso terrestre!

Elogio
Tite, Alguns servi‡os e textos dispon¡veis na Internet provam que mesmo num meio com tanto lixo, inutilidades, crimes de toda ordem, ganƒncia e explora‡Æo; podemos achar informa‡Æo de qualidade, humor saud vel e at‚ arte. SÆo pessoas como vocˆs do Motonline que mostram que o problema nÆo ‚ o meio em si, mas seu uso. Que a postura altru¡sta nÆo ‚ a postura do bonzinho, do santo, mas a postura necess ria … nossa sobrevivˆncia, assim, dividir conhecimento ‚ bom para quem recebe como para quem divide, ‚ entender que nÆo ‚ poss¡vel viver num mundo s¢ de “G‚rsons”. Parab‚ns!
Fabiano – SÆo Paulo, SP

R: Puxa, que elogio bacana! Fiquei at‚ arrepiado!

Newsletter
Tite! mas uma vez parab‚ns pelo site! as mat‚rias estÆo cada dia melhores. Apenas gostaria de deixar uma sugestÆo: que fosse disponibilizado as chamadas “newsletters” (semanalmente p.ex.) seria muito bom receber as not¡cias e/ou novidades por e-mail, tamb‚m! P.S. Parab‚ns pelo filme Alma Selvagem, excelente!
Allison – Guarabira, PB

R: Karakas, Alli, eu mal consigo dar conta de fazer o meu trampo di rio e vc ainda quer inventar mais? Esse projeto est  nos planos pra 2008, ou 2009, mas pode ser em 2010!

Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos