Publicidade

O mercado das scooter ADV, grandes e pequenas, estรก mais quente do que nunca. O nicho de modelos โ€œaventureiros urbanosโ€ conta a cada dia com uma moto diferente chegando. Entretanto, nem todas desembarcam no Brasil. Confira algumas que faltam no paรญs.

1 –ย  Kymco CV-L6 – Scooter ADV

O mais recente sucesso do nicho das scooter ADV foi inaugurado pela Honda, com o lanรงamento da X-ADV. O modelo de 750 cc da marca japonesa estรก presente no Brasil. Porรฉm, no exterior a grande aventureira jรก tem concorrente confirmada, a Kymco CV-L6.

scooter ADV, Kymco

Nova scooter Kymco herda itens da luxuosa AK 550. Inclusive o motor de 51 cv

Recentemente apresentada na Europa, a CV-L6 compartilha seu conjunto com a AK 550 vendida no Brasil. Desta forma, apesar do modelo ainda estar estreando no exterior, poderia vir ao mercado nacional, levemente menos potente, mas um pouco mais acessรญvel que a X-ADV.

Publicidade

2 – Yamaha Zuma – Scooter ADV

Apesar do recente sucesso dos modelos scooter ADV Honda, a ideia de uma aventureira utilitรกria รฉ antigaโ€ฆ A Yamaha Zuma, por exemplo, foi lanรงada pela primeira vez no mercado norte-americano ainda no final da dรฉcada de 80. Na รฉpoca, uma excรชntrica scooter com toques off-road, movida por um motor 2 tempos de 50cc.

scooter ADV, Zuma

Zuma tem parte baixa sem pintura, ao estilo carro SUV, jรก o farol duplo de LED circular tem tamanho assimรฉtrico e remete ร s antigas BMW GS

Contudo, o modelo segue vivo no mercado, se modernizou e hoje รฉ uma novรญssima 125 cc. A moto tem para-lama alto na dianteira, farol duplo de LED, mas as pequenas rodas de aro 12 de liga leve calรงam pneus sem cรขmara com gomos altos. Uma curiosa scooter aventureira, mas que nunca chegou ao Brasil.

3 – Hero Xoom 160, a rival da Honda ADV 150

Ok, quando se fala em scooter ADV, sem dรบvidas o maior sucesso atual pode ser elencado a Honda ADV 150. O modelo japonรชs tambรฉm estรก presente no Brasil. Entretanto, no exterior jรก tem inรบmeras concorrentes, ร s vezes mais completas e acessรญveis.

Publicidade
scooter ADV, Hero Xoom 160

Hero Xoom 160 รฉ alimentada por um motor monocilรญndrico de 156 cc com tecnologia i3s da marca. Com arrefecimento a lรญquido, entrega 14 cv e 1,4 kgf.m de potรชncia e torque mรกximo

Neste sentido, a indiana Hero lanรงou a Xoom 160. Isso mesmo, uma 160cc, jรก vem pronta para concorrer com a Honda ADV 160, atualizaรงรฃo ainda nรฃo lanรงada no nosso paรญs. A Xoom tem tudo que o nicho exige, iluminaรงรฃo de LED, smartkey e painel digital. Entretanto, a marca ainda nรฃo estรก no Brasil.

4 – Bristol ADX 160

Como destacado logo acima, a Honda ADV jรก evoluiu e agora รฉ uma scooter de 160 cc no exterior, ainda mantendo o visual inspirado na irmรฃ maior X-ADV. E claro, a pequena segue sendo a fonte para clones tambรฉm. A marca de motocicletas Bristol Motorcycles, com sede nas Filipinas, apresentou a sua interpretaรงรฃo – na forma da ADX 160.

scooter ADV, Bristol ADX 160

Cรณpia? Bristol ADX 160 se inspira na grande X-ADV da Honda em conjunto com 160 cc

Publicidade

Diga-se de passagem, a Bristol รฉ uma importadora de modelos da China. Contudo, o destaque รฉ que a empresa oferece modelos a preรงos acessรญveis e repletos de itens de sรฉrie. Nesse sentido, a chinesa ADX 160 se diferencia de sua concorrรชncia japonesa com um pรกra-brisa ajustรกvel, rodas raiadas de pneus sem cรขmara, tela TFT e garfo invertido – tudo de sรฉrie.

Veja tambรฉm:

5 – Peugeot XP400

Sim, a Peugeot tambรฉm entrou na onda das scooter adventure e lanรงou a XP400 na Europa. Ou seja, a famosa fabricante de carros รฉ mais uma a competir no segmento de scooter ADV. Com motor monocilรญndrico de 400 cc e 36,7 cavalos, ela chega atรฉ mais potente que a Honda ADV 350, com 28 cv, aliรกs estรก รบltima a รบnica aventureira da marca japonesa ainda nรฃo disponรญvel no Brasil.

scooter ADV, Peugeot XP 400

Peugeot XP 400 chega em duas versรตes, com opรงรตes de bolha dianteira escurecida, suspensรตes mais sofisticadas e rodas raidas ou de liga-leve

Alรฉm disso, o modelo francรชs tem um belo conjunto, com rodas de 17 e 15 polegadas, calรงando pneus Pirelli Scorpion Rally โ€“ destacando suas pretensรตes aventureiras. A moto tem ainda painel TFT de 5 polegadas, sistema de partida sem chave, protetores de mรฃos e tomada USB.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. รvido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]