Há algumas semanas a BMW apresentou seu novo scooter elétrico. O CE 04 tem design ousado, com visual conceitual e está chegando progressivamente a diferentes mercados. Quem sabe, venha também ao Brasil.
Scooter elétrico: novo BMW no Brasil
Em entrevista ao Motonline, a subsidiária local falou sobre seus planos relacionados a motos elétricas no país. Apesar de não garantir nomes ou prazos, afirmou que está trabalhando em novidades.
Assim, deixou claro que possui “planos de trazer novidades também para o Brasil, que é um dos sete maiores mercados mundiais de motocicletas para a BMW Motorrad”, segundo o diretor Julian Mallea. Vamos aguardar.
Como é o scooter BMW CE 04
Seu nome parece de conceito, assim como o visual futurista. Diferente de outros scooter elétricos já construídos pela BMW, que se inspiravam em seus ‘irmãos’ a combustão, o CE 04 trilha seu próprio caminho.
No design, se mantém fiéu ao seu primeiro conceito, exibido em 2017. Já a ciclística aposta num entre eixos longo e centro de gravidade baixo, numa pegada quase low rider. Já o motor é um EMP elétrico (claro), de potência equivalente a 42 cv. Com transmissão final por correia dentada, tem top speed limitado a 120 km/h – reais, claro.
E também há muita eletrônica. Possui três modos de potência (Eco, Rain e Street) e mais o opcional Dynamic, além de controle de tração, freios ABS adaptados para curvas e iluminação full-LED. A conectividade fica a cargo do completo app da BMW e todos os recursos são gerenciados por uma tela TFT de 10,5 polegadas.
Para finalizar, a bateria. Na verdade é mais de um, não removíveis, construídas em lítio. São praticamente idênticas as que equipam carros como o iX. Com 8,9 kWh de capacidade, é carregada em 4h30 com o carregador embutido de 2,3 kWh. Depois, tem autonomia para rodar até 130 km.
Novo scooter elétrico BMW: preço e venda no Brasil
O novo scooter da BMW já está disponível, por exemplo, nos Estados Unidos. Lá seu preço sugerido parte dos 11.800 dólares na versão mais barata – aproximadamente R$ 60 mil em conversão direta. Na Europa sai por cerca de 12.500 euros (R$ 76 mil).
Entretanto, ainda não temos uma previsão clara de quando ele virá ao Brasil. Aliás, os scooter são um segmento não explorado pela BMW no país atualmente.
Enquanto alguns mercados chegam a contar com cinco opções de scooter da marca (incluindo o elétrico) não há nenhuma disponível em solo nacional. Os últimos que tivemos foram os C 600 Sport e C 650 GT, aposentados em 2015.
Na entrevista, o diretor Julian Mallea também falou sobre o assunto. “Estudamos constantemente a possibilidade da expansão de novos segmentos em função ao desejo dos clientes. Optamos sempre por privilegiar a produção local, e ainda não vemos um volume que justifique uma ação nesta direção, mas não descartamos esta opção no futuro. A decisão sempre vai sempre seguir as necessidades dos consumidores.”