Um novo scooter topo de linha chegou para rivalizar entre os grandes do mercado. A fabricante taiwanesa Sym (parceira da Dafra) lançou a nova geração do Maxsym TL 508, concorrente direto dos Yamaha TMax e Kymco AK 550. Neste nicho só entram modelos grandes, potentes, confortáveis e muito tecnológicos!
Scooter topo de linha da Sym
O Brasil ainda tem um mercado tímido quando o assunto é scooter topo de linha. Se suas fichas técnicas encantam o consumidor local, os preços elevados acabam comprometendo sua permanência por aqui.
O Yamaha TMax, por exemplo, que teve vida curta no país. Se atualmente o lançamento do Honda Forza 350 por R$ 47 mil causou alvoroço, imagine quando o TMax chegou custando a bagatela de R$ 42.500… há quase 10 anos!
Essa curioso modelo Yamaha apostava na esportividade para se destacar junto ao público da Europa. Mas no Brasil não colou e o modelo saiu de linha no país em 2017, com menos de 400 unidades emplacadas…
Hoje o TMax segue disponível no Velho Continente, já com motor de 562 cc, 48 cv, para-brisa elétrico, cruise control, controle de tração, sistema smart key, painel de instrumentos em TFT e suspensões ajustáveis. Um belo pacote, não é?
Voltando ao nosso Brasil. Atualmente, o nicho é representado apenas pelo Kymco AK 550. Um modelo com 550 cc e 51 cv de potência, iluminação full-LED e painel LCD, rival direto do TMax e que custa R$ 75 mil. Uma opção tão interessante quanto, mais mais voltada ao uso misto, é o Honda X-ADV. Um scooter topo de linha que compartilha motorização com a NC 750X – e com preço na casa dos R$ 90 mil.
Veja também:
- Kymco AK 550: para preencher a lacuna deixada pelo TMax
- Forza 350: 5 coisas que você precisa saber sobre o novo scooter Honda
- Porque o Fluo é o scooter Yamaha mais vendido no Brasil
Scooter Sym Maxsym TL 508
Na Europa existem mais opções de scooter topo de linha, de causar inveja, diga-se de passagem. O Sym Maxsym TL 508, por exemplo, foi apresentado mundialmente em 2019. Mas agora o modelo ganhou uma renovação em seu pacote, mais potente e com refinamentos.
O Maxsym TL 508 tem novo motor bicilíndrico com 508 cc, com potência máxima de 40.8 cv a 6.750 rpm. O que representa um acréscimo de 11,7% face à anterior versão, registrando agora torque máximo de 5 kgf.m a 5.250 rpm.
Além disso, o scooter conta agora com um sistema de Controlo de Tração (TCS) e sistema keyless de ignição sem chave de última geração. O painel é totalmente digital e a iluminação é full-LED. A frenagem conta com sistema ABS de dois canais.
Quanto custa o scooter topo de linha da Sym
O scooter topo de linha Maxsym TL 508 chega na Europa em duas cores (preto e cinza) com preço divulgado de 10.499 euros (cerca de R$ 55.800 em conversão direta). Assim, custa consideravelmente menos que o principal concorrente, uma vez que o TMax parte dos 13 mil euros (R$ 68.700).
E este grande scooter da Sym pode vir ao Brasil? Sim. Por aqui a fabricante tem parceria com a Dafra que já vende outros produtos seus, como Cruisym 150, Citycom 300 e Maxsym 400, além da trail NH 190 – modelo mais vendido da marca por aqui. Quem sabe?