Publicidade

Na semana em que se comemora o “Dia Mundial sem Carro”, grupo de empresários liderado pelo presidente do Sindicato da Habitação, João Crestana, sairá do evento amanhã, às 16 horas, pedalando rumo à estação de metrô Vila Mariana

Participantes da Semana Imobiliária podem optar por um novo meio de transporte para chegar ao evento, na sede do Secovi-SP (Sindicato da Habitação): bicicleta. Para utilizar uma das bicicletas (com capacete), que pertencem à ONG Parada Vital e são oferecidas pela empresa Tecnisa, o participante da Semana Imobiliária deve retirá-la no bicicletário da estação de metrô Vila Mariana, deixando um documento como garantia. Dois monitores orientam os usuários com dicas de segurança e trajeto. Chegando ao prédio do Secovi-SP (Rua Dr. Bacelar, 1043), há um bicicletário para estacionar. O trajeto leva cerca de 15 minutos.

Como estímulo à comemoração do “Dia Mundial sem Carro” (quinta-feira, 22/9), um grupo de empresários, liderado pelo presidente da entidade, João Crestana, sairá do evento amanhã, às 16 horas, pedalando.

Coincidentemente o Sindicato escolheu “Mobilidade Urbana” como tema do Fórum Urbanístico, que acontece hoje. “A prioridade é o pedestre, vindo em seguida o ciclista. Enquanto no Brasil isso é novidade, outros países já contam com a bicicleta como meio de transporte recorrente”, diz Hamilton de França Leite Junior, diretor de Sustentabilidade do Secovi-SP e coordenador da Convenção Secovi e do Fórum Urbanístico. Bogotá, por exemplo, construiu 300 km de ciclovia e viu o uso da bicicleta aumentar em 900%. A experiência vivida na Colômbia foi compartilhada em um dos painéis do evento.

Publicidade

Segundo o diretor, é mais do que hora de despertar a população para essa possibilidade. “Não está em nosso padrão usar a bicicleta como meio de transporte, apenas como meio de lazer. O poder público deve investir em infraestrutura para que as pessoas possam usar a bicicleta para trabalhar. Iniciativas como a ciclofaixa são louváveis, mas se restringem ao lazer em final de semana e têm horário limitado.”

As atividades da Semana Imobiliária, iniciadas na última sexta-feira, abrangem a Convenção Secovi, o concurso “A Cidade Somos Nós – Propostas para a São Paulo de 2030”, o Fórum Urbanístico Internacional e a festa de entrega do Prêmio Master Imobiliário, que encerra amanhã à noite as programações.