Publicidade
Foto: Peugeot 250: futura Sundown?

Foto: Peugeot 250: futura Sundown?

PARABENS Doc TITE e sua equipe de Agente Secretos ( Diga-se Espioes ) pela bela foto da nova Sundow 250. Parece que estao Acordando em Lisarb, e um recado para J. Toledo Seria bom que fizessem uma on/off de pequena cc tipo 125/150 ou ate 200 mas que caiba no bolso aqui ‚ Lisarb. Um abra‡o a todos.
Wamberto – Garanhuns – PE

R: valeu, aqui vai mais uma foto da motoca!

Bomba
Sempre me questionei sobre este sistema de lubrifica‡ao da sundown -for‡ado por bomba trocoidal, mas hoje vi que a crf 230 tb tem o mesmo. este ‚ o melhor, mais duravel, ou ‚ tecnologia velha ?
marcello – juazeiro, ba

Publicidade

R: NÆo se trata de tecnologia, mas de caracter¡stica de motor.

Pneus
Tite,tenho uma Titan 150 com 13.500 km rodados e o pneu traseiro j  est  chegando no TWI. Vou efetuar a troca, mas a d£vida ‚ o seguinte: troco o dianteiro tamb‚m? O pneu dianteiro est  ainda oferecendo seguran‡a e eu tenho receio de colocar um novo na traseira e andar com o gasto na dianteira, e isso pode trazer instabilidade ou nÆo? Pretendo colocar a nova linha da “X”, ‚ uma boa ou posso continuar no “Y”?
Vin¡cius – Belo Horizonte – MG

Foto: FYM Madass 125

Foto: FYM Madass 125

R: Normalmente, o ideal ‚ trocar sempre os dois pneus, mas dependendo do uso e da carga transportada o pneu traseiro gasta muito mais rapidamente que o dianteiro. Pode ocorrer de trocar dois traseiros para um dianteiro. Nesse caso mantenha a mesma marca e modelo na traseira e dianteira porque os pneus sÆo projetados para trabalharem juntos. Quanto … especifica‡Æo, quanto mais esportivo for o pneu menor ser  a durabilidade.

Publicidade

FYM
Essa semana passei em frente a uma revenda e vi uma moto nova e totalmente diferente. Gostaria de obter algumas informa‡äes sobre ela, pois at‚ tenho interesse em comprar uma, e pareceque que essa moto ja ‚ vendida h  uns 2 anos em SP. O nome dela ‚ Madass 125 e a marca ‚ FLY.
Orlando – Curitiba, PR

R: Vc pode saber mais sobre essa moto no site da empresa: www.fym.com.br

Pneus
Outro dia lendo o motonline, vocˆ fez um coment rio, em uma resposta, que me deixou com d£vida, entÆo vou fazer a pergunta! Se tivermos duas motos idˆnticas, as duas andando a 100Km/h fazendo a mesma curva, uma com pneus mais largos que a outra, mas feitos de mesmo material. A de pneu mais fino far  melhor a curva? Se nÆo, como se calcula a largura ideal de pneu para uma moto? Fiquei com essa d£vida louca depois que li voce dizendo que trocaria o pneu traseiro da Hyosung Kasinski GTR250 por um pneu mais fino e ela faria muito mais curva.
Marcos – Rio de Janeiro – RJ

R: Marcos, veja bem: quando uma f brica determina a medida do pneu para aquele modelo de moto j  ‚ pensado em dar o m ximo de eficiˆncia. Se usar uma medida maior o £nico benef¡cio ser  do vendedor de pneu que vai ganhar mais dinheiro. No caso da Kasinski Comet 250 (que tem praticamente as mesmas medidas da Suzuki GS 500, mas potˆncia muito menor) o pneu foi escolhido em fun‡Æo da est‚tica, porque existe o mito de que brasileiro gosta de pneus (e bundas) grandes.

Publicidade

Gravidade
Tite, a respeito da sua resposta ao sr. Rodrigo de Adamantina (SP) sobre pilotar em p‚ ou sentado, acho que vocˆ trocou a posi‡Æo final do centro de massa por que, pelo que eu sei, o CG do conjunto moto-piloto ‚ uma m‚dia ponderada da posi‡Æo do CG da moto e da posi‡Æo do CG do piloto. Se o piloto levanta, ele eleva a posi‡Æo seu CG e, portanto, eleva o CG do sistema moto-piloto, quando ele se abaixa (senta) ele diminui a altura do CG dele, logo o CG do sistema moto-piloto tamb‚m diminui. Se eu estiver errado, por favor explique o porquˆ.
Br ulio – Bras¡lia – DF

R: NÆo! Vc esqueceu que ao ficar em p‚ o peso do piloto nÆo fica na cabe‡a dele, mas concentrado no ponto de apoio, ou seja, nas pedaleiras! Como s pedaleiras ficam posicionadas mais baixas em rela‡Æo ao banco, o centro de gravidade se desloca pra baixo! O determina o CG ‚ o PESO e nÆo a ALTURA!

Casais
A partir de agora os casais amantes de moto turismo, tem um novo site a sua disposi‡Æo, ‚ o www.motoa2.com.br que foi criado para trazer um enfoque diferente dos relatos de viagens que encontramos normalmente em sites e revistas especializadas. O nome j  est  dizendo quase tudo: Moto a Dois. O portal servir  como fonte de pesquisa e consulta para casais que desejam se aventurar em roteiros de um dia, um final de semana ou v rios dias de viagem. Incluindo at‚ uma expedi‡Æo pela Am‚rica do Sul, que partir  em Dezembro via Uruguai, Argentina e percorrer  da Patag“nia at‚ o deserto do Atacama no Chile. Os coment rios sÆo sempre em 2 versäes: a masculina (piloto) e a feminina (garupa), que normalmente nÆo ‚ muito lembrada. Traremos todas as informa‡äes essenciais para quem vai colocar o p‚ na estrada. Dicas sobre como chegar, o que levar, restaurantes, pousadas, pontos tur¡sticos e muitas imagens.
jose – sÆo paulo

Hornet
Tite, tenho uma d£vida. Porque a Hornet tem o mesmo motor da 600rr e elas tem respectivamente 96,5cv e 120cv (sem contar as vantagens da 600rr como chassi lev¡ssimo, muito mais tecnologia na suspensÆo, aerodinƒmica, i.e.)? Outra coisa, coloquei um filtro de espuma na minha twister e ela ta andando menos. Se regular o carbura dela ela anda mais? Viva a GS500, minha pr¢xima moto e parab‚ns pelo site, sou viciado nele e leio todos os dias.
JoÆo – Vit¢ria – ES

R: Mas, JoÆo, quem foi que disse que a Hornet tem o mesmo motor da CBR 600RR??? SÆo totalmente diferentes! O filtro deve ser muito restritivo, teria de aumentar a vazÆo de gasolina, mas o consumo vai aumentar pacas!

Disco
Pretendo colocar um disco de freio maior na minha Tornado, ‚ um “Y” da “X” Discos, a minha d£vida ‚ que o original tem 240mm e esse da “X” tem 270mm mas j  vem incluso o adaptador da pin‡a, e eu nÆo sei se devo trocar o flex¡vel original, por um aeroquip em malha de a‡o. Queria que seu conhecimento t‚cnico me ajudasse nessa decisÆo.
Matheus – Rio Real, Ba

R: Sim, seria legal trocar tamb‚m o flex¡vel por especifica‡Æo de a‡o (aeroquip)

S¢sia
Tite, esses dias estava assistindo a um epis¢dio do seriado “House” e notei algo: o cara ‚ mal-humorado, rabugento, r¡spido, sarc stico, curte motos, assina “Doctor” antes do nome, est  sempre com a barba por fazer e, ainda por cima, ‚ a sua cara. Pois ‚, talvez o personagem devesse mudar o nome para “Uncle House”, nÆo acha?! Abra‡o!
Sergio – SÆo Paulo, SP

R: ‚ mais um impostor querendo usar minha ¢tima imagem!

Qual
gostaria de saber se seria uma boa op‡Æo sair de uma twister para pegar uma falcon. vou me arrepender? ha! gostaria de um comparativo entre a hornet e a fazer600, dependendo tambem com a bandit. seria uma otima briga de rua.
Roberto – sÆo vicente-sp

R: Depende: se quiser mais conforto ‚ uma boa op‡Æo, mas se quiser mais desempenho ir  se decepcionar. Esse comparativo t  na fila!

Dados
Por favor, gostaria de saber dados t‚cnicos de minha moto Suzuki DR 650 RE 1995, comprei faz um mes, a moto est  novinha, vcs tem edi‡Æo do teste dessa moto, como fa‡o para comprar ?
Wilson – SÆo Paulo

R: Em nosso f¢rum Motonline tem um t¢pico sobre manuais onde vc pode encontrar o manual desse modelo em PDF.