Confira dicas de equipamentos, manuten‡Æo preventiva e como obter melhor rendimento de sua motocicleta nas trilhas ou passeios off-road
O mercado off-road est em franca expansÆo. Tanto que, em 2007, Honda e Yamaha lan‡aram seus modelos fora-de-estrada – CRF 230F e linha TT-R de 125 e 230 cc. Sem falar nos in£meros modelos de quadriciclos que chegaram ao Pa¡s. Hoje, h muitos grupos de motociclistas que buscam aventura, liberdade e um estreito contato com a natureza. Para os primeiros passos nas trilhas fechadas ou em um passeio off-road, alguns cuidados sÆo fundamentais. Confira algumas dicas de equipamentos, manuten‡Æo preventiva e de como obter melhor rendimento de sua motocicleta. Detalhe: nÆo encare a compra de equipamentos como gasto, mas sim um investimento em sua seguran‡a.
“Uma boa trilha come‡a quando acaba outra, j que as revisäes preventivas se iniciam logo que a moto deixa a lama”, explica Celso Renato, chefe da equipe IMOCX Racing e criador da Trail Trip, empresa que organiza passeios fora-de-estrada. Segundo o experiente trilheiro, ‚ importante verificar se h pontos de vazamento como, por exemplo, nas juntas do motor ou nas suspensäes. Confira tamb‚m o desgaste do kit de transmissÆo – corrente, coroa e pinhÆo. NÆo esque‡a de limpar o filtro de ar. Para concluir, explica Celsinho, “confira os rolamentos da roda e tamb‚m da caixa de dire‡Æo e o ¢leo das suspensäes”. NÆo se esque‡a de fazer a lubrifica‡Æo geral da moto (corrente, cabos e manetes).
Equipamentos de seguran‡a – Como o piloto estar sempre exposto, os equipamentos de seguran‡a sÆo fundamentais. Hoje, o trilheiro de final de semana ou os pilotos profissionais tem in£meras op‡äes no mercado (confira a se‡Æo Showroom). “Para come‡ar utilize capacete espec¡fico para o off-road, al‚m de ¢culos de prote‡Æo e roupas apropriadas (feitas com tecidos resistentes). Bota de cano alto, joelheira, cotoveleira e luva tamb‚m sÆo indispens veis”, explica Celsinho. Segundo o moto-aventureiro, evite colocar o colete (ou conjuntos integrais) por cima da camiseta. “A probabilidade do piloto se “enroscar” em algum galho ‚ grande”, completa. Ele ainda diz que para uma maior seguran‡a joelheira articulada e protetor de pesco‡o tamb‚m podem ser usados.