Segurança Por motonline 24/03/2006 16:10 (há 20 anos).

Ningu‚m contesta que a melhor ‚poca do ano para aproveitar os 7 637 km de litoral que o Brasil oferece ‚ o verÆo. Muitos leitores poderÆo estranhar que esse artigo apare‡a s¢ no final do verÆo, mas em um pa¡s do tamanho do Brasil sempre ‚ verÆo em algum lugar.

A seguran‡a do motociclista durante o verÆo ‚ uma questÆo de bom senso e come‡a nos preparativos da viagem. Em primeiro lugar, ‚ preciso lembrar que nessa ‚poca geralmente acontecem as famosas pancadas de verÆo, que sÆo aquelas chuvas fortes e de curta dura‡Æo que deixam um rastro de motociclistas ensopados.

Na hora de preparar a bagagem, o motociclista tem que levar um abrigo de chuva imperme vel e, claro, um para o acompanhante. Tudo o que for colocado na mochila, ou bolsas laterais, deve ser embrulhado em sacos pl sticos, assim como documentos, cigarros, caixa de f¢sforos e outros itens “sol£veis” em chuva.

Durante a viagem, o motociclista deve evitar comidas gordurosas que sÆo dif¡ceis de digerir e provocam aquela agrad vel sonolˆncia do p¢s-refei‡Æo. S¢ que nÆo ‚ muito recomend vel um motociclista “sonƒmbulo” dividindo a estrada com outros ve¡culos. Caso seja necess rio rodar grandes distƒncias por dia, sem intervalos para cochilar, o motociclista deve se alimentar … base de frutas frescas (ou secas), muito l¡quido (nÆo alco¢lico) e sandu¡ches.

Moto com calor
Uma das d£vidas mais freqentes para quem viaja no verÆo ‚ quanto …s poss¡veis modifica‡äes na moto. A princ¡pio, as motos saem de f brica para proporcionar um excelente desempenho nas quatro esta‡äes do ano. Por‚m, se o motociclista quiser ficar mais tranqilo quanto … resistˆncia de sua moto, pode fazer as trocas de ¢leo com um intervalo de quilometragem menor, mas utilizando o mesmo ¢leo recomendado pelo fabricante.

Nas motos com motor dois tempos, pode-se ainda utilizar uma vela mais fria, ou seja, com maior capacidade de dissipa‡Æo de calor (a temperatura da vela ‚ especificada pelo n£mero que acompanha o c¢digo). Mas isso s¢ ‚ necess rio se o motociclista for percorrer um longo trecho sem paradas, e ser  preciso troc -la pela normal para uso urbano. Ainda nas motos dois tempos, com refrigera‡Æo l¡quida, ‚ bom ficar de olho no term“metro para controlar a temperatura da  gua do radiador. Caso esteja acima do normal, o motociclista pode acrescentar maior quantidade de aditivo (etileno-glicol) na  gua que circula pelo radiador.

Ao fazer as calibragens peri¢dicas, deve-se esperar at‚ que os pneus esfriem totalmente. Apenas relembrando: quando o asfalto est  quente, o pneu tamb‚m aquece e, por tabela, o ar que est  na cƒmara tamb‚m esquenta e se expande. Quando o motociclista verificar a calibragem com o pneu quente perceber  que est  mais “cheio” do que antes. NÆo ‚ para esvaziar este pneu enquanto estiver quente, porque a¡ a  rea de contato com o chÆo ser  maior, esquentando ainda mais o pneu, que ir  aquecer o ar da cƒmara e a pressÆo vai subir mais ainda. Se nÆo houver problemas, basta calibrar os pneus enquanto estiverem frios, uma vez por semana.

Motos ao mar
Quando finalmente o motociclista chega … praia, aparece aquela irresist¡vel vontade de arrancar a roupa e ficar “brincando” no areiÆo. Nesta hora acontecem os acidentes mais comuns com os motociclistas durante o verÆo: as queimaduras, que podem ser provocadas por excesso de exposi‡Æo ao sol, sem a devida prote‡Æo, ou pelas encostadas casuais nos escapamentos escaldantes. A queimadura provocada pelo sol acontece porque o motociclista roda durante horas com sua moto, recebendo a brisa fresca mar¡tima, sem perceber que o sol continua perseguindo aquela pele branquinha, com a moto andando ou parada. A melhor forma de se prevenir ‚ evitar, nos primeiros dias, o chamado sol forte, entre 10:00 e 15:00 horas, utilizando a prote‡Æo de uma camiseta de manga comprida quando estiver andando de moto, ou lo‡äes protetoras quando estiver parado. NÆo ‚ recomend vel andar de moto com o corpo cheio de cremes, porque a poeira gruda na pele, fazendo um “motociclista … milanesa”. Para proteger a nuca pode-se usar um len‡o ou um protetor solar, mas nÆo esque‡a de lavar a meleca depois!

As queimaduras provocadas por escapamento sÆo as mais graves e podem causar infec‡äes perigosas. O motociclista deve sempre estar usando tˆnis ou sapato e cal‡a comprida, assim como o acompanhante. E preciso sempre alertar as pessoas que estÆo em volta da moto que o escapamento est  quente, afinal, na praia todo mundo anda com sungas e biqu¡nis e nem sempre sabe que aquela moto parada ali acabou de chegar.

Os casos de queimaduras provocadas pelo escapamento acontecem, principalmente, quando o motociclista cai na areia da praia e a moto fica apoiada na perna do piloto ou da garupa. No caso destas queimaduras, ‚ preciso manter a  rea queimada (da v¡tima) limpa e procurar imediatamente aux¡lio m‚dico. Deve-se evitar a  gua do mar em cima da queimadura e a recupera‡Æo leva bastante tempo, geralmente o queimado s¢ ‚ liberado pelo m‚dico depois das f‚rias terminarem. Portanto, cuidado com o escapamento.

Para os motociclistas que nÆo resistem a brincar de moto na areia, recomenda-se preparar a moto contra os malef¡cios da  gua salgada e da areia, que penetram nas partes mais ¡ntimas da moto. Nas motos fora-de-estrada os cuidados sÆo menores: basta limpar a corrente de transmissÆo com ¢leo fino, deixando-a limpa (a areia nÆo gruda na corrente provocando desgastes), e ap¢s cada sessÆo de “enduro das praias”, refazer a limpeza, lubrific -la novamente com ¢leo 90, al‚m de pulverizar uma camada de ¢leo protetor nas rodas, para evitar ferrugem.

J  nas motos de passeio, com muitas pe‡as cromadas, al‚m de limpar a corrente, conv‚m pulverizar ¢leo nas partes cromadas e met licas, para amenizar os efeitos da corrosÆo provocada pela maresia.

Com que roupa eu vou?
NÆo ‚ nenhum exagero ter um equipamento de seguran‡a para o verÆo e outro para o inverno. E claro que nÆo fica bem desfilar pela avenida da praia utilizando um discreto conjunto de casaco e cal‡a de couro preto, botas de cano alto, luvas de couro e um capacete integral, tudo isso numa temperatura m‚dia de 42§ C! Uma receita para equilibrar seguran‡a, bom senso e conforto ‚ um capacete aberto, camiseta de manga comprida, cal‡a comprida, tˆnis e luvas de pano. Esque‡a aquela f¢rmula fresquinha do cal‡Æo-sand lia-¢culos escuros, porque em caso de queda o motociclista “fresquinho” ter  que passar o resto das f‚rias olhando as pessoas brincando no mar, enquanto ele cuida dos arranhäes.

Cuidados com a alimenta‡Æo, manuten‡Æo da moto, preven‡Æo das queimaduras e roupas adequadas formam a melhor receita para enfrentar o verÆo e aproveitar a melhor ‚poca do ano para os motociclistas, sem que ningu‚m fique vermelho de raiva, de sol ou de Merthiolate.

Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos