O seguro de uma moto Suzuki Intruder 125 zero quilômetro que vale algo em torno de R$ 5.5 mil não sai por menos de R$ 636, o que equivale a aproximadamente 13% do valor do bem. Se fosse o seguro de um automóvel, o porcentual iria variar entre 5% a 8%.
Ramiro Fernandes Dias, diretor executivo do Sindicato das Seguradoras do Paraná e Mato Grosso do Sul, em entrevista a Gazeta do Povo, declarou que “por aqui o índice pode ser até menor, cerca de 1,5%.” Há quem ache que o seguro não pesa no bolso. Pior é o prejuízo se o ladrão levar.
Não é fácil fazer seguro de motos
O custo do seguro é alto porque tem poucos veículos segurados e as seguradoras não veem possibilidade de aumentar o número de clientes porque o volume de sinistros é muito grande. Contra o seguro de motos existe um dado do Seguro DPVAT que aponta serem as motos responsáveis por cerca de 25% da frota brasileira, mas que respondem por 59% dos acidentes.
As seguradoras também avaliam o perfil do condutor e o escore contra as motos aumenta. De acordo com a Abraciclo, o consumidor de motos têm entre 21 e 35 anos (40%) e é homem (75%). E esse perfil, para as seguradoras, é considerado de maior risco.
Motos de maior cilindrada pagam menos seguro.
Proprietários de motos maiores e que usam o veículo apenas para lazer pagam menos em relação ao valor do bem. Uma Yamaha Drag Star XVS 650, ano 2008, por exemplo, que vale algo em torno de R$ 20.000 pode ter o seguro feito por R$ 830, cerca de 4% do valor do bem. Bem menor que os 13% pagos numa Suzuki Intruder 125cc.
A saída seria usar um rastreador?
Muitos estão optando pelos rastreadores. Mas eles também tem custos e regras. Segundo o executivoda Car System, Elcio Ferandes “poucas companhias de seguros têm essa modalidade aberta para motocicletas e quando existe o valor é muito alto. Portanto, o bloqueador e/ou rastreador são as opções mais viáveis para esses usuários.”
O índice de recuperação de motos roubadas e que possuem sistema de rastreamento, segundo informado pelo executivo, é de 92%, porém, segundo Elcio, não há um padrão de tempo de recuperação. “Quanto antes for feito o comunicado, mais rápida será sua localização.” Finaliza.
Confira abaixo a íntegra da entrevista que fizemos com Elcio Fernandes, Diretor de Tecnologia e Marketing, 53 anos e há sete anos como Diretor da Car System, sobre o sistema de rastreamento.
Motonline – Qual a vantagem do sistema Car System em relação aos concorrentes?
Motonline – Qual a vantagem do sistema de vcs em relação a fazer seguro da moto?
Elcio Fernandes – “Em primeiro lugar poucas companhias de seguros têm essa modalidade aberta para motocicletas e quando existe o valor é muito alto. Portanto, o bloqueador e/ou rastreador são as opções mais viáveis para esses usuários.”
Motonline – Qual o índice de recuperação do bem e em quanto tempo isso geralmente acontece?
Elcio Fernandes – “O índice de recuperação específico para motocicletas é de 92% para as que possuem serviço de rastreamento. Não há um padrão de tempo de recuperação, porém quanto antes seja feito o comunicado, mais rápido é o prazo para sua localização.”
Motonline – Qual o índice de renovação de contrato x clientes novos?
Motonline – Os roubos de motocicletas têm aumentado bastante e a maioria das vezes a moto é desmontada para vender peças no mercado negro. Como o sistema de proteção por rastreamento pode ajudar a reduzir estes números?
Elcio Fernandes – “O grande apelo de nosso sistema é o tempo rápido de recuperação aliado a total falta de identificação/visualização do equipamento instalado. Ou seja, o fator surpresa aliado a uma logística de apoio terrestre e aéreo fazem o sucesso de nossa operação. Assim sendo contribuímos na redução do mercado de peças usadas através do “desmonte” de motos roubadas.”
Motonline – Como funciona o sistema?
Elcio Fernandes – “O sistema opera através da geração de sinais, que propagados de uma Central de Emissão chegam especificamente aos veículos destinados com informações de qual procedimento deva ser aplicado naquele momento. Estes equipamentos, que são dotados de uma inteligência embarcada, interpretam estas informações e processam comandos internos, gerando assim:Bloqueio, desbloqueio, teste do sistema, habilitação e desabilitação do sistema anti-furto (função manobrista), posicionamento e informações de telemetria.”
Motonline – Existem zonas onde o rastreamento se torna impossível ou sempre pega em qualquer lugar ou situação?
Motonline – Em quanto tempo depois de acionado o sistema chega a recuperar o veículo?
Elcio Fernandes – “Não existe tempo padrão.”
Motonline – Quais são as motos mais protegidas pelo sistema?
Elcio Fernandes – “Motos de baixa cilindrada (entre 125 e 250cc). Hoje a Car System tem 57.620 clientes ativos que possuem motos.”
Motonline – Pesquisando a satisfação de clientes encontrei que 76% das reclamações são resolvidas e que 49% dos clientes voltariam a fazer negócios com a Car System. Porém encontramos reclamações quanto ao serviço onde não ocorreram os pagamentos dos seguros dos veículos roubados, pois o cliente não teria realizado o teste ou os testes mensais. Vimos alguma ações sobre o problema e dentre elas a sugestão do advogado Rafael Oliveira que afirma que muitas cláusulas presentes no contrato de prestação de serviço são abusivas e passíveis de anulação judicial. Por ser prestação de serviços e obviamente estar atrelada a uma tecnologia, qual a versão da Car System a respeito desses problemas acima relatados?
Motonline – Vimos que alguns dos 195 clientes que reclamaram no site Reclame Aqui se mostram insatisfeitos por conta da falta de informação prestada pela companhia quando o prazo de 15 dias é ultrapassado. Como fazer para evitar isso e por que acontece?
Elcio Fernandes – “Todas as reclamações, solicitações e/ou dúvidas de nossos clientes foram prontamente respondidas e respaldadas. Existem situações de irregularidade de documentação do próprio veículo que dificultam o processo (IPVA em atraso, Multas, Parcelas de Financiamento), que são de responsabilidade do proprietário e devem ser documentadas para a regularização do bem que está sendo adquirido pela empresa.“
Motonline – Se o monitoramento funciona corretamente, que fatores podem vir a prejudicar esse rastreamento e a consequente localização do veículo?
Elcio Fernandes – “O sistema de emissão de sinais para localização e bloqueio dos veículos depende da disponibilidade do serviço, que é prestado por uma empresa regulamentada pela ANATEL (Operadora de Telefonia Móvel ou Operadora de Rádio Frequência). Assim como o fato de se ter um telefone celular habilitado junto a um operador não garante que 100% das ligações sejam efetuadas e/ou recebidas, por problemas da Operadora (antenas fora do ar, problemas de cobertura de sinais, altos volumes de tráfego nos horários de pico), o equipamento instalado nos veículos também depende deste meio para seu funcionamento. Outros fatores podem influenciar esse funcionamento irregular tais como a instalação de outros equipamentos no veículo ligados de forma irregular e a manutenção inadequada dos veículos.”
As duas opções aqui apresentadas tem suas vantagens. O seguro cobre além do roubo os acidentes e as perdas, inclusive as totais. O sistema de rastreamento recupera a moto, mas não cobre acidentes. Enfim, há proteções para todos os gostos e bolsos. O importante é escolher a que melhor se adéqua a sua realidade. O que não pode é, neste mundo maluco e com este trânsito insano ficar sem nenhuma garantia para a proteção do seu investimento, principalmente se ele for sua ferramenta de trabalho.
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