Há algum tempo falamos aqui no Motonline sobre o planejamento da Shineray para veículos elétricos, que inclui o lançamento de novos produtos e o investimento em lojas próprias – veja. Agora, outra novidade.
A marca finalizou o desenvolvimento de sua primeira moto elétrica e ela já está rodando nas ruas, através de uma ação estabelecida com a Solar Coca-Cola. É um teste, no qual unidades da motocicleta equipam a frota de uma das maiores fabricantes de refrigerantes do país.
Moto elétrica da Shineray em testes
A iniciativa dá seguimento ao plano de mobilidade sustentável da Solar, que planeja substituir mais de 3 mil motos movidas à combustão por modelos que utilizam combustíveis alternativos, ao longo dos próximos seis anos. Por se tratar de um projeto piloto, a Shineray não informou quantas unidades foram fornecidas neste momento.
As vantagens estão, sobretudo, no menor impacto ao meio ambiente e redução no custo operacional. Assim, a Solar espera economizar anualmente cerca de R$ 4 mil de cada moto, em valores referentes a manutenção e consumo das motocicletas. Ao todo, a companhia calcula economia anual superior a R$ 1 milhão.
Como é a nova moto elétrica da Shineray
A primeira moto elétrica da Shineray é a SHE 3000. Seu design remete às street tradicionais, à combustão, com linhas quase conservadoras. E, claro, é este o modelo que está em testes na ação com a Solar.
Ela é movida por um motor elétrico de 72V com 3000W de potência, capaz de levar o modelo aos 80 km/h (reais, cerca de 100 km/h no painel) de velocidade final. Possui os modos de condução eco low, standard e turbo sepeed, além de uma função ré.
Sua bateria de lítio tem 72V e 50AH. Assim, promete até 120 km de autonomia. O carregamento completo em tomadas convencionais leva de 6 a 7 horas.
Já a ciclística promete ser próxima a de modelos à combustão. Possui 1.950 mm de comprimento, 670 mm de largura, 1.400 de entre eixos e 1.140 mm de altura. Desta forma, é bem similar a uma CG 160, por exemplo.
Para comparação, A Honda é 8 cm mais longa e 1 cm mais alta. Porém, a Shineray é bem mais leve. São 80 kg contra 117 kg, ambos a seco. Ou seja, a SHE tem 37 kg a menos que uma CG e é 7 kg mais leve que a pequena Pop 110i.
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Quanto custa a nova Shineray elétrica
Ainda não sabemos qual será o preço da nova moto elétrica da Shineray. Outra informação ainda não revelada é sua chegada ao mercado – quando ela encontrará concorrentes diretas.
O lançamento está previsto para acontecer até o início de 2022 e possivelmente será antecipado em virtude dos testes que já o colocaram nas ruas, mas a marca ainda não oficializou a data.