A embreagem é um componente fundamental, pois transmite a força do motor para o conjunto que move a roda. Os mais experientes já sabem da importância, e percebem quando há problemas. Saiba também quando a embreagem da sua moto está precisando de atenção.

1 – Embreagem patinando

Um dos primeiros sinais, de que a embreagem precisa de atenção, é quando ela está “patinando”. Em resumo, isso acontece quando ao soltar o manete da mesma, o motor sobe de giro, mas a moto não avança com a energia que deveria. Além disso, se ela já estiver totalmente danificada, a moto nem mesmo vai se movimentar em uma pista plana.

Inspecao da moto, como um dos 5 cuidados com a moto após uma viagem longa.
Embreagem patinando e manete duro são sinais que merecem atenção

2 – Manete duro

Outro sinal de problemas no sistema de embreagem, ao chegar no final da vida útil, é o peso do manete. Em resumo, o conjunto tende a apresentar uma maior resistência na hora de puxar a alavanca. Porém, isso somente é perceptível em embreagens mais comuns, de comando mecânico, com cabo de aço, e não nas dotadas de comando hidráulico.

3 – Problemas na hora da regulagem 

A manutenção sempre é importante e com o tempo de uso, podem ocorrer desgastes. Nesse sentido é importante retirar a folga excessiva do conjunto, com ajustes. Porém, caso a embreagem esteja no final da vida útil, os sistemas não mais permitem o tal ajuste.

Em resumo, a embreagem tem sistemas de rosca no manete e na parte final do cabo. Isso permite ajustar a folga da embreagem. As instruções estão sempre no manual do proprietário. Mas caso não seja possível ajustar mais, pode ser que chegou a hora da troca.

Embreagem de moto
Problemas na hora da regulagem indicam que o conjunto pode estar precisando de algum tipo de troca

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4 – Pilotando com a embreagem ‘sempre a mão’

Salvo algumas situações especiais, o uso da embreagem é apenas necessário para trocas de marcha ou para entrar em movimento. Porém, é justamente neste trabalho de transição que o desgaste da embreagem acontece. Enfim, um conselho então é usar o manete o mínimo possível, para aumentar o tempo de vida útil. Se você sempre pilotou assim, pode ser que a sua embreagem já esteja precisando de atenção.

Freios da moto.
Assim como não é seguro é necessário ficar sempre com a alavanca de freio na mão, parcialmente acionada, para alavanca de embreagem vale a mesmo regra

5 – Seu estilo de uso faz a embreagem patinar

Ainda complementando a dica citada acima, um uso incorreto durante a pilotagem pode estar reduzindo a vida da sua embreagem. Situações como, trocar de marcha acelerando forte, colocam o sistema sob esforço e desgaste.

O mesmo acontece em reduções de marcha! Em resumo, deixar a mão deixa no manete a meio curso, por muito, tempo faz a embreagem patinar. Isso até pode evitar um tranco na roda traseira, porém, reduz a vida útil da embreagem. Procure uma sincronização mais sutil, sem uso em excesso.

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Jornalista especializado em cultura e esporte sobre rodas. [email protected]
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