Teste completo Por Thays Martins 28/10/2021 16:14 (há 3 anos).

Bem, vamos falar da Triumph Speed Twin 1200, uma moto com design clássico mas não deixar de lado a tecnologia aliada a um incrível motor! Se você espera diversão e emoção em uma moto, está no lugar certo. 

Quando pensamos em uma motocicleta clássica, já pensamos em estilo retrô e muitos cromados. Mas já imaginou juntar isso com entre eixos curto, pneus esportivos de alto desempenho e pedaleiras recuadas? Encontramos esses dois mundos na bela e divertida Speed Twin. 

A dupla responsável por testar a Speed Twin

Antes de tudo, eu, Alexandre Patriarca, contei com meu amigo devorador de quilômetros, Rock Ténéré, para testar o potencial da Triumph Speed Twin nas pistas. Uma moto da linha Boneville da Triumph, uma família que compartilha o mesmo motor de 2 cilindros e 1200 cilindradas, porém com propostas bem diferentes. Testamos há algum tempo atrás a Bobber, e vamos contar como é pilotar a mais esportiva da família.

A Speed Twin herda o nome e sobrenome de uma das primeiras motos com motores de dois cilindros. Em 1938 nascia esse revolucionário propulsor que mudou muito o cenário das duas rodas que era dominado até ali pelos grandes monocilíndricos. 

Primeiras impressões sobre a moto clássica

A Triumph caprichou na hora de idealizar e executar a Speed Twin

A moto é elegante, suas cores, seu desenho chamam a atenção por onde ela passa. Ao se aproximar da  Triumph Speed Twin, notamos o quão compacta ela é. Assim, ainda com um belo estilo que lembra as motocicletas dos nossos avós. 

Contudo, não se deixe enganar pela estética, pois o modelo possui tecnologia atual com três modos de pilotagem, controle de tração, freios ABS, rodas de liga leve, faróis em LED. Assim, ao girar a chave, o seu interessante propulsor mostra um ronco através das belas ponteiras, uma de cada lado da moto.

A moto se destaca pelo design e ronco potente

Dessa forma, ao sentar na moto, o assento não fica alto com seus 807 mm de altura e os braços ficam relaxados. Porém, ao pisar nas pedaleiras, lembramos que estamos em uma esportiva porque elas ficam altas e recuadas. Algo muito diferente do que estamos acostumados a ver nessa linha de motocicletas Triumph.

Assim, a posição de pilotagem deixa o motociclista em postura de “ataque”, bem à frente na moto, mas incrivelmente confortável para uma moto esportiva. Dessa forma, como o modelo não possui semi guidão (normal em motos esportivas), os braços ficam relaxados.

Veja também:

Como a Speed Twin lida com a pista 

O modelo possui os modos de pilotagem Rain, Road e Sport

Rodar com a Speed Twin é pura diversão! Seu torque de 11,4 kgf.m estão disponíveis desde bem cedo, o motor se comporta diferente do restante da família, sendo mais linear e com menos “engasgos”. Continuando, subir giro é muito rápido e divertido pois os engates do câmbio são macios e precisos.

Já os comandos dos punhos estão muito bem posicionados, os espelhos retrovisores levam um tempo para se acostumar com a sua posição. O modo de pilotagem pode ser escolhido entre o Rain, Road e Sport, onde a mudança é feita em um botão específico no manete esquerdo. 

Além disso, os pneus garantem uma boa aderência

Dessa forma, rodamos na estrada dos romeiros com ela e o sorriso estava garantido, ela contorna curvas com maestria, os pneus diablo Rosso IV gruda no asfalto e transmite muita segurança. Assim, o modelo mostra que foi projetado para enfrentar curvas, uma emoção garantida nas “curvas da estrada de Santos”, como diria Roberto Carlos. Não podemos esquecer que o modelo alcançou top speed de 160km/h, mas com fôlego para muito mais, no modo sport e de 6ª marcha.

Consumo Triumph Speed Twin

Estrada (média de 4 passagens) 20,9
Cidade 16
Melhor média (estrada) 22

 

Assim, Vanessa barbosa destou o estilo imponente da Speed Twin

Já na opinião da garupa Rose Santos, o assento da Speed Twin agrega conforto para quem segue na viagem como garupa. Além disso, no quesito segurança, quando o piloto realiza uma frenagem, quem está como passageiro não tem a sensação de escorregar ou tranco. No entanto, um ponto que Rose destacou foi que ao longo do trajeto foi sentido o aumento da temperatura na perna direita. Enquanto isso, Vanessa Barbosa enfatizou que a Speed Twin tem um estilo bacana.

Além disso, Rose também contou um pouco da experiência de andar na garupa da Speed Twin

Motor e componentes da Triumph Speed Twin

O motor de 1200 cc torna a experiência de pilotagem bem divertida

Por conta do seu entre eixos curto, com 1430 mm, a moto muda de direção com velocidade e facilidade. O forte motor de 1200 cc, com injeção eletrônica multiponto sequencial que rende potência máxima de 97 cv a 6.750 giros, responde ao acelerador em qualquer marcha e rotação. Falando em marcha, sua transmissão possui seis velocidades e a embreagem é de discos múltiplos, banhada a óleo.

Assim, na dianteira a Triumph optou por discos flutuantes duplos de 305 mm, pinças Brembo de 4 pistões

A segurança fica à cargo dos freios que são muito bem dimensionados, com discos flutuantes duplos de 305 mm, pinças Brembo de 4 pistões na dianteira e disco único de 220 mm, pinça flutuante Nissin de 2 pistões, além do ABS na traseira. Mas é importante uma atenção  do piloto, pois é muito fácil a roda traseira perder o contato com o solo no chamado RL. O ABS funciona muito bem e quase não se sente a atuação no manete e pedal de freio.

Não podemos esquecer da suspensão. A dianteira recebeu um garfo 41mm, curso de 120mm, enquanto a suspensão traseira fica por conta dos amortecedores duplos com ajuste de pré-carga, curso de 120 mm. Dessa forma, quando passamos por buracos, a suspensão rígida incomoda um pouco, mas nada que o assento não compense.

.

O que pode melhorar 

A fina pedaleira deixou a desejar em meio ao conjunto

A crítica fica para a fina pedaleira que faz com que a bota chegue mais facilmente no asfalto do que a própria pedaleira. Além disso, rodar em rodovias e manter altas velocidades com ela é um pouco cansativo, a posição das pernas como também não ter uma proteção aerodinâmica cansam em viagens mais longas.

O que deixa claro a vocação mais urbana do modelo, afinal a moto é estreita e baixa, passando fácil pelo corredor, além do torque twin instantâneo Bonneville que entrega um ótimo desempenho ao longo de toda a faixa de rotações.

.

Preços no Brasil

Por fim, o modelo não possui grande diferença entre preço sugerido e tabela FIPE

A Triumph Speed Twin é uma bela moto para quem procura estilo mas sem abrir mão da esportividade. Assim, o modelo chama a atenção por onde passa e ainda pode ser muito divertida em um track day. No Brasil, o preço sugerido pela marca é de R$ 57.990, enquanto a tabela FIPE registra R$ 58.190.

Thays Martins
Uma jornalista formada pela UFPE que se tornou apaixonada pelo universo das duas rodas desde que George Clooney comprou sua Vespinha
Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos