Publicidade

Depois de 26 anos da inaugura‡Æo oficial do Aut¢dromo de Jacarepagu , no Rio de Janeiro, Oscar Sajovic volta ao circuito carioca neste final de semana, quando ser  realizada a sexta rodada dupla do Campeonato Brasileiro de Stock Car Light – Copa Astra.

O tra‡ado ainda ‚ o mesmo desde a prova do Brasileiro de Turismo da S‚rie A do dia 28 de agosto de 1977, vencida por Toninho da Matta, pai de Cristiano da Matta, piloto da Toyota na F¢rmula-1. A diferen‡a, segundo Sajovic, ‚ a moderniza‡Æo da estrutura e dos itens de seguran‡a. As corridas terÆo transmissÆo ao vivo pela ESPN Brasil.

“Tudo era muito diferente. Na prova de inaugura‡Æo, 23 carros capotaram. O terreno era muito arenoso pois foi constru¡do numa esp‚cie de pƒntano, uma regiÆo mais para jacar‚ que para corrida. Quando um carro ia para a terra pulava e nÆo tinha jeito de segurar. A gente passou a chamar de Capotr¢domo de Jacar‚pagua”, brincou o piloto. O nome Jacarepagu  ‚ uma deriva‡Æo de yakar‚ (jacar‚) + up  (lagoa) + gu  (baixa, rasa) ou seja, jacarepagu  em tupi-guarani significa baixada rasa dos jacar‚s.

Oscar ficou mais de quinze anos longe das pistas. O piloto acredita ainda nÆo estar totalmente adaptado ao Astra de chassi tubular, motor de seis cilindros e 350 cavalos de potˆncia.

Publicidade

Antes de buscar patrocinadores e fazer a inscri‡Æo na Light, Oscar precisou conversar com os filhos – um garotÆo de 13 anos e duas jovens, de 17 e 18 anos. O piloto nÆo se arrependeu da decisÆo.

O Aut¢dromo de Jacarepagu  foi homologado em dezembro de 1977 pelo engenheiro italiano da FIA (Federa‡Æo Internacional de Automobilismo) Alberto Rogano. O circuito recebeu a F¢rmula-1 pela primeira vez no dia 29 de janeiro de 1978. A prova foi vencida pelo argentino Carlos Reutemann, da Ferrari, e Emerson Fittipaldi, da Copersucar, foi o segundo colocado. Alain Prost ‚ o piloto com maior n£mero de vit¢rias no Grande Prˆmio do Brasil (disputado no Rio) de F-1 (82, 84, 85, 87 e 88).

A Stock Light tem nove etapas e a equipe do carro campeÆo vai receber desconto de 50% no aluguel do motor Chevrolet da V8 em 2004, al‚m de pneus para toda a temporada. O campeÆo da Stock Light tamb‚m vai ganhar de prˆmio um Astra GSI 0KM, o segundo colocado no final do ano leva um Celta e o terceiro colocado um cheque de R$ 10 mil.

Nokia, apresenta a Stock Car Brasil, com a promo‡Æo e organiza‡Æo da Vicar Promo‡äes, com comercializa‡Æo da Sports Momentum e supervisÆo da Confedera‡Æo Brasileira de Automobilismo. Os patroc¡nios sÆo de Chevrolet e Pirelli e co-patroc¡nios de Medley e Repsol.

Publicidade