Publicidade

Os pilotos da Repsol Honda Team Dani Pedrosa e Stoner ofereceram um espectáculo emocionante desde o princípio, disputando taco a taco a primeira volta, com Stoner a alcançar a dianteira na segunda. Jorge Lorenzo, da Factory Yamaha Team, aproveitou para escalar para segundo e perseguir o australiano, que rapidamente se distanciou.

Casey Stoner, da Repsol Honda, venceu duas vezes seguidas, tornando-se líder do campeonato de MotoGP™ com a vitória no Grande Prémio de Portugal Circuito Estoril.

Casey Stoner, da Repsol Honda, venceu duas vezes seguidas, tornando-se líder do campeonato de MotoGP™ com a vitória no Grande Prémio de Portugal Circuito Estoril.

O companheiro de equipa de Lorenzo, Spies, que estivera em quarto, saiu da trajectória e caiu para sétimo, seguido de perto por Valentino Rossi, da Ducati Team. Entretanto, decorridas quatro voltas, Andrea Dovizioso ((Monster Yamaha Tech 3) ultrapassou o seu companheiro de equipa Cal Crutchlow, posicionando-se provisoriamente em quarto, atrás de Pedrosa.

A 21 voltas do fim, Lorenzo e Pedrosa aproximavam-se perigosamente do líder Stoner, com uma diferença de menos de um segundo. Na mesma volta, Crutchlow saiu da trajectória na Curva 1 ao tentar ultrapassar o seu companheiro de equipa italiano, mas conseguiu regressar à posição, prosseguindo a batalha pelo quarto lugar.

Publicidade

A 16 voltas do fim, Mattia Pasini da Speed Masters CRT sofreu uma queda ao perder a dianteira da sua ART. Simultaneamente, Iván Silva retirou-se quando as dores resultantes da colisão no warm-up desta manhã se tornaram insuportáveis.

A meio da corrida, Lorenzo estreitava a distância com Stoner, enquanto o seu companheiro da Yamaha ultrapassava Stefan Bradl (LCR Honda MotoGP) para o oitavo lugar. O dia da Avintia Blusens não correu pelo melhor. Yonny Hernandez caiu a 11 voltas do fim, mas escapou ileso.

O difícil começo de temporada da Paul Bird Motorsport parece perpetuar-se, com o britânico James Ellison a voltar às boxes, a nove voltas do fim, com problemas mecânicos na ART. Karel Abraham (Cardion AB Racing) sofreu uma queda a cinco voltas do fim, sendo este o terceiro Grande Prémio consecutivo que não consegue completar.

Com o final da batalha renhida entre os pilotos da Monster Yamaha Tech 3 a aquecer, Crutchlow, ao tentar desesperadamente ultrapassar o italiano, alargou mais uma vez a trajectória. Mais atrás, Bradl chegava outra vez a oitavo à custa de Spies, que reagiria imediatamente

Publicidade

Três voltas antes do fim, quando Lorenzo parecia alcançar Stoner, o australiano meteu prego a fundo e voltou a alargar a distância para mais de um segundo. No final, foi Stoner o primeiro a ver a bandeira de xadrez, seguido de Lorenzo e Pedrosa. Stoner tem agora uma vitória em cada uma das pistas do calendário de Moto GP na categoria rainha.

Andrea Dovizioso aguentou a peugada de Crutchlow e acabou em quarto, pela primeira vez à frente do seu companheiro de equipa nesta temporada. Álvaro Bautista (San Carlo Honda Gresini) fez uma sólida exibição ao manter-se em sexto do princípio ao fim. Em sétimo, Valentino Rossi fez a melhor prova da temporada, batendo Ben Spies da Yamaha, que não recuperou do arranque difícil. Stefan Bradl da LCR terminou em nono, enquanto Héctor Barberá (Pramac Racing) fechou o Top 10. Espargaró, da Electronics Aspar, conquistou o melhor posto de CRT pela segunda prova seguida.