O Insurance Institute for Highway Safety, Instituto de Seguro pela Segurança Rodoviária, é um dos testadores de qualidade de segurança dos automóveis comercializados nos Estados Unidos.
O pequeno teste de ‘quina dianteira’, introduzido por eles em 2012 e que substitui o teste de 25% da dianteira inteira de um veículo contra outro a 64 km/h, agora colide contra uma barreira fixa a 56 km/h. Esses testes mostram que em muitos casos os airbags, os assentos e outras peças estruturais são desviados de sua posição original.
No testes do Honda Fit, por exemplo, a coluna de direção recuou tanto para dentro do carro que a cabeça do ‘dummy’ (o boneco antropométrico e antropofórmico de teste), deslizou pelo airbag e bateu no painel de instrumentos, deixando o veículo como um dos piores em termos de potenciais danos ao motorista.
A Honda respondeu dizendo que o Fit 2015, que chega ao mercado dentro de alguns meses, estará entre cinco carros pequenos que passam pelo teste como ‘bom’. Um novo Civic quatro portas, uma classe mais alta e 170 kg mais pesado que um Fit, recebe boas notas nos outros quatro testes, incluindo o de resistência de capota e de impacto lateral.
Carros com notas ‘marginais’ no grupo foram, entre outros, o Mazda 2, Kia Rio e Toyota Yaris. Os que receberam notas ‘pobres’ foram os Toyota Prius C, Mitsubishi Mirage e Hyundai Accent.