Cartas Por motonline 05/02/2007 12:16 (há 19 anos).

Foto: Sundown STX: em breve

Gostaria de ver testes com a nova moto da Sundown, a STX Motard de 200 cc. como por ex consumo, ilumina‡ao, estabilidade, potencia, torque, frenagens, resposta ao acelerador, onde se descaca melhor (cidade ou trilha) e tudo mais!
Fabricio – Tangar  – SC
tenho sundown hunter 90 , e gostaria de saber onde posso achar aro de liga leve para ela e escapamentos esportivos (a sundown nÆo vende) ou se de outras motos serve para ela?
Leonardo – nova igua‡u – rj
NÆo conhecemos esses fornecedores. Vc pode pesquisar em nosso f¢rum Motonline. Quanto ao teste da STX, j  est  pautado.

Motard
tite qual a vantagem em modificar uma falcon ou uma xt 660 original numa supermotard ou ‚ meramente aparˆncia?
carlos – rio negro pr
Eu nÆo vejo nenhuma vantagem t‚cnica, apenas est‚tica.

Lisarb
Tite, adoro ler quando vc escreve sobre Lisarb, mas o texto “Onde vamos parar?” vocˆ se superou. Nao estou puxando saco, estou falando a verdade, voce nao deveria escrever apenas para o publico das motos, mas textos como este deveriam sair em todos os grandes jornais, revistas e tele-jornais do pais, estamos precisando de ler opnioes como estas, de pessoas indignadas e que em nenhum momento perdem a razao em suas argumentacoes. “Este pais” vai comecar a se arrumar quando a IMPUNIDADE nao mais imperar. Parabens mais uma vez!
Leandro – Belo Horizonte/MG

Foto: XT 660 motard

Aros
Tite, parab‚ns pelo livro, tenho uma Falcon 2007 e troquei os aros pelos de aluminio, gostaria de saber quais sÆo as vantagens e as desvantagens de ferro para aluminio? por serem mais leves teria algum problema com estabilidade da moto?
David – Osasco, SP
Os aros de alum¡nio sÆo mais leves e resistentes que o a‡o e nÆo prejudica a estabilidade da moto.

Amazonas
gostaria que o Tite me enviasse alguns reviews sobre a Amazonas, Kahena e principalmente a TMA 1600. O q tem de diferen‡a da kahena para a TMA?
Luiz – Porto Alegre – RS
Boa id‚ia, nÆo conhe‡o a TMA, achei muito parecida com a Kahena.

Voadora
Tite, hoje estava na rua, e tenho uma cg 125 – 2000, eu estava acelerando bem e passou um cara com 150 pelos adesivos era 2007 o cara passou que nem um tiro do meu lado mesmo eu acelerando bastante. Depois paramos de lado no farol. e o cara tamb‚m saiu voando. A titan 150 anda tudo isso a mais ou a minha cg t  com problema?
Ulysses – SÆo Paulo
Pode ser um pouco de cada: sua CG pode estar sem manuten‡Æo adequada e a CG 150 ‚ realmente mais veloz.

Kit
Tio Tite, numa resposta de 24/1 vocˆ disse que tem muita paciˆncia com as mo‡as, por acaso a Dona Tita nÆo acessa o Motonline? Se eu escrevesse algo assim, minha patroa me arrancava o coro com uma faca de passar margarina. Bom, o que me interessa ‚ outra vez lhe importunar, encontrei em alguns sites kits para aumento de cilindrada, para minha moto tinha de R$ 350 a R$ 600, esses kits em geral, funcionam bem ou a durabilidade do motor vai pras cucuias? Minha moto ‚ 200cc, tinha kits para 220cc e 240cc.
Ricardo – Vera Cruz – PR
A dona TitÆ nÆo agenta mais ler ou ouvir falar em motos! Sim, seu motor vai pra cucuia mais cedo!

Dif¡cil
Tite, Estou com uma duvida. Minha moto Bros 150es todo dia de manhÆ ‚ um tormento para pegar, eu ligo ela com o afogador puxado dou umas aceleradas e o solto, em poucos segundos ela morre, em seguida fa‡o o mesmo procedimento, mas logo ap¢s ela morre de novo, e se eu deixar o afogador puxado ela morre e com ele no meio acontece como antes, demora 1 minuto para ela pegar legal, mas isso ‚ se eu acelerar ela bastante, e o clima aqui ‚ quente.
Felippe – Americana – SP
Experiente mudar o fornecedor de gasolina e at‚ mudar o tipo de gasolina.

Querosene
Tite, o profeta dos malas, estive em um posto abastecendo minha tornado com gasolina aditivada e o frentista me deu uma informa‡Æo que me deixou intrigado. Ele disse pra mim encher o tanque com gasolina comum e colocar uns 300ml de querosene, disse que funciona melhor que gasolina aditivada! Ser  que funciona mesmo?
Cl udio – Goiƒnia – GO
Manda prender esse filho dum corno! Vai destruir seu motor!

Garapa legal
Para o “motociclista X” aqui do Recife: Sou um grande apreciador de caldo de cana e de motos. Primeira coisa: aqui no Recife ningu‚m fala “garapa” e sim caldo de cana, gostoso e saboroso como nossa terra. Segunda coisa:os motores usados nos engenhos de cana portateis, sÆo motores estacionarios da Honda de 4,5.5 e 6.5 cv. Realmente sÆo parecidos com os da cg 125, mas podem ser comprados em v rias revendas e tamb‚m vem acoplados com os respectivos engenhos. O povo aqui ‚ pobre mas tenta ser honesto.
Raimundo – Paulista/ PE
A palavra “garapa” foi de minha autoria, paulistano que tamb‚m adora caldo de cana!

Escape
Tite, tenho uma pequena curiosidade, porque a Twister 250 tem apenas uma sa¡da do escape saindo do motor e a Intruder 250 ten duas sa¡das do escape saindo do motor? Essa diferen‡a ‚ s¢ est‚tica ou tem algo mais?
Cleudo – JoÆo Pessoa – PB
Tem razäes t‚cnicas, com duas sa¡das os gases sÆo expelidos com mais velocidade, por‚m prejudica a retomada em baixa. Tamb‚m pode ser op‡Æo em fun‡Æo do tamanho e distƒncia entre as v lvulas de escape.

Potˆncia
Tite, olhando uma das intermin veis discussäes entre donos de Twisters e Fazers que rolam por a¡, olha o que eu achei: “As 2 fabricas utilizam maneiras diferentes de medir a potencia da moto. A honda utiliza a medicao no eixo do virabrequim, q despreza as perdas com atrito na transmissao final. A yamaha utiliza a medi‡ao direta na roda, ou seja, a potencia real q eh transferida ao solo. POr isso qd a TW foi para o dyno mostrou so 19cv, enquanto o da Fazer ‚ 21cv”. Tem algum fundo de verdade nessa afirma‡Æo? Juro que o cara conseguiu me confundir.
Rosalvo – SÆo Bernardo do Campo – SP
O “cara” que escreveu isso foi eu mesmo!

Elogio
Eu nÆo conhecia o site, achei em uma busca de informa‡äes sobre a Biz 125 que estou adquirindo em troca da minha C100. Simplesmente me deliciei com os textos dos testes (desculpem a cacofonia) do Geraldo Tite Simäes, e adorei tamb‚m a forma humorada, clara e direta com que as perguntas sÆo respondidas. Fazia tempo que eu nÆo achava um ve¡culo de informa‡äes internet tÆo bom. Vocˆs estÆo de parab‚ns mesmo e ganharam mais um fÆ que vai devorar cada p gina deste site.
Alexandre – Curitiba
Oba, aproveita e compra meu livro tamb‚m!

Encontro
e a¡ tite, na boa? nÆo sei se vc se liga em encontros de motos, mas aqui na minha cidade existe o “Moto Road” que por aqui ‚ alardeado como o maior encontro de motociclistas da Am‚rica Latina. Vc saberia se essa informa‡Æo procede? junta muito motoqueiro l , de todos os cantos do Brasil e at‚ de outros pa¡ses, mas da¡ a ser o maior da AL, sei nÆo.
Max – Campo Grande – MS
Humm, deve ser boa oportunidade pra montar minha barraquinha de venda do livro! Tem um quarto sobrando na sua casa?

Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos