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A série de scooters Burgman, conhecida no Japão como Skywave, é produzida pela Suzuki com motores de 125 a 638 cm³. Extinta no Brasil, a família deixou saudades por aqui, especialmente o seu modelo de entrada, o Burgman 125, produzido em duas versões, de 2006 a 2019.

 

Primeira geração do Burgman 125 esteve à venda de 2006 a 2010

Suzuki Burgman 125

O Burgman 125 foi lançado no mercado nacional como AN 125 Burgman, ainda em sua versão carburada, em 2006. Assim, liderou o processo de popularização dos scooter pequenos, práticos e econômicos, que hoje fazem sucesso com Elite 125, Neo e outras opções.

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Burgman ‘i’ 125 chegou já como modelo 2012 e permaneceu no mercado até 2019

Em 2010 a Suzuki encerrou a montagem da primeira geração do Burgmanzinho, que foi seguida pela chegada da segunda geração, em 2011 – já como modelo 2012. Era o Burgman i 125, agora com injeção eletrônica e atendendo às novas normas de emissões do Brasil. Porém, a demora para lançar a atualização lhe custou a liderença do mercado, tomada pelo Honda Lead.

Concorrência observou e veio forte no promissor nicho, com produtos como a Honda Lead

O que muda no Burgman i

O principal destaque era a adoção da injeção eletrônica, que garantiu uma aceleração ‘sem buracos’ e mais economia. Entretanto, o novo conjunto cobrava seu preço na potência, pois retirava significativos 3 cv do pequeno scooter. Desta forma, o Burgman i desenvolvia apenas 9 cv e 0,95 kgf.m de torque, contra 12,3 cv e torque de 1,1 kgf.m do antecessor.

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Mais versátil, menos potente e com diferenças sutis no visual. Assim é o Burgman ‘i’

A nova geração do scooter tinha outras novidades. No visual, recebeu faról e setas dianteiras reposicionados e perdeu o para-lamas dianteiro, que costumava vibrar muito em movimento. Também ganhou novo asento e chamativos espelhos retrovisores que, com hastes largas, acompanhavam as cores da carroceria.

Fim da linha ao Burgman 125

O pequeno scooter da Suzuki seguiu nas vitrines até 2019, praticamente sem alterações, quando foi aposentado sem deixar substituto. Mais ou menos, na verdade.

Parece o Burgman, mas nao é. Eis o Lindy 125, sucessor do Suzuki – produzido pela HaoJue

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Acontece que em 2017 o grupo JTZ, que representa a Suzuki no Brasil, passou a comercializar motos das marcas Kymco e HaoJue, focadas, respectivamente, em scooter médios e motocicletas de baixo custo. Desta forma, a Suzuki se reposicionou no mercado e passou o bastão dos scooter de entrada ao HaoJue Lindy 125 que, na prática, acabou substituindo o Burgman.

Pontos positivos

Os principais atrativos do Burgman 125 são a praticidade e o baixo custo, especialmente de aquisição. Equipado com compartimento sob o assento e porta luvas, garante boa capacidade para levar as tralhas do dia a dia, agradando ao uso em cidades.

Suzuki Burgman i volta às ruas renovada

No nosso teste o Burgman 125 cumpriu com êxito a missão de ser um veículo urbano

Pontos negativos

Na ciclística ele perde pontos pela posição das pedaleiras e cavalete central, itens que acabam raspando no chão em curvas mais fechadas. Seu principal ponto negativo, porém, é o consumo. Não que a média de 31,6 km/litro (registrada em nosso teste de 2011) seja um vexame, mas está bem abaixo do esperado para a categoria – o Elite, por exemplo, rodacerca de 50 km/litro em perímetro urbano.

Consumo do Burgman não é vergonhoso, mas está bem abaixo dos números de concorrentes como o Honda Elite 125

Os outros pontos negativos estão mais para características comuns a veículos da classe. Entre eles, o pequeno curso das suspensões (não especificado pela fabricante, mas suficiente para gerar incontáveis fins de curso em lombadas e buracos) e o desempenho insuficiente para rodar com garupa, especialmente em rodovias. Com cerca de 10 cv de potência, rodar com o Burgman 125 na casa dos 100 km/h (no painel) não é missão fácil.

Burgman segue à venda no exterior. Na foto, o modelo 2020

Por fim, é comum ver proprietários fazendo críticas ao pós-venda da Suzuki, o que acaba gerando alguma dificuldades ou espera para encontrar peças de reposição. Para conferir as opiniões dos donos, acesse o Guia de Motos.

Suzuki Burgman 125 vale a pena?

O Burgman atende bem sua proposta. É um veículo prático, de fácil manutenção e que garante deslocamentos rápidos no trânsito da cidade. Se esta é a sua necessidade, considere comprar um Burgman com tranquilidade. Claro, fique atento ao estado de conservação e cuidados com a manutenção antes de efetuar a compra.

Preço médio do Burgman 125 varia de pouco mais de R$ 3 mil até quase R$ 8 mil

O preço deste Suzuki pode ser convidativo. Segundo a FIPE, o valor médio de Suzuki AN 125 Burgman ano 2006 é de R$ 3.120. No meio do caminho está o ‘i’ 2012, primeiro modelo da segunda geração, com preço médio de R$ 5.462. Já o valor médio de um modelo 2019 é de R$ 7.905. Um Lindy 125 0km custa aproximadamente R$ 9.973 nas concessionárias.

Para saber mais, ver a ficha técnica ou opinar sobre a Suzuki Burgman 125, acesse o Guia de Motos!

Ficha técnica Suzuki Burgman i 125

Motor
Tipo 4 tempos, 1 cilindro
Cilindrada 124 cc
Arrefecimento Ar
Combustível Gasolina
Potência Máxima: 9 cv a a 7.500 rpm
Torque Máximo: 0,95 kgf.m a 6.000rpm
Alimentação: Eletrônica
Partida: Elétrica
Transmissão: CVT
Suspensão e rodas
Suspensão dianteira: Garfo telescópico
Suspensão traseira:
Balança articulada, de monoamortecimento hidráulico, mola helicodial, com ajustes
Chassi: Aço
Pneu Dianteiro: 90/90-10 50J, sem câmera
Pneu Traseiro: 100/90-10 56J, sem câmera
Dimensões e capacidades
Peso a seco: 111 kg
Comprimento: 1840 mm
Largura: 640 mm
Altura do Banco: 730 mm
Distância entre Eixos: 1230 mm
Capacidade do tanque: 6 litros
Preço (FIPE, janeiro de 2021)
2006: R$ 3.120,00
2019: R$ 7.905,00

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza