A série de scooters Burgman, conhecida no Japão como Skywave, é produzida pela Suzuki com motores de 125 a 638 cm³. Extinta no Brasil, a família deixou saudades por aqui, especialmente o seu modelo de entrada, o Burgman 125, produzido em duas versões, de 2006 a 2019.
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- Relembre o teste com o Suzuki Burgman i 125
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Suzuki Burgman 125
O Burgman 125 foi lançado no mercado nacional como AN 125 Burgman, ainda em sua versão carburada, em 2006. Assim, liderou o processo de popularização dos scooter pequenos, práticos e econômicos, que hoje fazem sucesso com Elite 125, Neo e outras opções.
Em 2010 a Suzuki encerrou a montagem da primeira geração do Burgmanzinho, que foi seguida pela chegada da segunda geração, em 2011 – já como modelo 2012. Era o Burgman i 125, agora com injeção eletrônica e atendendo às novas normas de emissões do Brasil. Porém, a demora para lançar a atualização lhe custou a liderença do mercado, tomada pelo Honda Lead.
O que muda no Burgman i
O principal destaque era a adoção da injeção eletrônica, que garantiu uma aceleração ‘sem buracos’ e mais economia. Entretanto, o novo conjunto cobrava seu preço na potência, pois retirava significativos 3 cv do pequeno scooter. Desta forma, o Burgman i desenvolvia apenas 9 cv e 0,95 kgf.m de torque, contra 12,3 cv e torque de 1,1 kgf.m do antecessor.
A nova geração do scooter tinha outras novidades. No visual, recebeu faról e setas dianteiras reposicionados e perdeu o para-lamas dianteiro, que costumava vibrar muito em movimento. Também ganhou novo asento e chamativos espelhos retrovisores que, com hastes largas, acompanhavam as cores da carroceria.
Fim da linha ao Burgman 125
O pequeno scooter da Suzuki seguiu nas vitrines até 2019, praticamente sem alterações, quando foi aposentado sem deixar substituto. Mais ou menos, na verdade.
Acontece que em 2017 o grupo JTZ, que representa a Suzuki no Brasil, passou a comercializar motos das marcas Kymco e HaoJue, focadas, respectivamente, em scooter médios e motocicletas de baixo custo. Desta forma, a Suzuki se reposicionou no mercado e passou o bastão dos scooter de entrada ao HaoJue Lindy 125 que, na prática, acabou substituindo o Burgman.
Pontos positivos
Os principais atrativos do Burgman 125 são a praticidade e o baixo custo, especialmente de aquisição. Equipado com compartimento sob o assento e porta luvas, garante boa capacidade para levar as tralhas do dia a dia, agradando ao uso em cidades.
Pontos negativos
Na ciclística ele perde pontos pela posição das pedaleiras e cavalete central, itens que acabam raspando no chão em curvas mais fechadas. Seu principal ponto negativo, porém, é o consumo. Não que a média de 31,6 km/litro (registrada em nosso teste de 2011) seja um vexame, mas está bem abaixo do esperado para a categoria – o Elite, por exemplo, rodacerca de 50 km/litro em perímetro urbano.
Os outros pontos negativos estão mais para características comuns a veículos da classe. Entre eles, o pequeno curso das suspensões (não especificado pela fabricante, mas suficiente para gerar incontáveis fins de curso em lombadas e buracos) e o desempenho insuficiente para rodar com garupa, especialmente em rodovias. Com cerca de 10 cv de potência, rodar com o Burgman 125 na casa dos 100 km/h (no painel) não é missão fácil.
Por fim, é comum ver proprietários fazendo críticas ao pós-venda da Suzuki, o que acaba gerando alguma dificuldades ou espera para encontrar peças de reposição. Para conferir as opiniões dos donos, acesse o Guia de Motos.
Suzuki Burgman 125 vale a pena?
O Burgman atende bem sua proposta. É um veículo prático, de fácil manutenção e que garante deslocamentos rápidos no trânsito da cidade. Se esta é a sua necessidade, considere comprar um Burgman com tranquilidade. Claro, fique atento ao estado de conservação e cuidados com a manutenção antes de efetuar a compra.
O preço deste Suzuki pode ser convidativo. Segundo a FIPE, o valor médio de Suzuki AN 125 Burgman ano 2006 é de R$ 3.120. No meio do caminho está o ‘i’ 2012, primeiro modelo da segunda geração, com preço médio de R$ 5.462. Já o valor médio de um modelo 2019 é de R$ 7.905. Um Lindy 125 0km custa aproximadamente R$ 9.973 nas concessionárias.
Para saber mais, ver a ficha técnica ou opinar sobre a Suzuki Burgman 125, acesse o Guia de Motos!
Ficha técnica Suzuki Burgman i 125 |
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Motor | |
Tipo | 4 tempos, 1 cilindro |
Cilindrada | 124 cc |
Arrefecimento | Ar |
Combustível | Gasolina |
Potência Máxima: | 9 cv a a 7.500 rpm |
Torque Máximo: | 0,95 kgf.m a 6.000rpm |
Alimentação: | Eletrônica |
Partida: | Elétrica |
Transmissão: | CVT |
Suspensão e rodas | |
Suspensão dianteira: | Garfo telescópico |
Suspensão traseira: |
Balança articulada, de monoamortecimento hidráulico, mola helicodial, com ajustes
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Chassi: | Aço |
Pneu Dianteiro: | 90/90-10 50J, sem câmera |
Pneu Traseiro: | 100/90-10 56J, sem câmera |
Dimensões e capacidades | |
Peso a seco: | 111 kg |
Comprimento: | 1840 mm |
Largura: | 640 mm |
Altura do Banco: | 730 mm |
Distância entre Eixos: | 1230 mm |
Capacidade do tanque: | 6 litros |
Preço (FIPE, janeiro de 2021) | |
2006: | R$ 3.120,00 |
2019: | R$ 7.905,00 |