O que um engenheiro de motocicletas poderia fazer durante a sua aposentadoria? Bem, o ex-colaborador da Suzuki, Kunio Arase, está trabalhando em um Drone com motor de moto… e não é uma motocicleta qualquer, mas sim da superesportiva GSX-R 1000R, uma máquina de 200cv! Veja como está ficando o projeto.
Engenheiro cria Drone com motor de moto superesportiva!
Arase é um conceituado engenheiro. E não é para menos, já que colaborou no desenvolvimento de motos super poderosas como a família Suzuki GSX-R e a mítica Hayabusa – a moto mais rápida do mundo, quando criada. Aposentado da marca, ele pode até ter desistido de trabalhar diretamente em motocicletas, mas parece que as motos não deixaram seu coração.
Isso porque, no último mês de outubro, a Arase Aizawa Aerospatiale LLC (composta pelos co-representantes Yoshihiro Aizawa e o próprio Kunio Arase) apresentaram seu novo projeto. Nada menos que um drone alimentado por um motor de quatro cilindros em linha de 1.000 cc.
Sim, a novidade foi projetada por Arase, com um monte de peças da superesportiva Suzuki GSX-R. O drone foi exibido na Fifth Nagoya Robodex Exhibition e chama-se AZ-1000.
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Projeto segue em desenvolvimento
Obviamente, a máquina não é um drone elétrico movido a bateria. No entanto, é um modelo não tripulado – então ainda não é uma moto voadora. E essa curiosa novidade nem foi experiência voadora de Arase com motor de moto. O primeiro drone foi o AZ-500, construído em 2021 – e que apresentava peças de dois motores GSX-R 250.
Usar um motor de moto superesportiva em um drone chama a atenção. Embora Arase não tenha entrado em detalhes do projeto, ele disse à publicação japonesa ‘Young Machine’ que duas das principais preocupações eram diminuir o peso e as vibrações.
Até o momento, muitas peças são de uma GSX-R 1000 no drone. Mas o engenheiro segue trabalhando na construção do motor, bem como em um projeto de transmissão – ainda com patente pendente.
O drone é movido a gasolina e as estimativas de tempo de cruzeiro são de cerca 11 vezes a taxa de drones atuais movidos a bateria. De acordo com Aizawa, o antigo projeto AZ-500, desenvolvido anteriormente, consumia oito litros por hora.
E para que serve esse projeto? Qual a funcionalidade de um drone com motor de GSX-R? Segundo Arase, essas máquinas poderiam ser usadas pelos serviços de emergência para ajudar pessoas, atendendo Bombeiros, Forças de Autodefesa do Japão e similares. Será que essa novidade poderia também ajudar aqui no Brasil?