Mostrada recentemente no Salão de Milão, a nova Suzuki GSX-R1000 difere do modelo atual em dois detalhes principais. O escapamento e as pinças radiais monobloco Brembo, as primeiras colocadas em uma superbike japonesa. O escapamento, além de outros detalhes, diminui o peso em 2Kg em relação ao modelo atual.
Outros pequenos ajustes que foram realizados no motor de quatro cilindros em linha, seguindo as tendências mais recentes, são: razão de compressão incrementada de 12,8:1 to 12,9:1; novas válvulas de titânio, mais leves, permitindo menos massa nos movimentos recíprocos e novas curvas para os seus levantes. Além disso, os pistões são 11% mais leves e as laterais dos cilindros são chanfrados num padrão pentagonal, de forma a aumentar a mobilidade do ar na parte inferior dos pistões. Essa medida diminui a resistência ao movimento descendente, o que resulta em maior potência.
O escapamento 4x2x1 é bem mais leve e contribui para maior agilidade e dirigibilidade. Melhorou a entrega de potência nas faixas médias de rotação para melhor aceleração nas saídas das curvas. Quanto ao chassi, se manteve as duas barras numa construção mais leve, o que também requisitou alterações nas suspensões. As bengalas BPF (big piston forks) são de 43mm da Showa.
As 600 e 750 também devem compartilhar o mesmo sistema Brembo de freios com pinças monobloco.