Nesta semana, a Suzuki revelou ao mundo a nova GSX-S 1000GT. O modelo grand tourer é baseado na naked S 1000, também apresentada em 2021, e deve vir ao Brasil em breve.
Poucos dias após o lançamento global, a subsidiária local enviou material à imprensa com detalhes sobre a novidade. Além disso, afirmou que os envolvidos estão ‘ansiosos para anunciar a data de sua vinda para o Brasil‘, previsto para acontecer ‘num próximo contato’.
Como é a nova Suzuki 1000cc
A proposta da nova Suzuki GSX-S 1000GT é clara. O modelo quer entregar conforto para duas pessoas, comodidade para viagens, estabilidade e segurança, mas sem abrir mão da esportividade. É algo similar ao que já acontece, entre outras concorrentes, com a Kawasaki Ninja 1000 SX.
Assim, o GT é equipada com o mesmo motor da 1000cc naked, mas com ajustes pontuais nos sistemas de alimentação, exaustão e aceleração. Na prática, deve ter uma curva de desempenho mais suave e maior faixa de rotação útil, a fim de tornar a experiência mais confortável.
Trata-se de um propulsor de quatro cilindros em linha, DOHC, 16 válvulas e arrefecimento a líquido. Com 999 cm³, ele gera 152 cv a 11 mil rpm e 11 kgf.m de torque a 9.250 rpm. Sua priemeira aplicação foi na superbike GSX-R 1000R então, claro, adaptado para as pistas.
Uma 1000cc confortável
A Suzuki se preocupou com vários detalhes para fazer da GT uma moto apta a longos períodos sobre o asfalto. A primeira mudança está no assento, largo e com dois níveis bem definidos. Ele combina com uma nova posição de pilotagem, influenciada pelo guidão mais largo e alto e com a nova posição das pedaleiras, levemente avançadas.
E ainda tem a proteção aerodinâmica gerada pela carenagem integral. Com design agressivo e ‘toque transformer’ – que remete a modelos como a Yamaha MT-10 -, o novo componente comporta sistema de iluminação full LED e winglets.
Para rodar tranquilo, o modelo promete mais de 350 km de autonomia. Isto graças ao grande tanque de 19 litros. Já o consumo desta Suzuki 1000cc é de 18,8 km/litro, de acordo com as informações da fabricante.
Tecnologia
Quem comprar a nova Suzuki levará para casa uma sport touring com três modos de pilotagem, controle de tração de cinco níveis e quickshifter. Ainda, há cruise control, sistema de partida fácil, embreagem deslizante e ABS adaptado para curvas, dentre outras tecnologias.
Tudo é gerenciado pela tela TFT de 6,5 polegadas, que permite uma grande quantidade de combinações de layout. O sistema é compatível com iOS e Android via USB ou Bluetooth, permitindo acesso a mapas, agenda, mídia e contatos.
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Nova Suzuki 1000cc: preço e vinda ao Brasil
A nova Suzuki 1000cc chega ao primeiro mundo nos próximos meses, até novembro. Seu preço médio na Europa será de 15 mil euros, cerca de R$ 93 mil em conversão direta.
Já a versão ‘Travel Edition’, equipada com as malas laterais e outros acessórios, sai por 15.250 euros. Para comparação, por lá a naked GSX-S 1000 custa 12.900 euros.
Apesar da Suzuki do Brasil deixar claro seu interesse em trazer a nova GT ao país, ainda não sabemos quando isto irá ocorrer, tampouco o preço praticado por aqui. Antes deve vir a naked, até o início de 2022. Mas primeiro grande lançamento da marca no calendário é a big trail V-Strom 1050, que desembarca aqui já no próximo mês.