Publicidade

A Suzuki lançou a nova V-Strom 800 junto da versão naked GSX-8S, durante o Salão de Milão (EICMA), que acontece nesta semana na Itália. As motos chegam equipadas com um novo motor bicilíndrico e recheadas de tecnologia para rivalizar com boas concorrentes – e já estão confirmadas ao Brasil. Confira o que há de novidade nas máquinas japonesas.

Novo motor Suzuki para V-Strom e naked

Ambas as motos Suzuki são movidas pelo novo motor DOHC bicilíndrico paralelo inédito de 776 cm³. Um propulsor refrigerado a líquido, com distribuição de duplo comando com quatro válvulas por cilindro.

O motor adota o sistema patenteado Suzuki Cross Balancer, que utiliza dois balancins posicionados a 90° em relação ao virabrequim – para reduzir as vibrações. A caixa de câmbio é de seis marchas – com sistema de troca rápida bidirecional  – e combinada com embreagem assistida com sistema deslizante.

Novo motor da Suzuki V-Strom 800 e versão naked

Publicidade

Curiosamente, a Suzuki manteve o nome V-Strom na trail, mesmo com o motor trocando o tradicional formato de V por dois cilindros em linha. A nova 800 DE tem 84,3 cv de potência a 8.500 rpm e torque de 7.8 kgf.m a 6.800 rpm. Já a naked GSX-8S entrega os mesmo números, apenas com a potência levemente reduzida para 82.9 cv.

Para além do ponto de vista mecânico, o nível eletrônico também tem relação estreita entre a V-Strom 800 DE e a GSX-8S. Isso porque as duas novas motos compartilham o Suzuki Intelligent Ride System, para gerenciar todos os sistemas de bordo de maneira integrada.

Suzuki V-Strom 800 DE 

Se o motor da nova V-Strom 800 DE rompe com o passado, no visual a moto aposta na DR-Z da década de 1980 – como já vimos na V-Strom 1050. A moto evolui para linhas mais acentuadas, mas também remete à antiga trail. Já os faróis de LED sobrepostos são uma das últimas tendências da Suzuki, abaixo do para-brisa ajustável em três posições.

Publicidade

Em termos de tecnologia, a nova V-Strom tem três níveis de controle de tração. Além disso, o Suzuki Traction Control System oferece, por exemplo, tem uma função específica G (Gravel) – que permite fazer algumas derrapagens na aceleração.

Suzuki V-Strom 800 DE 

Suzuki V-Strom 800 DE

Já o ABS dá a possibilidade de selecionar duas lógicas de operação e possivelmente excluir a função antibloqueio na roda traseira. Além disso, o Suzuki Drive Mode Selector tem três modos de pilotagem. Tudo isso monitorado pelo display multifuncional TFT de 5 polegadas.

Quanto ao chassi, a V-Strom 800 DE conta com uma estrutura tubular de aço combinada com a suspensão Hitachi Astemo (Showa) totalmente ajustável em pré-carga de mola e hidráulica. As rodas são raiadas são de 21 e 17 polegadas.

Publicidade

Ambas as novas Suzuki compartilham painel TFT

Veja também:

Suzuki GSX-8S 

A nova naked Suzuki GSX-8S chega posicionada entre a SV 650 e a GSX-S 1000, além de visualmente inspirada na 1000cc, com farol de LED empilhado e lanterna traseira integrada ao suporte da placa. O modelo exibe a subestrutura de treliça exposta e conta com suspensão de garfo invertido de 41 mm e monoamortecedor na traseira, ambos da KYB.

A frenagem conta com um par discos 310 mm (dianteiros) e um disco único de 240 mm (traseiro), com ABS de duplo canal. Os rodas são de aro 17, calçando pneus 120/70Z na frente e 180/55Z na traseira, do tipo Dunlop Sportmax Roadsport 2.

Suzuki GSX-8S 

Suzuki GSX-8S

O tanque de combustível tem capacidade para 14 litros e o conjunto pesa 202 kg. A moto tem ainda auxílios eletrônicos, incluindo quickshifter bidirecional, três modos de pilotagem, três configurações de controle de tração. Todos esses recursos são controlados por meio do novo painel TFT de 5 polegadas.

Quando chegam e quanto custam as novas Suzuki

Na Europa, a Suzuki V-Strom 800 DE será vendida em três cores: Petra Yellow, Berlin Grey e Dubai Black. Já a GSX-8S estará disponível em Azul, Branco e Preto. Os preços ainda não foram divulgados.

nova suzuki v-strom 800 amarela

Nova V-Strom já foi confirmada ao Brasil e virá junto da GSX-8S. Elas chegam no segundo semestre de 2023, com preço ainda a ser divulgado

A boa notícia aos brasileiros é que os dois modelos já estão confirmados para o nosso mercado. Assim, a representante JTZ afirmou que tanto a nova V-Strom 800 quanto a GSX-8S chegam ao Brasil no segundo semestre de 2023 – antes ainda deve vir a GSX-S 1000. Os preços serão revelados apenas futuramente.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]