Publicidade

A Honda está trabalhando em uma alta tecnologia de piloto automático. Em resumo, a marca estuda uma nova maneira de integrar todos os sistemas de assistência do mundo automotivo em motocicletas. Tudo isso a fim de acabar com os acidentes. Será possível?

Piloto automático em motos quer acabar com acidentes

Patentes registradas pela Honda exibem que a marca estuda novidades no piloto automático em motos, que incluem não apenas sensores de radar. São também dispositivos baseados em câmeras, luz visível e infravermelho, e alcance de luz.

Tudo isso baseado em laser, para criar uma imagem tridimensional dos arredores da moto em tempo real. Desta forma, será possível monitorar os pontos cegos durante a rodagem.

Honda planeja piloto automático em motos recheado de sensores e sistemas

Publicidade

Esse e demais sistemas auxiliam ainda na assistência na manutenção da faixa, com câmeras monitorando as linhas brancas na estrada, e podendo até evitar obstáculos. Embora estas novidades de sistema estejam bastante próximas dos arranjos baseados em radar, usados atualmente pela Ducati, BMW, KTM e Kawasaki, a configuração da Honda vai um passo além.

Novos sistemas podem ler os obstáculos e perigos na pista

Isso porque a proposta da marca é utilizar também o exílio do controle de direção. Enquanto isso, o computador da moto pode usar o acelerador eletrônico e o sistema ABS para implementar um controle de cruzeiro adaptativo.

Todos esses sistemas podem acompanhar também automaticamente o tráfego ao redor da moto. Desta forma, a motocicleta pode agir mesmo sem intervenção do condutor e pode frear automaticamente para prevenir ou mitigar um acidente, se o sistema detectar o perigo.

Publicidade

Veja também:

Banco de moto ‘segura’ condutor

Os pedidos de patente mais recentes da Honda adicionam ainda mais tecnologia à mistura! Um curioso assento apresentado pela marca se inclina automaticamente, para ajudar a mantê-lo na posição, quando o sistema de freio automático entra em ação.

Honda pensou também em um curioso sistema de selim

O banco é descrito como tendo um atuador embaixo dele “para levantar ou abaixar e suas extremidades traseiras”. O assento pode até inclinar de um lado para o outro nas curvas, quando a moto está no piloto automático.

Publicidade

Novidades podem chegar na Gold Wing e Africa Twin

Ainda parece um pouco improvável que todos esses sistemas de assistência de piloto automático sejam introduzidos em breve pela Honda. Todos os recursos que a marca está desenvolvendo devem ser lançados adicionados lentamente, nos próximos modelos.

No entanto, espera-se que tanto a Gold Wing quanto a Africa Twin ganhem controle de cruzeiro assistido por radar já nas suas próximas atualizações. A big trail vai receber as novidades para se alinhar às concorrentes, enquanto a Gold Wing trará mais tecnologia para longas viagens, se mantendo a topo de linha quando o assunto é touring.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]