Cartas Por motonline 24/09/2009 13:41 (há 16 anos).

Foto: João Tadeu Boccoli

Quando a yamaha lançou a YBR, foi criticada por não ter freio a disco na época. Quando a honda lançou a Bros, disseram que não fazia falta. Quando a yamaha lançou a Fazer com 5 marchas, disseram que fazia falta. Quando a Honda lançou a CB 300, não faz falta. Ou seja, vocês tem que tomar cuidado para não cair na vala comum das revistas especializadas que são financiadas em grande parte pela Honda. E pelo que vi tá cheio de anuncio dela. Nada contra esta ou aquela marca, mas não gosto de reportagens tendenciosas. Faltou voces dizerem pra quem quer comprar a CB 300 a velocidade final dela.
Jeferson, 36, Cuiabá, MT

R: Jeferson, nossas matérias seguem um padrão independente e fazemos absoluta questão que seja assim. De fato há as revistas financiadas como você diz mas nem todas tem essa postura. Cada motocicleta é projetada a um público alvo e temos a preocupação de antes de escrever cada matéria verificar qual é esse público e como o modelo da motocicleta se apresenta a esse povo. Se bem adaptada e com bons recursos e preço apropriados ao usuário terá um comentário condizente e do contrário também. Por exemplo, note que no caso da CB300 o conjunto de pedaleiras e comandos dos pés são iguais aos da
Twister e parece que foram projetados para aquelas japonesas de pés pequenos porque para o usuário comum é difícil sua utilização sem prender os pés aqui e ali. Citamos o problema, assim como a falta do disco na sua traseira e a balança que voltou a ser de aço. Se bem que o tambor vai bem, só que dá mais manutenção.
A falta de uma marcha se sente quando ao mudar, o motor cai numa faixa de giros tal, que não consegue boa aceleração. Fica como que preso num buraco, até que o giro chegue num patamar em que responde mais adequadamente. Aumentando a cilindrada, principalmente como foi feito na CB, colocando um pistão com diâmetro maior, o ganho principal é no torque e até menos na potência específica (CV/cm3).
Mas favorece bastante as acelerações e em elasticidade. Assim, o trabalho do câmbio fica simplificado e nesse caso, com a aplicação da injeção eletrônica, somado ao re-escalonamento da relação conseguiu-se retirar a sexta marcha, mas nem sempre é assim. O trabalho dos engenheiros foi bom nesse caso, porque conseguiram encaixar todas as marchas na melhor faixa de potência para uma aceleração adequada.
Já na velocidade final verificamos sim que ela é a mesma da Twister, pior se considerarmos que agora a moto tem limitador de giros para proteção do motor, coisa que com a antiga, numa descida com vento a favor eles avançavam perigosamente pela faixa vermelha de rotação atingindo uma velocidade até maior. Mas veja: Não é o foco dessa moto a esportividade extrema e sim a maneabilidade nas cidades com boa retomada e economia, não ultrapassa a velocidade máxima permitida nas rodovias. A esse objetivo ela atende bem e considerando o que foi agregado em tecnologia, ainda mais agora com o C-ABS, ela ainda custa caro. Mas esperamos que o preço deve melhorar com o tempo e a maior escala de produção.
Obs: Seu email retornou erro – User unknown

Foto: Bitenca

Olá Bitenca tudo bem ? Minha titan 150 está emitindo uma espécie de estalo intermitente que vem da parte de baixo dela. O espaço de tempo entre cada estalo diminui quando eu aumento a velocidade, e fica mais alto quando eu pego uma subida e quero ir devagar em 2ª por exemplo. O que pode ser isso Bitenca ? Uma outra pergunta. Na sua opinião Bitenca, o que é ser um bom mecânico ? Parabéns pelo site e agradeço pela ajuda, abraços Evandro, 23, Cesário Lange SP.

R: Duas coisas Evandro. Ou o câmbio ou a corrente. Se for o câmbio faz numa marcha só e representa um defeito grave que acaba por destruí-lo, se insistir em andar. Mas parece que no seu caso acontece em todas as marchas e se for assim deve ser corrente mesmo, aumenta por que na subida faz mais força. Mande verificar a relação de transmissão, coroa, corrente e pinhão com urgência. Se quebrar a corrente, você corre o risco de um acidente e outras consequências de prejuízos mecânicos.
A sua outra pergunta é bem mais difícil. Acho que um bom mecânico é um profissional que sempre aprende, deve ter uma boa cultura geral e acompanha o desenvolvimento de novas tecnologias. Deve fazer cursos específicos com as fábricas e sempre consulta os manuais técnicos para manutenção. Sabe que sempre há uma melhor maneira de fazer uma coisa e sempre procura fazê-la da melhor forma, evita o uso de martelos e alavancas para aplicar força sobre as peças, principalmente nas desmontagens de conjuntos. Sabe usar e usa as ferramentas certas para cada serviço. O mau mecânico mexe aqui e ali sem muito pensar e invariavelmente quebra uma coisa ao tentar arrumar outra. É o tipo do cara que quanto mais mexe mais estraga o equipamento, fique longe deles. Os curiosos palpiteiros que arrumam as motos por tentativa e sempre dizem que sabem tudo, adoram uma “gambiarra”. Deixam sobrar peças, principalmente pequenos elementos de fixação que para eles não servem para nada além de dar trabalho. abraços,

Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos