A nova estratégia da Honda está claramente definida: ocupar todos os nichos de mercado significativos para não perder participação. Com quase 80% do mercado brasileiro nas mãos, a empresa mostra que não quer perder espaço. Mas se for pra perder, que seja lutando.
A chegada da CRF 150F é uma clara demonstração disso. Evidente que quem ganha mais é o consumidor, que passa a receber mais atenção e opções de compra. A pequena Honda CRF 150F marca presença como mais uma opção de moto de entrada ao mundo off-road. Quem procurava uma moto especificamente para lazer e esporte, tinha o primeiro degrau logo na CRF 230 dentro do line-up da Honda, uma moto que pode ser complicada para quem está começando.
Então a Honda acha o “buraco” (nicho) e lança a CRF 150F, uma moto para diversão e iniciação ao motocross, enduro ou algum outro esporte fora de estrada. Baixa manutenção, durabilidade, versatilidade e confiabilidade são as marcas desta moto que carrega a popularidade das motos de competição da marca.
As suas linhas lembram exatamente essa classe de motocicletas e os detalhes proporcionam facilidade de uso, manutenção fácil e resistência. O motor é um OHC (Over Head Camshaft) 149,2 cc, de quatro tempos, arrefecido a ar, tem potência máxima de 14 cv a 8.500 rpm, e um torque de 1,33 kgf.m a 6.500 rpm. Estes são números que numa moto leve e descompromissada oferecem muita diversão. Potência regular em baixa rotação que oferece facilidade para ultrapassar obstáculos. Em alta rotação tem boa pegada para acelerar rápido e o conjunto ciclístico com a suspensão permite passar com bastante controle sobre os terrenos mais irregulares.
O motor é alimentado por carburador de venturi de 22,26 mm de diâmetro e o câmbio tem 5 velocidades com trocas de marchas suaves e precisas, num escalonamento muito acertado. A ignição é do tipo CDI (Ignição por Descarga Capacitiva), com bateria selada de 12 V-4Ah.
O chassi é de berço semiduplo, que mantém a ciclística bem comportada, o que resulta em resistência e equilíbrio como principais características, o que mantém a moto leve para manobras rápidas do off-road.
A rodagem vem com pneus off-road de medidas 70/100-19 na dianteira e 90/100-16 na traseira. As suspensões tem curso de 230 mm na dianteira e um Pro-Link na traseira com 227 mm de curso. Elas garantem boa precisão na pilotagem e as rodas permanecem tracionando bem por qualquer tipo de terreno. O freio dianteiro é a disco, com 240 mm de diâmetro e o traseiro, a tambor, tem 110 mm.
O preço é de R$ 8.690,00 colocado no estado de São Paulo e não inclui despesas de frete e seguro. A Honda pretende vender cerca de 190 CRF 150F por mês. A moto tem garantia de 3 meses, sem limite de quilometragem. A CRF 150F modelo 2012 chega às concessionárias Honda a partir deste mês.
Obs.: Para facilitar a discussão sobre esse assunto, criamos um tópico no fórum para os motonliners. Clique aqui para acessar o tópico.