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A Yamaha XTZ 150 Crosser ABS, ou apenas Crosser 150 para os íntimos, é um dos maiores sucessos na história recente da marca no Brasil. Uma moto competente, resistente, versátil e confortável como uma trail de baixa cilindrada deve ser. Mas será que vale a pena comprar em 2024? Não tire sua conclusão antes de ver este teste com pontos positivos e negativos.

 

Crosser 150 2024

Antes de iniciar o review, um agradecimento à Motoryama, concessionária Yamaha na grande Porto Alegre que prontamente cedeu a unidade testada. Nosso ride passou por cidades, rodovias e dedicou um tempo especial para colocar à prova a valentia da pequena XTZ, com direito a muitas estradas de terra, buracos, valetas e até travessia de riachos. O cenário passou, por exemplo, pelas serras do Umbu e do Rabisco, no Rio Grande do Sul.

crosser 2024 azul

A Crosser 2024 é uma moto fácil de pilotar, confortável e bem equipada. Veja onde ela nos surpreendeu no teste

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Atualmente, a Crosser é a única representante da Yamaha no segmento das aventureiras de baixa cilindrada. Desenvolvido no Brasil, o modelo foi lançado em 2014, compartilhando uma série de componentes (inclusive motor, chassi e câmbio) com a YS Fazer 150, apresentada pouco antes. E evoluiu muito desde então.

A atual ‘geração’ está nas lojas desde 2022, ocasião em que recebeu atualizações no visual e também em equipamentos. Para 2024, ganhou novidades apenas estéticas, com novas cores e grafismos para as já conhecidas versões S e Z, com para-lama dianteiro baixo ou alto. Mas a falta de atualizações profundas no atual ano/modelo não significa que a moto está defasada, bem pelo contrário.

 

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Moto trail com melhor custo benefício?

Bem equipada, a XTZ 150 aposta no custo benefício para solidificar seu espaço no segmento. É, de longe, a pequena trail melhor equipada da atualidade. Mas este não é seu único atrativo. Veja alguns pontos positivos onde a Crosser 2024 nos surpreendeu no teste.

1. Itens de série

Como dissemos, nenhuma concorrente é tão completa quanto a Crosser. É a única a combinar freio ABS na dianteira, farol (com canhão e DLR) em LED, freio a disco na traseira, lanterna em LED, suspensão traseira com link, bagageiro, painel completo, tomada 12V e mais alguns recursos. E custa ‘apenas’ R$ 670 a menos que a principal rival, Bros 160. Ou seja, se destaca pelos equipamentos e custo benefício no segmento.

crosser 150 é bem equipada

Com bom custo benefício, a Crosser é a mais completa da categoria. Destaque às luzes em LED, freio ABS e suspensão com link

 

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2. Painel

O novo painel foi um dos upgrades da atual geração, mostrada em 2022. Ele agrada pelo bom nível de informações, indo além do básico predominante na categoria. Assim, mostra velocidade, rotação do motor, marcha engatada, horas, odômetro e os trip A e B, além da função Eco. Também, garante bom nível de visibilidade – mesmo com a opção pelo LCD invertido, onde o fundo escuro costuma gerar reflexos em demasia.

Painel não é um primor de acabamento, mas está um passo acima do padrão das trail pequenas à venda no Brasil

 

3. Desempenho em pisos ruins

Pela posição de pilotagem e funcionamento das suspensões, a Crosser é confortável em todas as situações. Mas ela se sobressai mesmo em terrenos ruins, seja engolindo os buracos na cidade ou encarando obstáculos no off-road.

Alta e esguia, facilita o encaixe do piloto no tanque e passa segurança nas mais diversas situações, tanto em baixa quanto alta velocidade. Também sai de qualquer enrosco com facilidade, algo facilitado pelas boas respostas do motor e leveza do conjunto. Lembrando: são generosos 23,5 cm de altura do solo e sensatos 137 kg na balança, com a moto já completamente abastecida.

crosser 150 na terra off road

O que mais impressiona na Crosser 150 é sua valentia. A pequena XTZ honra o legado da Yamaha e é pura diversão quando o asfalto termina

 

4. Durabilidade do motor

O novo visual, marcado pelo farol com projeto em LED, criou tantos admiradores quanto críticos assim que foi apresentado. Mas se tem algo que nenhum proprietário de Yamaha Crosser reclama é da durabilidade do conjunto motor e câmbio. A pequena usina de 149 cc, SOHC e 2 válvulas é famosa pela robustez, suavidade e baixa necessidade de manutenção. E é flex. Já o câmbio, tem engates macios e 5 velocidades.

Motor é reconhecido pela durabilidade e suavidade. É o mesmo encontrado nas Factor 150, YS Fazer 150 e FZ 15

 

5. Pós-vendas

Para fechar, mais um ponto positivo que pode agradar quem está pensando se vale a pena comprar uma Crosser 2024. A estrutura de pós-venda. Isso porque a pequena trail tem garantia de 3 anos e programa de revisões a preço fixo, algo ainda não disponível em algumas concorrentes diretas.

yamaha crosser S 2024 vermelha

A Crosser também está disponível na versão S, com para-lama dianteiro baixo. Tem 3 anos de garantia e revisão preço fixo

Com o serviço, o cliente já sabe quanto gastará nas revisões básicas antes mesmo de comprar a moto. E, por sinal, ao final de 42 meses (ou 30 mil km) terá investido R$ 2.200 caso opte por fazer todas as manutenções na concessionária – segundo dados da Yamaha. Vale lembrar que a troca de componentes como pneus e kit relação não estão inclusos no valor.

Veja também:

 

Pontos negativos

Apesar dos muitos atributos, há determinados pontos em que a pequena Yamaha poderia ser melhor. Alguns são quase ‘bobos’, como o bocal do tanque (que, por não ser do tipo aviação, terá de ser alocado em algum lugar a cada abastecimento) e a densidade do banco, que podia ser mais macio. Além disso, o acabamento de algumas peças plásticas tende a desbotar ou sofrer com riscos em algum tempo.

Alguns detalhes podiam ser revistos na Crosser, como o bocal do tanque

Mas o que mais me incomodou foi a potência do motor. Não que os 12,4 cv e 1,3 kgf.m de torque sejam insuficientes para sua proposta, mas a Crosser merecia um pouco mais de fôlego na horea de encarar estradas ou rodar com garupa e bagagem. No teste, sofremos para manter 100 km/h em subidas de serra ou para passar dos 110 km/h em diferentes momentos na rodovia.

Naturalmente, esse problema não acontece no off road ou dentro da cidade, onde as velocidades são menores. Aliás, foi em perímetro urbano que tivemos a melhor média de consumo do teste: 48 km por litro. Na estrada, com o punho ‘torcido’ na constante necessidade de passar dos 100 km/h, caiu para pouco menos de 30 km/litro.

motor crosser 150

Apesar de resistente, motor de 12,4 cv tem desempenho modesto para encarar estradas ou altas velocidades – especialmente com garupa ou em aclives

 

Quanto custa a Crosser 2024

Aqui, uma das informações mais aguardadas de qualquer bom review sobre a Crosser 150: seu preço. Atualmente, o modelo está disponível nas versões S e Z, com preços sugeridos de R$ 20.190 e R$ 20.390, respectivamente. Lembrando que elas se diferenciam pelas cores, grafismos e formato do para-lama dianteiro.

crosser é boa

A Crosser é bem melhor equipada que a rival Bros 160… e mais barata! Diferença nas lojas é de, aproximadamente, R$ 600

Já nas concessionárias, a Crosser S custa aproximadamente R$ 21.625, enquanto a Z sai por R$ 21.781 – segundo a Tabela Fipe. É um valor abaixo da principal concorrente, a Bros – menos equipada, mas mais potente. Segundo a Pesquisa, o valor médio de mercado da Honda é R$ 22.297. Como dissemos lá no início desta avaliação, uma diferença de R$ 600.

 

 

Vale a pena comprar uma Crosser 0km?

A Crosser é um moto confiável, econômica e resistente. Também é fácil de pilotar, pela leveza, dimensões e construção do conjunto. Ainda, dispõe de 3 anos de garantia e revisões com preço tabelado. Assim, a qualidade do produto e condições de compra explicam o grande número de unidades do modelo rodando por todo o Brasil. Pode ser uma boa opção para quem busca uma moto bem equipada, versátil e confortável – basta estar ciente de suas limitações.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza