Testes de motos Por Bitenca 03/03/2015 15:27 (há 10 anos).

Os scooters pequenos estão invadindo as nossas grandes cidades, com economia, estilo e praticidade. A consciência de que essa modalidade de transporte pode ser ampliada a distâncias mais longas tem crescido também com o maior conforto e a mesma praticidade acaba por vir junto com essa invasão dos pequenos.

Os scooters médios, com motorização entre 250 e 400 cc, podem preencher os requisitos necessários a essa função. Veja algumas ofertas. A Dafra, seguindo a ideia original e pioneira da Suzuki, que conta com uma ampla linha de scooters, incluiu na sua linha de produtos o Maxsym 400i, logo acima do Citycom 300i que já está consagrado com uma boa frota nas ruas.

Dafra Maxsym 400i Mais conforto e praticidade para longos trechos também

Mais potência, mais conforto e visibilidade por causa da grande exclusividade é o que se obtém com esse tipo de veículo, quase em uma classe própria; são os chamados “maxi-scooters”. Nesse mercado você encontra o Yamaha T-Max 530, Suzuki Burgman de 400 e 650 cilindradas e o BMW C-600 Sport.  Eles pretendem oferecer grande visibilidade no trânsito com seu aspecto funcional e diferente, mais conforto para viagens e deslocamentos menores no trânsito urbano com grande capacidade de carga. O grande destaque está na praticidade aliada ao conforto com um visual agradável.

Um salto para a liberdade é poder ir e vir com classe e praticidade, sem deixar nenhum objeto para trás – Para isso você tem grande capacidade de carga

Um grande salto para a liberdade de ir e vir é o seu objetivo e esse é amplamente realizado. O scooter da Dafra, Maxsym 400i tem atributos para ser um veículo que lhe oferece com facilidade esses quesitos, ao preço conveniente de R$ 21.277,00 conforme tabela FIPE de fev/2015.

Scooter grande com painéis largos na frente e atrás

Ele é grande e pesado, quase como uma moto grande e os grandes painéis da carroceria lembram um carro. Mas ele assume seu tamanho grande e nem por isso perde a mobilidade que é grande no trânsito, apesar da boa largura do guidão e do corpo sob o banco. Manobras rápidas e fáceis como se faz com os pequenos scooters não é o seu forte. Acaba-se por parar por onde os pequenos, juntamente com as motos menores passam bem, mas essa restrição é associada a uma outra grande vantagem: o conforto para trafegar com desenvoltura nas estradas e rodovias, o que para muitos motociclistas é essencial.

STCS ajuda a desenvolver o torque e potência maximizando o aproveitamento do combustível

O motor conta com o sistema STCS da SYM, que faz um redemoinho na admissão que ajuda a atomizar a mistura de combustível e assim fazer uma queima mais eficiente. A unidade de processamento verifica as melhores condições e uma válvula controla o fluxo de combustível e ar, de forma que essa mistura seja injetada na câmara de combustão como um turbilhonamento que ajuda na eficiência e economia de combustível. Veja no vídeo abaixo.


O motor de 400 cc para um veículo desse porte pode parecer pequeno. Ao iniciarmos a avaliação foi assim que ele nos pareceu. Pouca potência para um veículo desse tamanho e peso (229 kg). Porém, conforme íamos andando ele se mostrava perfeitamente capaz de cumprir todas as tarefas que lhe impusemos. A transmissão CVT parece demorar um pouco para começar a empurrar o veículo. A embreagem automática não lhe põe em movimento de pronto e demora-se um pouco  para se acostumar a essa condição, mas se você ajustar esse tempo, adiantando os movimentos do acelerador dá tudo certo.

Pode fazer a feira e levar tudo no grande baú sob o banco

Ele acelera com força razoável e atinge boa velocidade em pouco tempo, graças à transmissão contínua, sem troca perceptível de marchas. Ela se desmultiplica continuamente, deixando o motor na rotação mais eficiente assim que a embreagem automática para de deslizar. Nessa condição a relação da transmissão vai aumentando enquanto ganha velocidade. Em determinado ponto o motor passa a aumentar o giro quando o câmbio já está na relação mais alta, então o motor do Maxsym 400i continua acelerando até atingir sua velocidade máxima, ao redor de 140 km/h reais. O lado bom dessas condições é o consumo e bom rendimento do tanque de gasolina. Fizemos a média de 19,5 km/litro que com os 14,7 litros do tanque você pode cobrir uma distância de 286 km, nada mal.

Freios com ABS, pinça com fixação radial e discos “wave” mostra boa aplicação de tecnologia no projeto

Dirigí-lo no trânsito é fácil e tranquilo, ele tem ótimos freios, inclusive ABS e apesar do tamanho oferece boa dirigibilidade. Essa condição é resultado de uma ciclística bastante neutra para um scooter. Ele tem boa estabilidade em linha reta por causa da longa distância entre eixos e capacidade de absorver os buracos com bastante desenvoltura, principalmente para um scooter com motor anexado à roda como esse. A geometria da frente tem medidas agressivas, com trail próximo de 71mm e rake de 26º. Mas por causa da grande distância entre eixos a agressividade da frente se torna um tanto abrandada. Assim se verificam respostas até lentas aos comandos do guidão mas esse se torna bastante leve quando em movimento.

Geometria da frente é bastante agressiva para um scooter que para isso deve contar com uma estrutura bem feita, justifica o túnel central do chassi

O Maxsym é veículo com classe e boa apresentação, que se mostra também bastante “civilizado”, no sentido em que são nas velocidades permitidas legalmente que ele roda com mais eficácia. Conforto e dirigibilidade são de fato seu grande diferencial, sem perder de vista uma boa dose de tecnologia que resulta também em economia.

Confira a galeria de fotos:

Bitenca
Pioneiro no Motocross e no off-road com motos no Brasil, fundou em 1985 o TCP (Trail Clube Paulista). Desbravou trilhas em torno da capital paulista enquanto testava motos para revistas especializadas.
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