Harley-Davidson Iron 883
Gosto de ferrugem na boca, das motos rebeldes da série Sportster, a Harley-Davidson Iron 883. Vibra, pulsa e ronca com um espírito inconformado com as maneiras dos homens. De cor simples e gráficos marcantes ela se impõe no ambiente cinzento das cidades grandes.
Tradicional na imagem icônica, com inclusões que lhe faz atual, como a chave eletrônica por aproximação e ABS de última geração. A silhueta tradicional da marca é valorizada com as cores, nessa versão cinza e preto com detalhes pintados nas laterais do tanque.
Motor
O motor de 883 cm³ é o menor produzido pela Harley e já nessa cilindrada a importância dada ao torque se mostra presente. Cabe frisar aqui, a diferença entre torque e potência, que muitos confundem. Potência (nessa moto está próximo de 52hp a 5.750 rpm) é a capacidade de mover a moto em pouco tempo, associa-se a aceleração rápida. Torque representa essa mesma capacidade de mover a moto, (7,4 kgf-m a 3.750 rpm) mas independente do tempo que leva, então a aceleração se torna irrelevante ao se considerar esse termo.
Os motores a combustão interna precisam girar para gerar força, não há torque em rotação zero. Isso porque há fases (três, entre os quatro tempos) em que o motor não gera energia de movimento, por isso a confusão.
Quando se diz que um motor a combustão interna tem bom torque, quer dizer na verdade que não importa muito a rotação que você coloca no motor, a força dele está presente.
No caso da Iron o motor tem sua potência concentrada nas rotações baixas, tanto que o máximo está em apenas 6000 rpm, quando entra em funcionamento o limitador. Na velocidade de 110 km/h o motor está em apenas 3.500 rpm, com um ronco inspirador dos escapamentos duplos. E o consumo, assim como o desempenho também é de moto menor, ficou entre 22,7 e 24,4 km/litro.
Conforto e dirigibilidade
O modelo atual não tem mais previsão para garupa, apenas pode ser adicionado como acessório. Isso pode ser bom porque na verdade o sofrimento era grande se levasse uma pessoa, a suspensão traseira ficaria como nos modelos antigos, bem comprometida, fazendo sua companhia sofrer.
Para o piloto a posição do guidão foi melhorada, mas ainda os espelhos refletem na maior parte da imagem, os braços do piloto. O posicionamento por baixo, usado na Forty Eight, é mais adequado.
As pernas, inicialmente parecem que ficam em posição estranha, mas com o tempo se acostuma. As pedaleiras estão um pouco mais avançadas que nos modelos anteriores, agora não atrapalham ao colocar os pés no chão.
Nas curvas, as possibilidades na inclinação vão além da maioria das customs, mas ao fazer curvas para a direita no limite, o que raspa é o escapamento, antes da pedaleira e isso pode ser perigoso. A moto tem uma geometria que responde com certa lentidão, às mudanças de direção. Oferece grande estabilidade nas retas e nas curvas, demanda um pouco de energia do piloto para entrar e sair de inclinações.
Os freios vem com ABS standard, de última geração e respondem com velocidade compatível às necessidades da moto. Potentes, eles agem até bem próximo da tração oferecida pelos pneus, evitando o travamento das rodas. Nas versões anteriores o ABS entrava em funcionamento bem antes do limite de tração oferecida pelos pneus. Isso representa segurança real para as frenagens, pois evita que o ABS acione prematuramente. Na dianteira há um disco único de 300mm, igual ao da traseira e ambos com pinça de dois pistões de 38mm de diâmetro.
A Harley-Davidson Iron 883 é a moto de entrada da marca. Com ela você se identifica com a mais famosa das marcas de motos americanas, um mito. Ela já apresenta todas as qualidades e características como o famoso motor V2 a 45º com o ronco característico, o visual rebelde e o preço, que admite ser mais do que uma moto de entrada, o valor na tabela FIPE para esse modelo em agosto/2016 está em R$ 44.973,00.
Ficha técnica Harley-Davidson Iron 883
PREÇOS * | |
Opção de Cor – 1 Tom | R$ 42.900,00 |
Opção de Cor – Hard Candy Custom™ | R$ 1.150,00 |
Alarme e Imobilizador | Item de série |
Freios com ABS | Item de série |
Frete | Incluso no preço |
* divulgados pela fábrica ago/2016 | |
DIMENSÕES | |
Comprimento | 2.185 mm |
Altura do Assento, Descarregada | 653 mm |
Distância do Solo | 140 mm |
Rake | 30,5º |
Trail | 117 mm |
Distância entre Eixos | 1.515 mm |
Pneu Dianteiro (Especificação) | 100/90B19 57H |
Pneu Traseiro (Especificação) | 150/80B16 77H |
Capacidade de Combustível | 12,5 l |
Capacidade de Óleo (com filtro) | 2,6 l |
Peso Seco | 247 kg |
Peso em Ordem de Marcha | 256 kg |
MOTORIZAÇÃO | |
Motor | 1 Evolution®, Arrefecido a ar |
Diâmetro do Pistão | 76,2 mm |
Curso do Pistão | 96,8 mm |
Cilindrada | 883 cm³ |
Relação de Compressão | 9:1 |
Sistema de Alimentação de Combustível | Injeção Eletrônica de Combustível por Porta Sequencial (ESPFI) |
TRANSMISSÃO | |
Transmissão Primária | Corrente, Relação 34/57 |
Relação de Transmissão – 1a marcha | 10,41 |
Relação de Transmissão – 2a marcha | 7,436 |
Relação de Transmissão – 3a marcha | 5,531 |
Relação de Transmissão – 4a marcha | 4,584 |
Relação de Transmissão – 5a marcha | 3,931 |
CHASSI | |
Escapamento | Preto, estilo “Shorty” escalonado com silenciadores duplos |
Roda Dianteira (Estilo) | Rodas pretas com detalhes usinados, 9 raios de liga de alumínio |
Roda Traseira (Estilo) | Rodas pretas com detalhes usinados, 9 raios de liga de alumínio |
Freios (Tipo de Cáliper) | Pistão duplo na dianteria, pistão duplo na traseira |
PERFORMANCE | |
Torque do Motor – Método de Teste | EEC/95/1 |
Torque do Motor | 2 6,7 Kgf.m |
Torque do Motor (rpm) | 3.750 |
Ângulo de Inclinação, Dir. (Graus) | 29º |
Ângulo de Inclinação, Esq. (Graus) | 30º |
ELÉTRICA | |
Luzes Indicadoras | Farol alto, ponto neutro, baixa pressão de óleo, piscas, diagnóstico do motor, alerta de baixo nível de combustível e de bateria, e sistema de segurança |
Painel de Instrumentos | Velocímetro eletrônico com hodômetro total, relógio, hodômetro parcial duplo, luzes indicadoras de LED e indicador de marcha e rpm |