Honda Biz, com tudo ela combina, sรณ nรฃo combina com posto de gasolina!. Lembra desse jingle chiclete do lanรงamento da Biz 100, de 1998? Os nรบmeros de consumo do รบltimo teste com a Biz 125 2022 provam que ele nunca foi tรฃo atual.
Rodamos muito com ela ao longo da รบltima semana, colocando ร prova as caracterรญsticas que fizeram da Biz um xodรณ nacional, como a versatilidade, comodidade e economia. E foi assim que, rodando no modo eco e dosando o punho, alcanรงamos mรฉdias acima dos 75 km/litro. Setenta e cinco.
Teste com a Honda Biz 125 2022
Pensada exclusivamente para o paรญs, a Biz nasceu de um projeto arrojado, sendo representante nacional das pioneiras Honda CUB โ Category Upper Basic. Em produรงรฃo desde 1998, ela evoluiu e conta atualmente com as opรงรตes 125 e 110i.
Testamos o modelo, que jรก estรก em sua versรฃo 2022 trazendo novos grafismos e cores. A disponรญvel para avaliaรงรฃo foi a bicolor branca e azul. No entanto, permanecem as opรงรตes de tons perolizados em branco e tambรฉm marrom. Alรฉm da nova adiรงรฃo em vermelho na paleta de cores.
Teste Biz 125 โ Como รฉ rodar com a Honda | ||
Motor | Dรก conta do recado. Anda bem em aclives mesmo com garupa | |
Cรขmbio | รtimo, extrai bem a potรชncia do motor com suas 4 marchas sรฃo ideais. O pedal para reduรงรฃo exige um tempo para se habituar | |
Consumo | Economia รฉ a palavra final, no entanto, tudo depende da tocada do condutor. Conseguimos registrar atรฉ 75 km/l! | |
Agilidade | Muito fรกcil de pilotar, ainda mais com a embreagem semiatuomรกtica. Foi feita para as cidades | |
Conforto | Seu banco รฉ grande e bem acolchoado, mas posiรงรฃo de pilotagem poderia ser mais natural. As suspensรตes atendem bem a proposta urbana | |
Freios | Nรฃo sobra e nem falta, mas o traseiro poderia ser um pouco mais efetivo. Hรก sistema combinado CBS | |
Painel | A tela รฉ em LCD, blackout e com a funcional luz ECO. Falta apenas um conta giros e um indicador de marcha engatada para ajudar nas trocas | |
Acabamento | Outro ponto forte da Biz 125 sรฃo suas peรงas de acabamento, com encaixes bem feitos e materiais de qualidade |
Teste, a primeira impressรฃo da Honda Biz 125ย
O motor da Biz 125 รฉ um monocilindro, OHC, arrefecido a ar, de 124,9 cmยณ. O propulsor gera 9,2 cv de potรชncia a 7.500 rpm e 1,04 kgf.m de torque a 3.500 rpm. O conjunto รฉ dotado do sistema de alimentaรงรฃo PGM-FI, que pode receber gasolina e etanol em qualquer proporรงรฃo.
Logo de vista, o primeiro ponto que chama a atenรงรฃo sรฃo os pneus finos (60/100 dianteira) e (80/100 traseira) calรงados nas rodas de liga leve grandes, aro 17 na frente e 14 atrรกs. Nรฃo passa muita seguranรงa visualmente, mas ao pilotar o modelo em trechos urbanos foi possรญvel perceber o quanto รฉ capaz e versรกtil nesse ambiente. Tanto para enfrentar buracos, quanto para andar em corredores mais estreitos.
Como estamos habituados desde 1998, a Biz 125 nรฃo tem manete de embreagem, mas nรฃo se assuste! Logo que nos acostumamos com isso a sua conduรงรฃo se torna tranquila.
Mas essa Honda tem uma praticidade, o neutro รฉ para cima e as outras marchas para baixo. A facilidade รฉ que quando chegamos na quarta marcha รฉ sรณ dar um toque para baixo que ela volta para o neutro. Por fim, os controles da Biz sรฃo fรกceis de acessar, no manete esquerdo temos farol baixo e alto, buzina e setas, nessa ordem. No lado esquerdo estรก o botรฃo de igniรงรฃo. Logo abaixo, o pedal de freio รฉ bem posicionado.
Como รฉ andar com a Biz 125
A Honda Biz 125 se dรก muito bem na cidade, รฉ leve e tem rodas grandes, proporcionando facilidade ao pilotar e desviar de obstรกculos. Nรฃo รฉ a rainha das curvas, porรฉm tambรฉm nรฃo deixa a desejar. O motor, como esperado, vibra um pouco, mas nada que incomode. Jรก na estrada o modelo รฉ instรกvel e leve leve demais. Atรฉ topa uma pequena viagem, mas estรก visivelmente fora de seu habitat.
ร um modelo divertido de pilotar, รกgil e curto. Nรฃo foi feito para oferecer conforto e potรชncia para rodar longas distรขncias nas estradas. Mas vocรช pode fazer um bate e volta com a Biz 125. Para a praia por exemplo? Bem, a decisรฃo รฉ sua, mas se for nรฃo serรก o fim do mundo. A CUB anda bem em aclives mesmo com garupa.
Veja tambรฉm:
- Dรก para viajar de scooter? 5 modelos que vรฃo bem na estrada
- Do PCX ao Maxsym: os 10 scooter mais vendidos de 2020
- Dรก para viajar de scooter? Veja as dicas e pegue a estrada
Biz 125: suspensรฃo e freios
A suspensรฃo รฉ macia, com garfo telescรณpico na dianteira com 100 mm de curso. E apesar de ter conjunto parecido com O da Pop 110i, o braรงo oscilante na traseira tem 85 mm frente aos 83 mm da motoneta. Na prรกtica, รฉ mais confortรกvel.
Tendo em vista que a Biz รฉ um veรญculo urbano, 4 marchas sรฃo ideais, nรฃo sobra e nem falta. O cรขmbio รฉ macio e preciso, sem embreagem. A dificuldade ficou por conta das reduรงรตes de marcha na pedaleira. Foi complicado alcanรงar o pedal na reduzida.
O freio dianteiro tem disco e o traseiro รฉ a tambor, com sistema CBS – quando acionado o pedal a roda traseira freia um pouco tambรฉm. Neste quesito, a frenagem atrรกs se demonstrou um pouco fraca, mesmo depois de ajustada a regulagem.
O painel LCD รฉ simpรกtico quando ligamos e nos dรก um Hello na tela totalmente digital. Ele tem hodรดmetro total e dois parciais, marcador de combustรญvel e indicador de neutro. O indicador de eficiรชncia faz seu trabalho instruindo uma pilotagem eficiente. No entanto, ficou faltando o conta-giros e marcador de marchas no painel.
A tomada embaixo do banco รฉ muito bem-vinda, mas poderia ser uma entrada USB e nรฃo aquelas tipo acendedor de cigarro. O espaรงo embaixo do banco cabe um capacete fechado e o que mais entrar dentro dele, uma blusa por exemplo. No entanto, nรฃo coube um capacete escamoteรกvel, deixou a desejar nesse ponto.
Consumo da Biz 125 2022
A Biz 125 surpreendeu pelo seu bom consumo. Em condiรงรตes ideais (rodando na cidade e obedecendo as trocas do modo eco), a Biz 2022 chegou a fazer 75 km com um litro.
Consumo Biz 125 | |
Urbano e estrada | 53 km/litro |
Urbano
(maior parte com modo Economy ativado) |
75 km/litro |
Nossa primeira mรฉdia de consumo com trechos urbanos e um pouco de estrada foi de 53 km/L. Jรก a segunda mรฉdia, conferida e reconferida cuidadosamente, foi de honrosos 75 km/L. Isto na cidade e obedecendo ao modo Economy na maior parte do tempo. Claro que se vocรช torcer o cabo, esticar as marchas e nรฃo se importar com detalhes (como situaรงรฃo do kit relaรงรฃo e calibragem dos pneus) dificilmente ela chegarรก neste nรบmero.
E a velocidade mรกxima? Ninguรฉm compra uma Biz para estabelecer recordes de velocidade em desertos de sal, entretanto, ela pode acabar encarando rodovias esporadicamente e aรญ sim manter uma boa velocidade รฉ fundamental. No nosso teste, o top speed da Biz 125 foi de 108 km/h.
Veredito: vale a pena comprar a nova Biz 125 2022?
Com mais de 4 milhรตes de motos produzidas, a Biz jรก comprovou sua qualidade ao mercado brasileiro hรก muito tempo. Alรฉm disso, mostrou entender bem as necessidades do motociclista urbano, que precisa de uma moto que equilibre economia, comodidade, conforto e facilidade de manutenรงรฃo.
Assim, a Biz 2022 segue a receita que trouxe a CUB atรฉ aqui, com notas azuis em todos os quesitos citados acima. Diante da boa aceitaรงรฃo do mercado, รฉ natural que ela seja valorizada. Uma 0km tem preรงo sugerido de R$ 11.590, mas acaba saindo por R$ 13.890 nas concessionรกrias, segundo a tabela Fipe. Versรฃo de entrada, a Biz 110i sai por R$ 9.260 e R$ 11.436, respectivamente.