Testes de motos Por motonline 16/07/2012 07:56 (há 13 anos).

A Kawasaki tem marcado sua presença trazendo seus modelos disponíveis no mercado mundial ao Brasil de forma intensa. Lançou lá, logo a moto aparece por aqui. No topo da sua gama de motocicletas está a Concourse 14, uma super-touring já muito conhecida e com grande tradição nos mercados do exterior.

Concourse 14 Tradição com modernidade

As Concours estão no mercado mundial desde 1986, inicialmente com motor de um litro, levando a sigla GTR1000, ou ZG1000 conforme o país. Em setembro de 2007 foi lançada a Kawasaki 1400 GTR, também conhecida como Concours 14 ou ZG1400 em outros mercados. O modelo que está disponível no Brasil foi desenvolvido em 2010, quando recebeu o controle de tração KTRC, e o K-ACT ABS, um sistema anti-bloqueio que combina os freios dianteiros e traseiros na proporção ideal, independentemente de qual deles seja acionado pelo piloto, tudo eletronicamente.

Painel completo mostra funções múltiplas, mudando as funções em botão no punho esquerdo

Entre outras melhorias, a ventilação do radiador foi direcionada para longe das pernas do condutor, atendendo a pedidos.

Na linha das Touring no Brasil essa é mais uma opção, mas com suas particularidades. Tem uma pegada até que bem esportiva, mas com motor muito dócil, muito torque e potência bastante linear. Pode-se andar em marcha relativamente alta e em baixa velocidade que as acelerações são firmes e lineares.

O parabrisa é regulável eletronicamente

Andando nela sente-se o peso de uma touring, com algumas soluções mais tradicionais, como a posição para o garupa, sem encosto (o top case é opcional), mas com sensível melhora na distribuição de massas e ainda bastante confortável. Para o piloto também a posição é bastante natural, mas a moto é um pouco alta, mesmo com 815mm de altura no banco. Sua largura adiciona em conforto ao trafegar, mas dificulta nas paradas em terreno pouco nivelado. Pilotos mais baixos sentem um pouco.

A Concours veio atualizada com ótimas soluções em termos de tecnologia. Para começar, o sistema KIPASS tem um sensor que colocado no bolso do proprietário, torna a moto disponível só a ele. A chave (à distância ela fica bloqueada) permanece na moto mas só atua com a presença do condutor. Para viagens longas em tempo ruim, o sistema de aquecimento das manoplas tem várias graduações para ajustar à situação de temperatura ambiente.

Comando de válvulas variavel, bom para altas e baixas rotações

O motor tem cabeçote VVT, ou seja os tempos de abertura das válvulas são variáveis. Tem também na injeção um mapa especial para maior economia, (Eco) que aumenta em até 25% a economia de combustível. O motor conta com o sistema normal, no próprio virabrequim para cancelar as vibrações primárias (verticais), mas dois eixos de balançeiros deixam as vibrações secundárias (longitudinais) a um mínimo, quase imperceptível. Há também um sistema – Ram Air Induction – que aumenta a pressão da admissão a medida que a velocidade da moto aumenta. Quase um turbo natural.

A suspensão traseira Tetra Lever, tem um sistema de braços que formam um paralelograma. Isso faz com que o arco que a roda traseira percorre no seu curso seja bem maior do que o próprio braço da balança, o que diminui o efeito da mudança da distância entre eixos durante o curso da suspensão. Andando nela se percebe como a traseira mantém a atitude da moto em terrenos irregulares, aumentando a confiança do piloto.

motor da ZX-14 ganha mais torque e facilidade de conduzir nessa moto

O sistema Kawasaki K-ACT ABS está na segunda geração, é combinado eletronicamente e atua em duas fases. Na primeira deixa por conta do piloto alguns segundos de frenagem, sem atuar para maior esportividade. Depois, se o balanceamento da frenagem estiver insatisfatório, excessiva traseira por exemplo, o sistema assume alterando o balanceamento dos freios para uma atuação mais segura. Assim, não tira a esportividade da pilotagem e mantém a segurança no caso de uma imperícia.
Para um uso mais relaxado e com maior carga, a segunda opção do K-ACT ABS atua com mais intensidade, priorizando a segurança e deixando a tocada mais tranquila. Há ainda um modo de emergência para o caso de baixa tensão da bateria e o sistema administra suas funções de modo econômico, avisando o motociclista.

O controle de tração KTRC reduz a potência aplicada na roda traseira quando percebe alguma derrapagem, para que a roda readquira tração. Ele atua de três formas; pela restrição do fluxo de ar ao motor, pela alteração no tempo de ignição e diminuindo a injeção de combustível. Tudo isso sem adicionar dispositivo algum no sistema, pois está integrado na ECU e interligado aos sensores do próprio ABS.

O display multi-funções inclui termômetro da temperatura do ar, indicador do modo de atuação do  K-ACT ABS indicador “Eco”, e as funções do painel que podem ser alteradas sem tirar a mão do punho. Há um botão que alterna entre mostrar o consumo médio de combustível, consumo instantâneo, autonomia, pressão dos pneus, voltagem da bateria e temperatura externa.

Vendas deste sub-segmento: BMW surpreende

Este segmento pode ser dividido entre as super-touring e as touring mesmo. Este seleto grupo tem motos que trazem o maior nível possível de tecnologia e sofisticação voltada ao conforto de quem gosta de viajar de moto. A Kawasaki Concours é uma autêntica super-touring, completa com o que melhor existe em termos de eletrônica embarcada. Ao preço próximo de 75 mil reais se torna uma opção muito interessante para quem vai para a estrada.

Geometria aplicada na Concourse 14 privilegia o conforto sem abrir mão do controle

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