Saiba mais sobre a Yamaha Crosser:
A Yamaha Crosser 150 Ć© uma das responsĆ”veis pelo crescimento da Yamaha na participaĆ§Ć£o no mercado brasileiro de motocicletas. Essa pequena trail conquistou uma parcela importante de consumidores e Ć© uma das duas motos da marca que aparece no “top 10” das motos mais vendidas do Brasil. Na versĆ£o 2019 – a Yamaha chama de 2020 – ela ganhou aprimoramentos importantes, como o freio a disco nas duas rodas (antes era tambor na traseira) e com ABS de uma via, aquele que sĆ³ atua na roda dianteira, igual a concorrente Honda XRE 190. Em duas versƵes – S e Z -, que se diferenciam pelo para lama dianteiro rente Ć roda eĀ as tampas do motor com pintura preta na āSā, enquanto que a āZā traz o para lama alto e o motor na cor prata, decidimos chamar um consumidor do modelo, o moderador do FĆ³rum Motonline, Alexandre Bandeira (nick “Patriarca”), para avaliar a moto.
Vale lembrar que ela Ć© a primeira moto trail atĆ© 160 cmĀ³ no Brasil a ser equipada com freio ABS de sĆ©rie e a comeƧar por aĆ, Patriarca destacou os freios como a grande melhora da moto. “Ela continua sendo muito versĆ”til, confortĆ”vel e econĆ“mica e nesse teste fizemos a mĆ©dia de 38,9 km/litro”, falou, enquanto confirma o bom conjunto de suspensƵes do modelo que encara com tranquilidade todas as irregularidades dos pisos das grandes cidades brasileiras e tambĆ©m no off-road leve. Patriarca elogiou ainda a nova iluminaĆ§Ć£o branca do painel (que ganhou relĆ³gio), mais confortĆ”vel em relaĆ§Ć£o ao modelo anterior, que tinha tonalidade amarelo alaranjada. Destacou tambĆ©m o lampejador do farol e a altura do banco, um pouco maior em relaĆ§Ć£o Ć sua moto (845 mm contra 836 mm no modelo 2015).
Crosser: crĆticas ao farol
Duas crĆticas ao modelo que merecem menĆ§Ć£o. A primeira delas Ć© em relaĆ§Ć£o ao bagageiro, que Ć© muito bom, mas tem furaĆ§Ć£o adequada apenas para o bauleto que a Yamaha vende como acessĆ³rio original. “Deveriam fazer a furaĆ§Ć£o padrĆ£o para os bauletos Ć venda no mercado”, fala Patriarca, enfatizando que trata-se de um gasto importante comprar a base para o bauleto. A segunda crĆtica Ć© mais enfĆ”tica e vai para a qualidade do farol da moto, que Ć© muito ruim e fraco. “A Yamaha deveria pensar num bloco Ć³ptico mais eficiente e numa lĆ¢mpada melhor, talvez a Crosser atĆ© merecesse LED”, pediu.