Pacote eletrônico sem comparação no segmento, itens de série dignos de modelos de alta cilindrada, conforto para viagens. Então a T 350 X é a melhor moto da Zontes à venda no Brasil? Como saber se ela se encaixa no seu perfil e realidade? Veja prós, contras, consumo, itens de série e muito mais nesta avaliação da crossover.
Teste Zontes T 350 X
Antes de começar este review completo com a Zontes T 350 X, precisamos fazer um agradecimento à Suzuki Sun Motors. Afinal, a concessionária de Porto Alegre prontamente cedeu a unidade usada no teste, em impecável estado de conservação e com cerca de 100 km no hodômetro.
Agora, as apresentações. Também chamada de TX 350, a crossover é um dos mais recentes lançamentos da Zontes no Brasil. Ela desembarcou no país em abril, junto de outros 6 modelos de 350 cc. Vale lembrar que a marca é representada aqui pela JTZ, assim como Suzuki, Kymco e Haojue.
Desta forma, as 350cc chegaram como uma evolução das 310cc, lançadas no início de 2023. Assim, a T 350 substituiu a antiga T 310. Entretanto, a T 350 X é uma versão totalmente inédita, que se diferencia pela adoção de rodas raiadas – de pneus sem câmara, aliás.
Ficha técnica da T 350 X 2024
A T350X é movida pelo motor de 348 cm³ da Zontes. Com arrefecimento a líquido e comando duplo no cabeçote (DOHC), ele entrega 41 cv de potência e 3,34 kgf de torque máximos, a 8.300 rpm e 7.300 rpm. Para comparação, na T 310 eram 34 cv e 3 kgf.m. Ou seja, a nova é 20% mais potente e 11% mais ‘torcuda’.
Nas suspensões, há garfo invertido com tubos de 41 mm na frente e monoamortedor atrás. Os freios possuem discos simples de 320 mm na dianteira e de 265 na traseira, ambos com ABS. As rodas raiadas têm aro 19″ e 17″, calçando pneus 110/80 e 160/60. O composto original é da CST e com preferência ao asfalto.
A T 350 tem design volumoso, mas é uma moto leve. Pesa 185 kg a seco. Seu tanque é grande tem capacidade para 19 litros de gasolina e o banco está a 830 mm do solo. Já o vão livre em relação ao chão são de bons 173 mm.
Para fechar, o câmbio tem 6 velocidades e embreagem assistida e deslizante. É aqui que a tecnologia começa. Ainda, há painel TFT, dois modos de pilotagem, bateria em gel, iluminação full-LED, sistema de conectividade e muito mais. Veja abaixo.
Moto completa? Itens de série da Zontes T 350 X
- Protetor de carenagem
- Protetor de mãos com alma em metal
- Suporte para baú (em alumínio)
Tecnologia da TX 350: recursos eletrônicos
- Painel TFT
- Partida sem chave keyless (pulseira)
- Conectividade bluetooth (com espelhamento de celular)
- 2 modos de pilotagem
- 2 tomada USB
- Punhos iluminados
- Freios ABS nas duas rodas
- Iluminação Full-LED
- Monitoramento da pressão e temperatura dos pneus (TPMS)
- Para-brisa elétrico
- Bateria de gel
- Abertura do bocal do tanque elétrica
- Abertura do assento elétrica
- Pisca alerta
T 350 X tem painel TFT e conectividade; funções:
- Tela colorida (TFT) de 5 polegadas
- 4 opções de layout
- Ajuste automático de brilho
- Conectividade bluetooth com aplicativo Carbite
- Espelhar GPS: sim, mas no Android está disponível apenas na versão paga do Carbite
- Indicativo de chamadas do celular
- Velocidade
- Velocidade média
- Rotação do motor
- Temperatura do motor
- TPMS
- Nível de carga da bateria
- Nível de combustível
- Marcha engatada
- Modo de pilotagem
- Consumo instantâneo
- Relógio
- Trip A
- Odômetro total
Zontes T 350 X é boa moto para quem? Realidade de quem compra
Como uma crossover, a Zontes 350 TX deriva de uma naked (a R 350), mas oferece um nível superior de conforto e equipamentos graças às suas exclusividades de projeto. Assim, é uma moto que equilibra versatilidade com doses de esportividade.
Na prática, podemos afirmar que é voltada a quem curte o comportamento do motor monocilíndrico e busca uma dose maior de conforto, possivelmente para fazer viagens de média ou até longas distâncias. Aliás, pode se aventurar na terra, também, mas com cuidado (como explicamos abaixo).
Além de desempenho e conforto, seu público tende a valorizar a tecnologia. Afinal, estamos diante de uma das motos mais completas da categoria, que oferece vários itens de série até então restritos a motos premium de alta cilindrada – como painel TFT, conectividade, parabrisa elétrico e rodas raiadas tubeless.
Para fechar, a Zontes costuma atrair motociclistas que buscam exclusividade e apreciam o seu design incomum. No caso da TX, o visual é marcado por uma frente volumosa e grande tanque arredondado, enquanto a traseira é curta e ascendente, ressaltando a esportividade.
Veja também:
- Melhor que CG e Fazer? Veja como foi o teste com a DR 160!
- Estilosa e acessível: confira o teste completo com a Master Ride
Como é andar de Zontes na cidade e estrada
Logo no primeiro contato, a Zontes T 350 X impressiona pela tecnologia. E não tem como ser diferente ao vestir (no pulso) a chave presencial e ver o painel TFT ligar junto dos punhos retroiluminados.
Na cidade, ela se destaca pela agilidade e leveza. Muda de direção com facilidade, assim como desvia de buracos ou obstáculos. E também chama muito a atenção dos motoristas dos carros, que perguntam qual modelo é. ‘É 350? Parece maior’.
Se na cidade ela manda bem, é na estrada em que se sente à vontade. O piloto tem muito conforto à sua disposição, graças à posição de pilotagem natural, banco largo e ótima proteção aerodinâmica. Enquanto isso, o motor tem fôlego de sobra para ultrapassagens.
Ver essa foto no Instagram
Para fechar, a tecnologia deixa tudo mais fácil. Se o vento estiver incomodando, basta um toque no botão para o parabrisa elétrico subir e ampiar a aerodinâmica. O painel TFT, de layout customizável e brilho automático, deixa o piloto a par de notificações e permite espelhar funções do celular. Itens como o ABS nas duas rodas e iluminação full-LED reforçam a segurança.
Off-road: pode ir, mas com cautela
As rodas raiadas melhoram a capacidade da T 350 X de encarar estradas de terra, mas não fazem dela uma trail. Na prática, isso significa que a crossover pode sim oferecer segurança em vias não pavimentadas, mas há limitações – técnicas, inclusive.
A T 350 X não foi concebida como uma moto para andar na terra. Algo que fica claro diante analisar fatores como o pequeno curso das suspensões, com 120 mm na dianteira e apenas 100 mm atrás. Além disso, ela sai de fábrica calçada com pneus mistos, mas que priveligiam o asfalto.
Outro indício que o off-road não é o seu lugar está na baixa altura do paralama traseiro, menos de um dedo acima do pneu. Para fechar, se fosse voltada ao fora de estrada, seu generoso pacote eletrônico teria também controle de tração. Ou seja, não precisa cancelar o rolê caso tenha uma estrada de chão batido no roteiro, mas tenha cuidado com pedras ou buracos e fuja da lama.
Pontos positivos T 350 X
Seguramente, o principal ponto positivo da Zontes T 350 X é seu pacote eletrônico. Afinal, estamos falando de uma moto completa, equipada com uma imensa lista de recursos de praticidade, conforto, segurança e conectividade.
Além disso, é preciso destacar o conforto do piloto, especialmente na estrada, e também os itens de série. É uma moto que já sai equipada da loja, evitando que o motociclista gaste com acessórios (como protetores de carenagem e punhos) futuramente.
A lista segue com a exclusividade e visual, valorizados por quem curte as linhas de design do modelo. E, como soma de todos os fatores, há a boa relação custo benefício, uma vez que estamos falando de uma moto com preço na casa dos R$ 35 mil com muitos itens raros mesmo em modelos que custam o dobro deste valor.
Contras da TX 350
Entretanto, nem tudo são flores. Por isso, aqui também vamos destacar alguns ponto negativos da Zontes 350 TX, citando coisas que você deve estar ciente caso esteja se perguntando se vale a pena comprar o modelo.
A primeira coisa que nos incomodou foi o câmbio. A relação de marchas é curta, a ponto da 4ª praticamente não existir (quando você está em terceira e aciona a quarta, parece que engatou a mesma marcha novamente). Isso acaba elevando a rotação do motor ao pegar a estrada, tirando pontos do conforto e aumentando a vibração. A 100 km/h, por exemplo, ela está logo acima dos 6.000 rpm.
Outro contra da nova Zontes que precisa ser mencionado é o conforto reduzido ao garupa. Apesar do banco espaçoso, as pedaleiras ficam altas demais, o que acaba contraindo as pernas do caroneiro excessivamente – especialmente se ele for alto. Além disso, o escapamento curto e ascendente projeta o vento quente em direção às alças, onde podem estar as mãos.
E, para fechar, é preciso estar ciente das limitações naturais do modelo. Como estamos falando de uma monocilíndrica, ela tende a entregar um nível de vibração um pouco acima de modelos com dois ou mais cilindros. Além disso, enquanto crossover, não é voltada ao uso intenso no fora de estrada.
Desempenho: a T 350 X é econômica? Qual o top speed da Zontes?
Aqui, um dos pontos em que a avaliação da Zontes T 350 X nos surpreendeu. Dois, na verdade. O primeiro foi o top speed, afinal é fácil ultrapassar a velocidade máxima indicada pela fabricante. Segundo a JTZ, a Zontes atinge 144 km/h (real), mas é possível ultrapassar os 160 km/h (painel), e ainda com fôlego para ir um pouco além.
E, além de ter boa aceleração, a TX 350 também se mostrou uma moto econômica. Frequentemente, o modelo é flagrado fazendo cerca de 25 km por litro. Entretanto, em uma de nossas medições tivemos 35 km por litro, num trecho de 100 km que misturou rodovias, áreas urbanas e algumas esticadas além dos 120 km/h. Para ser melhor, só falta informar o consumo médio no painel (há apenas o instantâneo).
Onde comprar a T 350 X da Zontes
A Zontes chegou no Brasil há pouco tempo, cerca de um ano, motivo pelo qual ainda é muito comum ouvir dúvidas básicas sobre seus modelos. Onde tem para comprar? Quem vende? Onde encontra peças e assistência técnica?
Por aqui, a marca chinesa é representada pela JTZ, mesma empresa que gerencia as já conhecidas Suzuki, Kymco e Haojue. Assim, é possível encontrar motos para venda, teste, pós-venda, peças, oficina, assistência e mais serviços nas concessionárias do grupo. Um exemplo é a Suzuki Sun Motors, de Porto Alegre, que oferece completa estrutura para todos os modelos da Zontes e marcas pareceiras.
Avaliação: vale a pena comprar a Zontes T 350 X?
É o momento do veredito da nossa avaliação com a Zontes T 350 X! Neste teste completo, você conferiu os itens de série, diferenciais, desempenho, ficha técnica, prós e contras, top speed e muito mais sobre o modelo, então cabe a você considerar todos estes fatores, ver o que mais pesa na balança e saber se ela faz o seu estilo.
Independente disso, a TX nos surpreendeu em diferentes quesitos e tem uma estratégia clara, se apresentando como uma moto voltada ao conforto, custo benefício e tecnologia. Com um itens de série capazes de fazer muita moto grande ficar com inveja, pode ser uma boa opção a quem busca uma motocicleta versátil e bem equipada para rodar na cidade, estrada e viagens.
Ficha técnica Zontes 350 TX |
|
Motor | |
Tipo |
Monocilindrico, DOHC
|
Cilindrada | 348 cm3 |
Diâmetro x Curso | 84,5 mm x 62 mm |
Potência | 41 cv a 8.300 rpm |
Torque |
3,34 kgf.m a 7.300 rpm
|
Arrefecimento | A líquido |
Alimentação | Injeção eletrônica |
Câmbio | 6 velocidades |
Combustível | Gasolina |
Chassi | |
Tipo | Aço reforçado |
Susp. dianteira |
Telescópica Invertida, 120mm de curso
|
Susp. traseira |
Mono amortecimento, 100 mm
|
Freio dianteiro |
Disco simples de 320 mm, ABS
|
Freio traseiro |
Disco simples de 265 mm, ABS
|
Pneu dianteiro | 110/80 R19 |
Pneu traseiro | 160/60 ZR17 |
Dimensões | |
CxLxA |
2135 mm x 850 mm x 1420 mm
|
Entre eixos | 1420 mm |
Dist. do solo | 173 mm |
Altura do banco | 830 mm |
Tanque: | 19 litros |
Peso a seco | 185 Kg |
Tecnologia | |
Painel | TFT colorido de 5″ |
ABS | Sim, canal duplo |
Ilum. full-LED | Sim |
Controle de tração | Não |
Modos de pilotagem: | Sim, dois |
Tomada USB | Sim, duas |
Conectividade | Sim |
Partida sem chave | Sim |
Preço | |
Preço sugerido | R$ 34.850 |
Preço fipe | R$ 34.618 |