Após quase dez anos de liderança, a Yamaha MT-03 perdeu o posto de naked mais vendida do Brasil. A queda nas vendas em fevereiro abriu espaço para a Bajaj Dominar 400 assumir a primeira posição. Entenda os motivos dessa mudança.
Bajaj Dominar 400 – a naked mais vendida de fevereiro de 2025
A Yamaha MT-03, uma das naked de maior destaque (e com um grande fã clube) do Brasil, teve uma queda, digamos “acentuada” nas vendas em fevereiro de 2025. Isso resultou na perda da liderança da categoria, que neste mês de fevereiro de 2025, pertencia à Bajaj Dominar 400. Essa alteração de posições, marca um domínio de quase uma década, desde junho de 2016, quando o modelo da Yamaha assumiu a primeira posição no mercado brasileiro, e praticamente não largou mais.
O desempenho comercial de um modelo por tanto tempo não é algo comum. No setor de motocicletas, poucas conseguem manter a liderança por vários anos. No entanto, os números recentes indicam uma mudança, que pode estar relacionada a diversos fatores, podendo ser apenas temporária. Ou não!
Segundo os dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), a Yamaha MT-03 sofreu uma redução de 49,1% nos emplacamentos de janeiro para fevereiro. Enquanto no primeiro mês de 2025 foram vendidas 903 unidades, no segundo esse número caiu para apenas 459. Essa queda levanta questões sobre os possíveis motivos para essa inversão de posições no mercado.
Queda nas vendas da MT-03
A Yamaha não comenta sobre as vendas de seus modelos, o que leva a algumas hipóteses. Uma delas (e mais provável) é a possibilidade de problemas na distribuição do modelo. Se houve dificuldades logísticas, isso pode ter comprometido a disponibilidade da MT-03 nas concessionárias, afetando diretamente as vendas.
A segunda teoria envolve a estratégia da Yamaha para o segmento naked no Brasil. No final do ano passado, a marca decidiu retirar de linha a MT-09. Isso surpreendeu negativamente muita gente. Enquanto a nova MT-09 já foi apresentada no exterior com atualizações significativas, no Brasil a Yamaha optou por descontinuá-la.
Não acreditamos no encerramento da linha MT-03, como aconteceu com a MT-09. Até porque os números das vendas do modelo de 300cc falam por si. Mas existe uma atualização dela no exterior: a MT-03 recebeu uma nova versão “connected”. Basicamente, a nova MT-03 só se diferencia pela opção de conectividade. Algo que a Yamaha Brasil já atualizou em algumas motos. As novas Lander 250 e Nova Fazer FZ25 2025, são exemplos de modelos Connected. Ah, sim claro, ela ganhou também a nova cor Ice Storm, com as rodas azuis. Porém, motorização e design seguem como o que temos aqui.
A Yamaha já fez esse jogo anteriormente. Retirar um modelo de circulação para lançar outro atualizado. Mas nesse caso, não há qualquer confirmação sobre a chegada desse modelo ao Brasil. Isso seria apenas uma hipótese.
Veja Também:
- Bajaj Dominar 400: rival da MT-03, mas com preço de Fazer 250
- Ainda vale o custo benefício? Veja novo preço da Dominar 400
Crescimento da Bajaj Dominar 400
Enquanto a Yamaha enfrenta a queda, a Bajaj Dominar 400 aproveitou a oportunidade para assumir a liderança do segmento. A motocicleta indiana tem se consolidado como uma alternativa interessante para quem busca uma naked com bom custo-benefício, desempenho robusto e tecnologia moderna.
Embora a diferença de vendas entre os dois modelos tenha sido pequena em julho de 2024, a Dominar 400 demonstrou crescimento gradual ao longo dos meses. Com um motor potente de 373 cc, design imponente e um preço competitivo, o modelo vem atraindo cada vez mais motociclistas brasileiros.
Seja por problemas de distribuição, mudanças estratégicas da marca ou evolução da concorrência, a naked mais vendida no Brasil, neste momento é outra. Resta saber quais serão os próximos passos da Yamaha para recuperar o protagonismo nesse segmento tão disputado.