ao invés de fazê-las!
Uma grande parcela de jovens buscando transporte barato, os altos preços da gasolina e um orçamento elevado, fazia com que a economia de combustível dos pequenos veículos scooters, fosse extremamente atraente para aqueles dias.
Já se podiam ver Vespas e scooters Cushman sendo vendidos mais rápidos do que eram produzidos, e não demorou em que a Harley-Davidson pensasse nesse nicho, e apresentasse seu scooter de nome Topper.
De 1960 a 1965 o Topper foi um scooter com o corpo feito em fibra de vidro, nascido em uma parceria com o fabricante italiano Aeronautica Macchi SPA (Harley Aermacchi) para a produção de uma linha de motos pequenas, incluindo ai as motocicletas de modelos Shortster e Sprint. O nome Harley-Davidson foi usado para a venda de produtos leves italianos dentro dos Estados Unidos da America.
Tal qual os dias de hoje, esse scooter já se utilizava de uma transmissão continuamente variável (CVT) denominada como Scootaway Drive, que permitia uma maior economia de combustível, graças a sua postura automática entre rotações e velocidade; alem de ser uma transmissão que apresenta muito poucos problemas, cativando o cliente pelo baixo custo de manutenção; alem de ter manuseio mais fácil e indutivo em comparação aos scooters Vespa da época, que tinham cambio e embreagem na mão esquerda. Como curiosidade também, os primeiros modelos ate 1961 apresentavam 9 cavalos de potencia, porem por restrições de lei de alguns estados americanos que falavam sobre faixas etárias nas rodovias, o mesmo passou a ser apresentado com 5 cavalos apenas. Ele não ultrapassava os 64 km, o que era muito conveniente já que não possuía freio dianteiro!
A empresa tentou de muitas formas em se transformar, com o Topper, num líder de mercado de produtos leves usando sua experiência nesse tipo de produto já aplicada nas motocicletas produzidas desde 1948.
A Harley pretendendo essa liderança tinha ainda que ter certo domínio sobre o uso da fibra de vidro, e para tanto, e também se preparando para outros projetos motociclisticos, compra em 1962, 60% do controle da Tomahawk Boat, que detinha tal tecnologia em escala industrial; e promove uma modernização significativa em 1963 na mesma.
William H. Davidson chegou a tentar prever que o scooter teria a mesma trajetória de sucesso que as motocicletas Harley-Davidson, porem, durante o seu período de produção de 5 anos, os estimados 3000 veículos vendidos não foram exatamente nenhuma surpresa pelo baixo volume de vendas do modelo.