Já está disponível para venda nos EUA a revolucionária moto da marca. Evoluções nas mais diversas áreas da pioneira no conceito de motos on-off road renova o seu modelo de motocross para 2010.
O tanque de combustível é agora sob o banco para contribuir na centralização das massas. As mesas tem o alinhamento dos eixos verticais reduzido de 25 para 22mm para melhorar nas curvas e o guidão já vem um pro-taper de fábrica e os paralamas e peças plásticas foram redesenhadas para expor o belo chassi.
O motor é um DOHC super-quadrado, com diâmetro de 97mm por 60,8mm de curso e 12,5:1 de compressão e inclinado para trás. Essa configuração permitiu que os engenheiros desenhassem os dutos de entrada e saída pelas quatro válvulas de titânio do cabeçote em linhas retas e assim permitir um fluxo de gases diretamente para dentro e para fora da câmera de combustão alimentada pela injeção eletrônica. Ela é pressurizada com uma bomba ligada diretamente ao gerador do motor (14v, 110W) sem necessidade de bateria. O bico injetor é de 12 furos e o corpo de borboleta Keihin mede Ø44mm. O centro do virabrequim é deslocado também alguns milímetros para trás, em relação ao cilindro, de forma que o centro do pistão corresponde ao centro do eixo maior da biela no ponto de maior esforço. Assim não há parcela de força perdida em atrito nas paredes como resultado da explosão, toda potência é transmitida em movimento para a rotação do motor.
A entrada de ar é feita na frente da moto, onde admite um ar mais limpo e longe das rodas e o escapamento, para ter a medida de comprimento correta faz uma volta por dentro do chassi antes de chegar na ponteira.
A embreagem e câmbio também foram reforçados e melhorou a sensibilidade do piloto nas troca das marchas.
Ficha técnica
Motor e câmbio
Tipo
449cc refrigeração líquida DOHC 4-tempos; 4 válvulas de titânio
Diâmetro x curso
97.0 x 60.8mm
Razão de compressão
12.5:1
Alimentação
Injeção eletrônica Keihin® diâmetro 44mm
Ignição
Ignição controlada por transistores TCI
Transmissão
5-marchas de engate constante; Embreagem por discos em banho de óleo.
Transmissão final
Corrente
Chassi Dupla trave periférica em alumínio
Suspensão dianteira
Garfos invertidos ajustáveis KYB® e Sistema sensível à velocidade: 315mm de curso
Suspensão traseira
KYB® Mono shock ajustável: 315mm de curso
Freio dianteiro
Disco simples de 250mm
Freio traseiro
Disco simples de 245mm
Pneu dianteiro
80/100-21-Dunlop® D-742FA
Pneu traseiro
120/80-19-Dunlop® D-756
Dimensões
Comprimento
2192mm
Largura
823mm
Altura
1310mm
Altura do banco
998mm
Entre-eixos
1490mm
Altura livre do solo
380mm
Capacidade de combustível
6,06 Litros
Peso em ordem de marcha
111 Kg