A Tiger 800 foi lançada em 2010 pela Triumph Motorcycles. A big trail britânica era uma aventureira sofisticada, preparada para rodar em longas viagens, encarar estradas de terra e trafegar na cidade. Foi só em 2020 que o modelo saiu de linha, abrindo espaço para a Tiger 900.
Triumph Tiger 800 – Modelos
Mas voltemos à 800. O modelo chegou ao Brasil em novembro de 2012, logo a inauguração da fábrica da Triumph no país, em Manaus (AM). Foi oferecida em grande variedade de versões, com duas principais variantes: XR (R de Road), voltada para a estrada, e XC (C de Crountry), mais off-road.
Entre as diferenças, a XR utilizava rodas de liga leve, com 19 polegadas na frente, enquanto a XC tinha rodas raiadas e aro 21 na dianteira – ambas eram equipadas com rodas 17″ atrás. A XC também tinha suspensão de curso mais longo na dianteira e traseira. No pacote eletrônico também existiam diferenças. Assim, cada uma era voltada à sua proposta.
A lista de componentes compartilhados era bem maior. Motor, tanque de combustível, painel de instrumentos e quadro de treliça de aço são exemplos de itens que não mudavam entre as siglas.
As Tiger 800 eram equipadas com o motor DOHC, arrefecido a líquido, com 12 válvulas e 3 cilindros em linha. O propulsor entregava 95 cv a 9.250 rpm e 7.95 kgf.m a 7.850 rpm. Respondendo bem em todas as rotações ele passa tranquilamente dos 200 km/h. Quanto ao consumo, no teste do Motonline a XC utilizada realizou a média de 17,89 Km/litro.
Primeira geração 2010-2014
Foi na primeira geração que nasceram as variantes XR e XC. Nas duas versões, um banco mais baixo era o acessório oficial e permitia rebaixar a altura do assento em 20 milímetros. Um detalhe interessante é que os modelos 2011 contam com quadro prateado – a partir de 2012 a Tiger passou a ter quadro em preto -, e as exceções eram as SE (Special Edition), que tinham quadro vermelho.
Segunda geração 2015-2017
A partir de 2015 a Tiger 800 passou a utilizar o acelerador eletrônico drive-by-wire. Além disso, as versões opcionais da big trail incluíam várias combinações de Cruise Control, computador de bordo avançado e até 6 modos de condução. Nos controles, o modo “Off-Road Pro” desligava o ABS e o controle de tração, para proporcionar experiência mais intensa no fora de estrada.
Terceira – e última – geração 2018-2020
Para 2018 a Triumph lançou a última geração da Tiger 800, com mais variantes entre os dois modelos base. Da versão orientada para a estrada – a XR – surgiram a XRx, XRx LOW e XRT. Os itens das versões eram rodas de liga leve de alumínio fundido, pneu dianteiro de 19” e suspensão Showa. Já na XC, as versões eram as XCx e XCA, ambas com rodas de raios e pneus dianteiros de 21″ e suspensão WP, com curso mais longo.

Todas as versões contavam com ABS comutável, discos de freio dianteiros duplos de 305 mm e disco único de 255 mm na traseira. Além disso, compartilham o painel de instrumentos digital LCD. As top de linha das versões chegavam com luzes de LED, mais modos de condução, pinças da Brembo e confoto dos punhos e assento aquecidos.
Pontos positivos da Tiger 800
Não é raro encontrar proprietários elogiando o desempenho do motor. O propulsor oferece a capacidade de rodar suave (sem trepidação graças a configuração de três cilindros) e com boas respostas em qualquer rotação.
Com generoso pacote de itens de série, o modelo alia conforto e comodidade à proposta de uso misto e estradeiro. Rival especialmente da BMW F 800 GS, o modelo oferecia recursos raros até mesmo em big trail maiores, na faixa dos 1.000 cm³.
Pontos negativos
Era um produto premium e, como tal, teu seu preço – ou melhor, custo. As críticas mais comuns ao modelo estão relacionadas ao seu consumo (considerado por muitos elevado para a categoria) e também aos preços de peças e revisões.
Além disso, apesar de ser uma marca consagrada, a Triumph não conta com uma grande rede de concessionárias no Brasil. Agendar um serviço pode ser tarefa cara ou custosa, especialmente para quem não mora nas cidades onde estão as lojas. Vale destacar que a marca buscou soluções criativas ao problema logístico, como a venda de peças originais no Mercado Livre.
Afinal, a Tiger 800 vale a pena?
Se você chegou até aqui, certamente está se perguntando se a Tiger 800 é uma boa opção de copra. Caso o seu desejo seja de ter uma motocicleta eviajar, não ignore seus pontos negativos mas considere o modelo como uma excelente opção.
Entretanto, na hora da escolha fique atento a que versão está comprando. A gama da Tiger 800 é grande e tem propostas variadas. Pense com calma em qual é sua necessidade, elencando os itens de série que são indiferentes e aqueles que farão diferença nas suas situações de uso.
Vamos falar sobre preços. Partindo da versão de entrada mais acessível, a Tiger 800 XC, o modelo 2012 tem preço médio de R$ 26.620 – segundo a FIPE. Já o preço médio da versão acessível mais recente fabricada, a 800 XR ano 2020, é de R$ 37.720. No outro extremo, a topo de linha XCa 2020, é avaliada em R$ 50.234.
Para saber mais, ver a ficha técnica ou opinar sobre a Triumph Tiger 800, acesse o Guia de Motos!
Ficha técnica Tiger 800 XR / XC |
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Motor | ||
Tipo | 4 tempos, 3 cilindros | |
Cilindrada | 800 cc | |
Arrefecimento | Líquido | |
Combustível | Gasolina | |
Potência Máxima: | 95 cv a 9.250 rpm | |
Torque Máximo: | 7.95 kgf.m a 7.850 rpm | |
Alimentação: | Eletrônica | |
Partida: | Elétrica | |
Transmissão: | 6 marchas | |
Suspensão e rodas | ||
Suspensão dianteira: | Garfos invertidos Showa 43 mm, curso de 180 mm |
Garfos invertidos WP 43 mm com retorno ajustável e amortecimento hidráulico, curso de 220 mm
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Suspensão traseira: | Amortecedor único Showa com pré-carga hidraulicamente ajustável, perfil de 170 mm da roda traseira |
Monoshock WP, pré-carga ajustável hidraulicamente, ajuste de amortecimento com retorno, curso da roda traseira de 215 mm
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Chassi: | Quadro em treliça de aço tubular | Quadro em treliça de aço tubular |
Pneu Dianteiro: | 100/90-19 | 90/90-21 |
Pneu Traseiro: | 150/70 R17 | 150/70 R17 |
Dimensões e capacidades | ||
Peso a seco: | 199 kg | 200 kg |
Comprimento: | 2215 mm | 2215 mm |
Largura: | 795 mm | 845 mm |
Altura do Banco: | 810 – 830 mm | 840-860 mm |
Distância entre Eixos: | 1530 mm | 1545 mm |
Capacidade do tanque: | 19 litros | 19 litros |
Preço (FIPE, dezembro de 2020) | ||
2016: R$ 33.120,00 (XR) | 2012: R$ 26.620,00 (XC) | |
2020: R$ 50.234,00 (XCa) | 2016: R$ 35.648,00 (XC) |