Test Ride Por motonline 21/11/2012 14:05 (há 12 anos).

Triumph Tiger Explorer - Aventura total- agora no Brasil

Adventure touring – Ou a característica mais desejada nas motocicletas de hoje, talvez seja essa. Turismo de aventura. A vontade de subir numa moto, colocar a bagagem e sumir no mapa, ou melhor seguir a sua rota anteriormente traçada cuidadosamente no seu GPS.

Moto de aventura com três cilindros em linha que consegue ser ao mesmo tempo potente e compacta

Todo motociclista brasileiro conhece alguem que já foi, vai ou que quer ir a uma viagem de aventura pela Patagônia, Chile, ou até mesmo nos confins remotos e distantes do nosso país. Para eles é que existe esse tipo de moto e essa que a Triumph oferece mostrou ser uma das melhores escolhas. Ficamos na expectativa de fazer um teste completo.

Tiger explorer tanque de 20 litros para grande autonomia

A Tiger Explorer usa um motor de três cilindros com 1.215 cc, que produz 137 cavalos, e 121 Nm de torque. São os maiores números dessa categoria e assim, permitem ultrapassagens seguras e muita reserva de potência para garantir emoção e conforto ao mesmo tempo.  Acelerador eletrônico “ride-by-wire”, piloto automático, controle de tração e freios ABS, são itens de série no modelo. A transmissão por eixo cardan, possibilita aos usuários realizar viagens de longa duração e ficar livres de manutenção. Pode-se rodar cerca de 16.000 quilômetros entre as revisões, sem qualquer intervenção na transmissão.

A posição de pilotagem é ajustável, com o assento de série oferecendo duas alturas: 840 e 860 mm. Ainda estão disponíveis banco mais alto e mais baixo. O para-brisa e guidão são ajustáveis também para se adequarem às preferências individuais de cada piloto. Para o garupa há um um largo assento equipado com grandes alças para conforto e segurança.

Chassi treliçado usa o motor como parte da estrutura

O chassi é em tubos de aço treliçado e apresenta um visual que remete aos outros modelos da família Triumph. O monobraço traseiro deixa a roda de 17 polegadas exposta e por dentro passa o eixo cardan. O garfo dianteiro consiste de tubos de 46 mm de diâmetro, ajustável na pré carga da mola. Isso permite ao piloto adequar a Tiger Explorer às suas necessidades individuais assim como às suas condições de pilotagem. O sistema de freios tem dois discos de 305 mm, mordidos por pinças Nissin de quatro pistões. O sistema ABS  pode ser desligado pelo condutor para que não interfira na condução em estradas de pouca tração como terra, barro ou areia.

Triumph Tiger Explorer com todos equipamentos

 

O painel de instrumentos é em LCD, operado por meio de botões no guidão. Dispõe de computador de bordo que mostra temperatura do ar, consumo de combustível e média de velocidade. O painel também vem pré-configurado para o sistema de monitoramento da pressão dos pneus, esse sistema estará disponível como item opcional. A chave é codificada com imobilizador e vem como item de série. O sistema de malas laterais também são opcionais. Proporcionam capacidade de até 60 litros de bagagem, enquanto o chamado top case oferece mais 35 litros de capacidade, cabendo um capacete.

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A suspensão traseira da Tiger conta com balança monobraço em paralelograma e eixo cardan. O efeito é que o arco que a roda percorre no curso da suspensão é muito maior, quase uma linha reta

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