Publicidade

Rafael Takashi pergunta sobre a troca dos pneus da Kawasaki Versys para um de uso mais off-road. Acompanhe.

“Gostaria de saber se trocando os pneus da Versys 650 para um pneu mais intermediário para o off-road o comportamento da moto melhoraria nesse ambiente. Como exemplo cito o uso de um pneu mais parecido com o das BMW GS (1200, 800 ou 650) ou até mesmo o mesmo modelo. Obrigado!

Veja a resposta do Bitenca.

Olá Rafael. Em tese isso é possível sim e até conveniente se for usar a sua moto predominantemente na terra. Porém, no Brasil não há pneus específicos na medida correta para a sua moto. Mesmo que tivesse, a sua roda dianteira da Versys 650 é aro 17, boa para asfalto e construída em liga leve, novamente boa para asfalto. Então você deve substituir as rodas por modelos raiados, sendo a dianteira com 21 polegadas e a traseira na medida igual à original.

Publicidade

Ao fazer isso você ainda vai se deparar com o problema dos freios. O ideal é que mantenham os mesmos discos, mas os cubos você vai ter que encontrar algum que seja compatível. Sem falar na imprevisibilidade para saber se a nova geometria vai ser boa para o off-road. Pode-se ter uma ideia, associando as transformações que se faz de motos trail para supermotard. Se considerarmos a Versys uma moto com geometria SM (as rodas são) você poderia inferir que ela teria uma boa dirigibilidade off-road com a substituição das rodas, (aro 21 e 17) no sentido contrário ao que se faz nas SM. Bom, acho que a essa altura já está mais fácil e econômico trocar a moto toda, não acha? Abraços